HomeLeis & GovernoIbama: Como se cadastrar e fazer login?

Ibama: Como se cadastrar e fazer login?

-

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi criado durante a década de 80 com o objetivo de proteger o meio ambiente e ir contra o desmatamento ou uso de recursos de forma indevida. 

No ano de 2021, por exemplo, lutaram fortemente contra o desmatamento na Amazônia. E, mais tarde, com algumas investigações no assunto, descobriram que Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente na época, estava participando de sistemas ilegais de exportação de madeira em áreas indevidas. Mais tarde, ele foi acusado de tentar interromper as investigações. 

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre como acessar, como pagar os boletos, fazer login e serviços que são oferecidos. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto. 

Quais são as principais funções do Ibama?

ibama
Creditos:crmvsp.gov.br

Uma das principais funções do Ibama é de realizar o licenciamento ambiental assim também como de permitir ou recusar a criação de plantas em determinados locais. O desmatamento e exportação ilegal também são assuntos investigados pelo Instituto que foi criado durante a década de 80. 

Hoje em dia, o Ibama é reconhecido principalmente porque ajudou a diminuir o desmatamento na Amazônia que, em 2020, foi um dos maiores da década. 

- Continua Depois da Publicidade -

De acordo com o Art. 5º da Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007, a criação do Ibama tem como base a criação de políticas ambientais que protejam o meio ambiente e realizem atividades como Cadastro Técnico Federal, elaboração do sistema de informação, execução de programas de conscientização e muitos outros. 

Como é que faz para se cadastrar no Ibama?

O processo para fazer o cadastro no Ibama é bastante simples, rápido e prático: para isso, basta acessar o site oficial através do site.  Depois disso, crie uma conta gov ou acesse com uma já existente, necessitando, também, de um CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. 

O site do governo federal tem um carregamento lento. Por isso, pode demorar um pouco para que consiga acessar. No entanto, isso é normal de acontecer e, em alguns casos, pode demorar mais de 5  minutos para carregar. 

No site, é possível fazer todas as solicitações de serviços, desde licenciamentos, denúncias e outros. Se preferir, também existe a possibilidade de agendar um horário em uma agência física de sua preferência. 

Como consultar meu cadastro no Ibama?

O lado positivo é que o Ibama conta com um tutorial de como consultar o cadastro, como alterar nome e dados. Para isso, basta acessar o documento PDF que foi publicado pela instituição através do site

Ao fazer o login no Ibama com a sua conta GOV, CPF ou até mesmo certificado digital, basta clicar em “certificado de regularidade” ou sobre o item que deseja fazer a emissão. No portal, também é possível que o cidadão altere os seus dados e envie para uma nova análise. 

Como fazer login: Passo a passo

O passo a passo para fazer o login no Ibama é bastante simples, rápido e prático. Para isso, basta que o usuário acesse o site  e clique na aba para digitar o CPF e a senha. Se tiver uma conta jurídica, basta adicionar o CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 

Como dito anteriormente, também existe a possibilidade de fazer o acesso com o GOV. A conta GOV é utilizada para vários outros fins além de acessar o IBAMA como para consultar o INSS, saldo de FGTS, direitos salariais e até mesmo a carteira de trabalho digital. 

- Continua Depois da Publicidade -

Outro ponto, para quem preferir e contar com certificado digital, é fazer o login com ele. Dessa forma, o próprio portal irá identificar qual é o usuário que está acessando para remeter a ele todos os seus dados. 

Depois de fazer o login, vai encontrar o site dividido em várias partes diferentes como na aba de serviços, aba de cadastro e até mesmo a aba de financeiro que se trata de emissão de boletos para quitação de dívidas obtidas com o Ibama. Por isso, clique na aba que deseja consultar para que consiga mais informações e solicitações sobre. Tudo é bastante simples e o site é bem fácil e didático para ser utilizado. 

Quais são os serviços do Ibama?

Como dito anteriormente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é responsável por proteger e cuidar de toda a fauna e flora brasileira. Por isso, todos os serviços que estão relacionados ao meio ambiente, devem ser realizados com o órgão brasileiro. Se preferir, pode realizar alguns dos serviços através do site oficial ou até mesmo em locais físicos, sendo a maioria deles mediante agendamento. Em alguns estados brasileiros, isso não se faz necessário. 

Para entrar em contato, pode-se optar pelo e-mail ou telefone que é 0800 061 8080. Em alguns casos, o telefone pode ser diferente de acordo com a cidade e o local, tendo um específico. Para isso, basta entrar no Google Maps e digitar “Ibama” para encontrar a localização mais próxima junto ao e-mail e telefone. Em alguns casos, é possível conversar até mesmo pelo Whatsapp. 

Para consultar e solicitar os serviços do Ibama, basta que o cidadão faça o login como foi ensinado anteriormente e depois clique na aba de “serviços”, escolha o que preferir e clique sobre ele. Os mais comuns e solicitados são: 

  • Autorização Ambiental para o Transporte Interestadual de Produtos Perigosos
  • DOF – Documento de Origem Florestal
  • Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres – SISPASS
  • Importação de Mercúrio Metálico
  • Importação de Substâncias do Protocolo de Montreal
  • INFOSERV – Proconve/Promot

Conclusão

Neste artigo, abordamos mais sobre o que se trata o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e quais são os serviços prestados por ele, como a liberação para plantas de construção, solicitação de derrubadas, licenciamento, regularizações e outros aspectos. 

Também ensinamos um pouco mais sobre o passo a passo para acessar o portal online e como alterar dados e fazer solicitações de forma simples.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente o que achou e, além disso, não se esqueça de conhecer outros artigos do nosso portal. Tem muita coisa interessante que publicamos e que, com certeza, servem para te deixar informado. 

- Continua Depois da Publicidade -

Leia também: Planeta Terra: o que é, elementos e minerais que a compõem

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -