HomeRedes SociaisEntrar no Instagram: Passo a passo para cadastro, criar perfil e fazer...

Entrar no Instagram: Passo a passo para cadastro, criar perfil e fazer login

-

Como entrar no Instagram e criar uma conta? Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre o assunto. 

As redes sociais viraram companheiras fiéis de todos os usuários da internet desde sua criação. Com muitas redes surgindo anualmente no mundo todo, algumas se destacam, outras nem tanto e há mudanças nesse aspecto sendo notadas com frequência. Tenho certeza que você lembra como era o Orkut nos dias de glória, onde todos os jovens passavam horas navegando em seus perfis.

No entanto, tudo mudou e o Orkut deu lugar a outras redes sociais. Entre elas, está o Instagram e, não dá pra negar, é um verdadeiro fenômeno dos últimos tempos.

O Instagram foi criado no ano de 2010 e, assim como outros aplicativos de interação social, era utilizado para compartilhar fotos e histórias. Acontece que os anos foram passando, as plataformas digitais começaram a se tornar mais completas e dar maior espaço para empresas e marcas. Isso também aconteceu com o Instagram, que passou a ser líder nas redes sociais e se tornou uma das mais completas, agradando não apenas as pessoas físicas, mas também fazendo sucesso com donos de negócios que começaram a investir pesado nessa plataforma.

O número de usuários nessa rede social é gigante, com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e há uma média de 60 milhões de imagens sendo compartilhadas por dia. Pesquisas apontam que o engajamento do Instagram é 15 vezes maior do que em outras redes sociais parecidas.

- Continua Depois da Publicidade -

Com tanta gente interagindo nessa plataforma, a rede social começou a chamar a atenção de profissionais e empresas que entenderam ser uma oportunidade de se tornar mais próximo de seu público alvo, ser mais acessível, aumentar o nível de relacionamento entre empresa e cliente e, principalmente, vender seus produtos ou serviços. Só de perfis corporativos no Instagram, há mais de 25 milhões.

Afinal, o que é o Instagram e qual sua história?

O aplicativo de rede social Instagram é uma plataforma gratuita usada para compartilhar imagens e vídeos. Com isso, seus usuários tiram fotos ou gravam vídeos para compartilhá-los com seus seguidores, além de possuir diversas ferramentas de interação entre usuários.

Nas postagens, há a possibilidade de adicionar textos na legenda, usar hashtags estratégicas para alcançar determinado público ou adicionar filtros para tornar a imagem diferenciada.

Da mesma forma que em outras redes sociais, há a possibilidade de curtir, marcar pessoas ou comentar em publicações. Também existe a possibilidade de enviar mensagens de forma privada para outros usuários.

Além de diversas ferramentas voltadas para pessoas físicas, o Instagram possui opções específicas que podem ser utilizadas para empresas, oferecendo a oportunidade de fazer uma conta comercial para aumentar o alcance de profissionais, marcas e produtos. Em contas comerciais estão disponíveis as métricas de forma gratuita e a chance de fazer anúncios para aumentar o alcance da página.

O propósito principal dessa plataforma é oferecer engajamento para seus perfis através de posts com o formato preferido da atualidade: vídeos e fotos.

Por que o Instagram tem tanto destaque?

Para entendermos um pouco sobre o motivo de o Instagram fazer tanto sucesso, vamos voltar ao início dessa história. A plataforma foi criada em 2010 pelos fundadores Kevin Systrom, dos Estados Unidos, e Mike Krieger, um brasileiro. Em seu primeiro dia o sucesso já era observado, pois 25 mil pessoas realizaram o cadastro nessa rede social. O primeiro milhão de usuários foi alcançado apenas dois meses depois de sua estreia.

Em sua primeira versão, o aplicativo era voltado apenas para compartilhamento de fotos, com uma descrição na loja de aplicativos bem objetiva, onde dizia para o usuário tirar uma foto, escolher o filtro para ter a aparência transformada e guardar a memória”. Com um rápido crescimento de acessos sendo registrado, novas funcionalidades começaram a ser acrescentadas na rede social, garantindo uma experiência mais completa para todos.

- Continua Depois da Publicidade -

Com o rápido sucesso do Instagram, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, colocou o olho na rede social e não perdeu muito tempo, fez logo uma proposta. A venda do Instagram para Mark foi confirmada em abril de 2012 e o valor pago pelo dono do Facebook foi USS 1 bilhão.

Com grandes investimentos feitos por Zuckerberg na plataforma de fotos, o aplicativo alcançou um novo patamar, recebendo atualizações e novas funcionalidades. Por exemplo, a publicação de vídeos foi anunciada em 2013, o Boomerang foi adicionado em 2015, os Stories se tornaram parte do aplicativo em 2016 e, em 2017, o IGVT se tornou uma nova ferramenta disponibilizada. Uma das principais mudanças do aplicativo após sua venda foi a logomarca.

Um importante recurso aplicado por Mark para impulsionar o Instagram foi a inteligência e o modelo utilizado no Facebook para torná-lo mais rentável. Com isso, o Instagram passou a ser uma forma de empresas fazerem negócios e criar anúncios para o público alvo.

É muito importante lembrar também que as características particulares dessa rede social são um sucesso entre seus usuários, tornando-a única. A frase que fala sobre uma imagem valer mais do que mil palavras se aplica muito bem, porque a experiência de seus usuários é, principalmente, visual. Claro que há textos, porém, ficam em segundo plano e são apenas o complemento.

Outra característica importante é a criatividade presente nas publicações. Dá pra inovar escolhendo diferentes filtros, utilizando recursos nos stories, emojis e diferentes ângulos. Com isso, o Instagram estimula que seus usuários sejam sempre muito criativos e inovem em publicações.

A possibilidade de interagir em posts é um atrativo a mais. Curtir, comentar, marcar amigos, enviar mensagens, explorar conteúdos diversos chamam a atenção de quem adora passar tempo navegando em redes sociais, tendo sempre em vista que o usuário quer se manter atualizado de tudo, sempre existem novas publicações e novas histórias para conferir.

E por último, mas não menos importante, o Instagram está sempre sendo atualizado, o que garante para os usuários uma experiência completa e sempre melhorada, conquistando mais pessoas a cada melhoria.

Como criar uma conta no Instagram

- Continua Depois da Publicidade -

Canal: Efeito viral

Caso você ainda não tenha uma conta e deseja fazer parte desse mundo visual, vamos ajudar com um passo a passo sobre como fazer uma conta no Instagram.

  • Primeiramente, faça o download do aplicativo em seu celular. Depois de instalado, abra o aplicativo e clique em “cadastre-se com e-mail ou número de telefone”;
  • Se pretende usar o celular, adicione-o no campo indicado e, depois, clique em “avançar”;
  • Se quer usar o e-mail, clique na aba “email”, adicione-o no campo indicado e, em seguida, clique na aba “avançar”;
  • Você receberá um código via SMS ou e-mail, de acordo com o que você escolheu. Digite esse código no campo indicado e clique em “avançar”;           
  • Adicione seu nome, escolha a sua senha e selecione “continuar e sincronizar contatos”. Se preferir, você pode clicar em “continuar sem sincronizar contatos”;
  • Adicione a data de nascimento no campo indicado e, se você tiver menos de 13 anos, a plataforma não permite a criação de uma conta;
  • Agora, aparecerá um nome de usuário criado pela plataforma como sugestão. Se quiser utilizar essa opção, clique em “cadastrar” e, caso prefira escolher outro, clique em “alterar nome de usuário”;
  • Digite seu nome de usuário, espere validar e toque em “avançar”;
  • Se for de sua preferência conectar a conta do Facebook, é agora que poderá fazer. Se não quiser, toque em “pular”;
  • Selecione “adicionar uma foto” ou, caso prefira fazer isso mais tarde, clique na aba “pular”;
  • Em seguida, escolha qual o método que usará para carregar sua foto, faça os ajustes e clique na seta que aparece no canto direito superior;
  • Se preferir, pode manter a opção de compartilhamento da foto do perfil no feed habilitada;
  • Clique em “avançar”;
  • Uma nova página será aberta e você poderá encontrar perfis de seus amigos ou outros usuários que podem ser úteis para você, clique novamente na seta que aparece no canto direito para dar andamento;
  • Pronto, você será direcionado para a página inicial da plataforma, onde poderá usar o menu para criar suas publicações ou visualizar o conteúdo de outras pessoas.

No menu inferior está presente o modo explorar, onde poderá buscar os novos conteúdos; o reels, onde constam diversos vídeos curtos; a loja, para identificar produtos do marketplace; e o perfil, onde é possível acessar as publicações e alterar algumas informações.

Leia também: 04 Dicas para usar o facebook business e melhorar a produtividade

Principais funções do Instagram

O Instagram oferece diversas funções aos seus usuários, onde seu objetivo principal é garantir a todos uma experiência completa através do uso da rede social. Confira:

Publicação de fotos e vídeos

Essa funcionalidade é a principal: o compartilhamento de fotos e vídeos de até um minuto. Em 2017, uma nova função foi adicionada, onde permite que seu usuário faça carrosséis de imagens ou vídeos.

Edição e filtros

Quando o usuário publica uma foto ou vídeo no Instagram, há a possibilidade de fazer algumas edições ou aplicar filtros para melhorar a publicação. Há diversas opções de filtros para utilizar e há novas criações com frequência.

Compartilhar

Há a possibilidade de compartilhar suas publicações em outras redes sociais que estiverem habilitadas, como o Facebook e Twitter.

Stories

Lançado em 2016 e inspirado no Snapchat, o Stories se tornou um fenômeno entre os usuários devido às publicações durarem 24 horas e ainda contar com recursos de personalização.

Marcações de usuários

Quando mais pessoas estão na publicação, a rede social permite que identifique cada uma através das marcações. Com isso, a foto ou vídeo irá aparecer no perfil de quem for marcado. Para isso, selecione a opção “marcar pessoas” e toque onde ela esteja, em seguida, digite o usuário na aba de buscas e a marcação estará finalizada.

Localização

O app permite que adicione a localização nas publicações, usando estratégias de geomarketing. Essa é uma ótima forma de saber a localização dos usuários e direcionar corretamente as campanhas.

Salvar publicações

Se você ver um post que realmente gostou e quer guarda-lo para rever em outros momentos, é possível salvar o item.

Close Friends

O recurso que permite selecionar quais seguidores farão parte de uma lista que poderá visualizar algumas postagens é chamado de melhores amigos, em português. O objetivo dessa alternativa é permitir que só os amigos selecionados visualizem o conteúdo postado, sendo ótimo para quem tem muitos seguidores e quer compartilhar determinado conteúdo com os amigos mais próximos apenas.

Direct

O recurso para enviar mensagens no Instagram é conhecido por Direct. Com isso, o usuário pode enviar mensagens para um perfil comercial ou pessoal, facilitando a interação e servindo também como estratégia de negócios.

Instagram ADS

Se o perfil é voltado para os negócios, há uma opção para criar anúncios, sendo indispensável nas estratégias de marketing de redes sociais, pois permite que profissionais e empresas alcancem um público maior e tenham seus serviços vistos pelo público alvo.

Lives

As lives são uma forma de realizar transmissão ao vivo na rede social, permitindo que os momentos de seus usuários sejam compartilhados através do Stories e em tempo real.

IGVT

Como antigamente só era possível compartilhar vídeos curtos, o Instagram criou a aba IGVT onde vídeos longos podem ser postados. O recurso pode ser acessado através do próprio app ou através de um aplicativo distinto chamado de “IGVT”.

Destaques no perfil

Essa função é referente a coleção de stories que fica permanentemente no perfil dos usuários. Para isso, é necessário criar e escolher quais stories postados podem ficar em determinada coleção.

Esse conteúdo fica abaixo da biografia e acima do feed, em uma localização bem privilegiada, se tornando uma ótima opção para que o usuário inclua as principais postagens já realizadas pois, com certeza, quem acessar o perfil irá conferir esse conteúdo.

Shopping

Essa opção permite que os usuários realizem vendas dentro da plataforma. Essa opção fica em uma aba de bolsinha, no feed, e é usado para colocar os produtos e valores.

Dessa forma, os usuários não precisam mais usar links na bio para realizar vendas, tornando ainda mais fácil a experiência de compra e venda.

Instagram Analytics

Essa ferramenta é uma ótima aliada para perfis profissionais, pois faz uma grande análise de performance e fornece muitos dados de acesso. Através dessa opção, o usuário consegue ver os dados da conta, como é o comportamento dos seguidores e quais são as melhorias que devem ser realizadas. Ou seja, o recurso é uma bússola que guia os social media em qual caminho seguir.

Instagram conquistou o público pela objetividade da plataforma

Conseguir tirar proveito de todas as funcionalidades de uma plataforma como o Instagram parece um pouco difícil, não é?! Porém, com um pouco de paciência é possível. Essa rede social é muito clara e tem uma abordagem bem facilitada para proporcionar boas experiências aos seus usuários. Como vimos, a conta pode ser criada de forma bem simples e seus recursos estão bem dispostos em uma interface moderna e simplificada.

Ao criar uma conta no Instagram, não esqueça de ficar atento sobre as regras do aplicativo, pois algumas publicações podem ser banidas e, até mesmo, resultar no bloqueio da conta, não permitindo que usuário publique novas postagens por um determinado tempo.

É claro que, como em todas as redes sociais, o Instagram muda com frequência para se manter no todo e oferece cada vez mais opções, enquanto outras são colocadas de lado. Por isso, fique atento sobre o que surgir e explore o aplicativo sempre que puder, com certeza você irá se surpreender sobre a grande diversidade que pode ser encontrada nessa plataforma.

Leia também: Insta Stories: Como ver em anônimo e fazer download | RU

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -