HomeTecnologia & InternetChromecast: O que é e como usar?

Chromecast: O que é e como usar?

-

Escolhendo um streaming de mídia de baixo custo? O Google Chromecast é uma boa opção. Explicaremos o que é o Chromecast e como funciona.

Se você está procurando uma maneira simples e acessível de transmitir conteúdo em sua televisão, provavelmente já encontrou o Google Chromecast. Mas, ao contrário de outros reprodutores de mídia, o Google Chromecast pode parecer um pouco estranho, pois não funciona como uma caixa de TV típica.

Então, o que é um Google Chromecast, o que ele faz e, será que é o dispositivo de streaming certo para você?

O que é um Chromecast?

Chromecast é uma linha de dongles de streaming do Google. Eles podem ser conectados a qualquer televisão ou monitor por meio de uma porta HDMI padrão. Depois de configurado, você pode transmitir áudio e vídeo sem fio para uma tela maior de seu telefone, computador ou até mesmo de um dispositivo Google Home.

O Google Chromecast se conecta por Wi-Fi e geralmente é controlado por outro dispositivo, como um smartphone, em vez de um controle remoto dedicado. No entanto, o Chromecast mais premium com Google TV vem com um controle remoto para oferecer uma experiência de TV mais completa.

- Continua Depois da Publicidade -

Seja qual for o Chromecast que você escolher, não há uma curva de aprendizado íngreme. Você o inicializa, emparelha-o com a rede e está pronto e funcionando em poucos minutos – remoto ou sem controle remoto.

Um Chromecast basicamente atua como uma ponte entre sua TV e seu telefone ou tablet. Ele obtém energia de uma entrada Micro-USB, o adaptador para o qual o Google vem na caixa. É um presente perfeito para os fãs do Android.

Leia também: Globo play: tudo sobre assinatura, preço e cancelamento

Como funciona um Chromecast?

Um Chromecast é construído com base no protocolo proprietário do Google, denominado Cast. Ele foi projetado para permitir que dispositivos, como seu smartphone, espelhem facilmente seu conteúdo em uma tela ou um alto-falante inteligente. Anunciado em 2013, o Google Cast foi integrado a quase todos os principais aplicativos e plataformas.

Sempre que houver um receptor compatível com Cast, como o Chromecast, na mesma rede Wi-Fi que seu telefone ou computador, o aplicativo compatível mostrará um ícone de transmissão . Você pode tocar nesse ícone e transmitir o conteúdo que está assistindo diretamente para o Chromecast.

Como o próprio Chromecast também está emparelhado com a conexão com a Internet, seu telefone compartilha o URL do conteúdo. Por isso, o processo é quase instantâneo e não haverá atrasos.

O Chromecast com Google TV oferece uma experiência de TV mais tradicional. Em vez de apenas transmitir conteúdo de outro dispositivo, você também pode reproduzir conteúdo diretamente no dispositivo. Porém, isso é mais graças ao sistema operacional e remoto, ao invés de quaisquer alterações de hardware.

Chromecast
Chromecast

Versões do Google Chromecast?

- Continua Depois da Publicidade -

A versão do Google TV suporta vídeo 4K Ultra HD e HDR, inclui uma interface remota e na tela separada para navegar em aplicativos e conteúdo e pode controlar dispositivos domésticos inteligentes. Ele vem em branco, azul ou rosa, nada disso você verá depois de conectá-lo à parte traseira da TV.

A versão básica do Chromecast oferece suporte a 1080p HD padrão e você o controla por meio do aplicativo Google Home em seu telefone ou tablet Android, ou por meio do navegador Chrome. Vem com as opções de cores, branco ou preto.

O Chromecast original (e básico atual) funciona de maneira diferente de outros reprodutores de mídia de streaming populares, como Amazon Fire TV, Roku e Apple TV

Todos esses dispositivos têm interfaces na tela que exibem os canais / aplicativos que podem ser reproduzidos por meio deles e vêm com controles remotos para navegar pela interface.

Bem, isso pode ter funcionado nos primeiros dias do streaming, quando eram principalmente os jovens que já assistiam ao conteúdo em seus telefones, então não havia problema em apenas tocar em um botão para assisti-lo em uma tela maior. 

Com o boom de streaming nos últimos anos, o Google percebeu que havia um enorme mercado que realmente queria aquela interface remota separada e baseada em TV que todas as outras empresas fornecem, então, em 2020, eles introduziram o Google neste segmento, com o sistema Google TV. 

Este modelo atualizado também vem com uma interface remota e na tela, bem como algumas especificações técnicas de ponta. Você também pode usar o modelo do Google TV para controlar dispositivos domésticos inteligentes, outra categoria em expansão.

Leia mais: Assistir filmes online: confira melhores plataformas

O que um Chromecast pode fazer?

- Continua Depois da Publicidade -

O Chromecast permite que você transmita áudio e vídeo para sua televisão a partir de um telefone ou computador em resolução de até 4K. Além disso, você pode espelhar quase tudo, como fotos do Google Fotos.

Além disso, se estiver usando Android ou Google Chrome, você pode espelhar sua tela para demonstrar uma apresentação ou mostrar outra coisa em uma tela maior. Também não tem serviço online. Você também pode transmitir arquivos de mídia local para o Chrome por meio de aplicativos .

Além do mais, um punhado de jogos pode até ser jogado por meio do Chromecast. Esse recurso pode ser útil quando você deseja participar de uma rodada multijogador com amigos em uma festa e também exibi-la para que outros assistam.

Quando for ideal, você pode até executar uma apresentação de slides automatizada de suas fotos em uma tela conectada ao Chromecast. Além do controle manual, o Chromecast também pode ser usado por meio do Google Assistente.

Então, você pode simplesmente dizer “Tocar Stranger Things no Netflix na TV da sala de estar” para o seu telefone ou dispositivo Google Home e a transmissão será exibida na televisão sem você levantar um dedo.

O Chromecast com Google TV oferece toda essa mesma funcionalidade, com uma diferença a mais: ele tem seu próprio sistema operacional.

Isso significa que você pode acessar aplicativos diretamente no dispositivo para obter conteúdo, em vez de depender de transmiti-lo. Funciona mais como uma smart TV do que como um receptor. Por exemplo, há um aplicativo Netflix que você pode abrir diretamente no dispositivo.

Quais plataformas e aplicativos oferecem suporte ao Chromecast?

O Google Cast é tecnicamente independente de plataforma, pois é baseado em Wi-Fi. Portanto, se o desenvolvedor decidir adicionar compatibilidade, a plataforma subjacente não será um problema.

Por exemplo, você encontrará o botão Transmitir no YouTube, independentemente de estar navegando no site em seu computador por meio do Google Chrome ou no aplicativo em seu smartphone. Mesmo possuir um dispositivo Apple não vai atrasá-lo!

Além do YouTube do próprio Google, muitas plataformas têm compatibilidade com o Cast, incluindo Netflix, Spotify, Facebook e muito mais.

Alguns serviços não oferecem suporte ao Google Cast. Prime Video é um exemplo, mas isso só porque a própria Amazon tem um concorrente do Chromecast chamado Fire TV.

No entanto, como você pode espelhar toda a tela, há uma solução alternativa disponível para streaming de conteúdo do Prime Video por meio de um Chromecast. 

Portanto, mesmo se houver um serviço que não use o Chromecast, você pode empregar a solução alternativa de espelhamento de tela.

Espelhe as telas do seu PC e do dispositivo Android na sua TV: Usando o navegador Chrome na área de trabalho do Windows ou o aplicativo Google Home no seu dispositivo móvel, você pode espelhar a tela inteira na sua TV. 

Assim, por exemplo, permite que você assista a um vídeo que está disponível apenas online, leia seu e-mail ou exiba uma apresentação na tela.

NOTA: a diferença entre transmissão e espelhamento é que, com a transmissão, você pode fazer outras coisas no computador sem interromper o conteúdo que está sendo enviado para a TV. 

Portanto, se estou assistindo Jessica Jones em uma guia do navegador Chrome e transmito para o Chromecast, posso mudar para o meu e-mail e o vídeo continuará a ser reproduzido. 

Com o espelhamento, você basicamente apenas replica o que é exibido na tela do computador na TV. Portanto, se você passar de um programa para outro, a mesma coisa acontecerá na sua TV. 

Assistir a vídeos em streaming

Não é de se surpreender que o Chromecast possa transmitir vídeos que você compra na Google Play Store, bem como em seu próprio aplicativo do YouTube. 

Mas existem muitos outros provedores de conteúdo que também funcionam com ele, incluindo Netflix, Amazon Video, Hulu, HBO MAX, Peacock, ESPN, Disney, History, NBA e muitos mais. Não possui aplicativos para nenhum dos serviços da Apple: Apple TV +, Apple Music, iTunes.

IMPORTANTE: comprar um Chromecast não dá acesso ao conteúdo que você pode assistir nele, assim como comprar uma TV não dá acesso a programas de TV a cabo. 

Você precisa ter contas em cada serviço de streaming que fornece o conteúdo (alguns gratuitos, alguns pagos) e/ou assinar um pacote de cabo/satélite que dá permissão para acessar programas de redes específicas por meio do Chromecast.

Chromecast
Chromecast

Ouça o streaming de áudio

O Chromecast também permite reproduzir música de vários serviços populares, incluindo seu próprio Google Music, Pandora, Spotify e iHeart Radio.

Prós e contras sobre Chromecast.

Pontos Positivos

  • O Google TV é bom em agregar conteúdo
  • A integração com o Google Assistant torna a pesquisa de conteúdo muito mais fácil
  • Remoto faz IR e HDMI-CEC
  • 4K com suporte para HDR amplo
  • Recursos de casa inteligente

Pontos Negativos

  • Nenhum aplicativo Apple TV
  • Sem porta Ethernet
  • Remoto pode usar botões de reprodução
  • Sem suporte Stadia até 2021
  • Não é possível trocar de usuário

Roku vs Firestick vs Chromecast

Antes de começar, é bom lembrar que os aplicativos mencionados são apenas alguns dos principais que vem instalados de fábrica. Sendo possível baixar muitos outros (não todos) aplicativos para esses dispositivos.

Alguns podem se perguntar por que o Chromecast e o Firestick receberam avaliações tão baixas de alguns usuários. É simples, esses dispositivos restringem a escolha do consumidor.

Em vez de tentar reinventar o entretenimento doméstico para o benefício do consumidor, o Google e a Amazon têm se ocupado tentando manter um ao outro longe de suas respectivas plataformas.

O Roku permite escolha total do consumidor. Roku não vende conteúdo diretamente. Em vez disso, a empresa se concentra na construção de hardware de qualidade. O Roku permite ao usuário ter acesso a conteúdos do Google, Amazon, Netflix.

Tem havido algumas conversas sobre a Amazon e o Google encerrando a guerra de conteúdo e permitindo conteúdo nos dispositivos de vídeo um do outro. No entanto, isso pode nunca acontecer. Mesmo que isso aconteça, quem pode dizer que eles não vão retomar suas batalhas por conteúdo?

A forma de funcionar de cada empresa difere, mas um dos principais motivos para se obter uma caixa de transmissão digital é “cortar o cordão” e parar de permitir que as empresas de TV a cabo monopolizem o entretenimento.

O que o Google e a Amazon estão fazendo com seus respectivos dispositivos de streaming acaba não sendo muito diferente do que as empresas de cabo fazem.

Chromecast
Amazon Fire TV Stick vs Google Chromecast vs Roku

Aplicativos Roku disponíveis (streaming e TV ao vivo)

O Roku tem a melhor seleção de aplicativos entre os dispositivos de streaming de longe. Conforme mencionado no parágrafo anterior, Roku não está vendendo conteúdo diretamente. Em vez disso, a empresa decidiu se concentrar em fornecer a melhor experiência ao consumidor. Compilamos uma lista de aplicativos Roku abaixo

Aplicativos de streaming de vídeo Roku

O Roku tem todos os aplicativos de streaming disponíveis que você realmente precisa. Confira a lista abaixo:

Apps Roku TV

O Roku não só permite streaming de vídeo sob demanda, mas também tem aplicativos de TV ao vivo disponíveis:

Aplicativos Firestick disponíveis (TV ao vivo e streaming)

O Firestick tem uma seleção muito menor de aplicativos em comparação com a linha de hardware Roku. Conforme mencionado anteriormente, o objetivo da Amazon é que o consumidor use os serviços da Amazon. No entanto, existem alguns aplicativos de terceiros disponíveis. Confira a lista de aplicativos Firestick abaixo

Aplicativos Firestick (streaming de vídeo)

O Firestick tem uma seleção limitada de aplicativos de streaming de vídeo disponíveis:

Aplicativos Chromecast disponíveis

O Chromecast funciona de maneira diferente dos dispositivos Roku e Firestick. Em vez de depender do Chromecast para uma GUI dedicada, o dispositivo permite que você selecione o que deseja assistir em seu smartphone. O smartphone então permite que você “transmita” o conteúdo para o seu dispositivo Chromecast.

Isso torna o Chromecast a melhor escolha para aqueles que usam aplicativos limitados e não querem se atrapalhar com um controlador tradicional. Veja abaixo uma lista de aplicativos Chromecast:

Aplicativos Chromecast para streaming de vídeo

Compilamos uma lista de aplicativos compatíveis com a transmissão:

Aplicativos Chromecast para TV ao vivo

O Chromecast tem uma seleção melhor para aplicativos de TV ao vivo do que o Firestick. No entanto, o Roku ainda tem a melhor seleção de aplicativos nesta área:

Especificação Comparada Roku Firestick Chromecast
Melhor Uso Variedade de aplicativos Amazon Prime Video Espelhamento de tela (Android)
Avaliação de recurso chromecast Chromecast Chromecast
Avaliação de valor Chromecast Chromecast Chromecast

Notas baseada nas médias de avaliação nas páginas oficiais de cada sistema.

Dispositivos de streaming estão na moda nos últimos anos. Quando o Chromecast foi lançado pela primeira vez. Todo mundo queria ter um.

O Chromecast permitia que você transmitisse vídeo de seu telefone ou laptop direto para a televisão. Embora o Chromecast possa ter sido um dos primeiros dispositivos de streaming no mercado, o dispositivo não enfrenta a concorrência crescente.

O Firestick, Chromecast e Roku têm suas vantagens e desvantagens. Com toda a franqueza, um não é melhor do que o outro. Em vez disso, o Roku será melhor para alguns, enquanto o Fire Stick é a melhor escolha para outros. Para quem procura simplicidade

No entanto, há uma desvantagem fatal para o Fire Stick e o Choromecast que não está presente no Roku. Se você se preocupa em usar os serviços do Google em seu dispositivo de streaming, isso não é possível no Firestick.

Da mesma forma, se você gostaria de desfrutar do Amazon Prime Video, isso não é possível no Chromecast. Em outras palavras, se você deseja um dispositivo de streaming verdadeiramente aberto, com mais aplicativos disponíveis, o Roku é sua melhor opção.

Chromecast
Reproduza seus filmes e séries em streamings.

Chromecast e Android TV: Não são a mesma coisa!

Android TV e Google Chromecast São dois tipos de dispositivos que, apesar de terem certas semelhanças, são muito diferentes. O primeiro é um sistema operacional; o segundo é um reprodutor simples de conteúdo enviado do telefone. Em termos gerais, há muito mais a explicar.

Trazer conteúdo multimídia para a televisão é extremamente simples, pois a maioria das TVs atuais tem uma entrada USB; então basta fazer o upload dos arquivos para um pendrive e conectá-lo para reproduzir filmes, séries ou música.

Mas e se for streaming de conteúdo? As Smart TVs geralmente salvam esse obstáculo. E depois existem outras soluções, como uma Android TV ou um Google Chromecast. Agora, qual escolher? Primeiro você tem que conhecer as possibilidades de cada um e suas limitações.

Google Chromecast

São dois dispositivos muito diferentes em termos de acesso ao conteúdo por mais do que com ambos podem ser reproduzidos a maior parte das séries, músicas e filmes oferecidos pelos serviços de streaming. Em termos básicos, poderíamos dividir sua operação nos seguintes termos:

  • O Google Chromecast é um reprodutor secundário do celular . Ou o tablet, também o computador: o aparelho não possui interface própria nem controle remoto, pois só transmite o que é pedido de outro aparelho.
  • Android TV é um sistema operacional para televisão . Isso implica que não só o conteúdo será transmitido, mas também poderemos acessá-lo sem a necessidade do telefone: ligamos a TV, colocamos o canal Android TV e usamos o sistema ao nosso gosto.
  • Recentemente, o Google renovou o Chromecast incluindo também Android TV: assim, o Chromecast com Google TV . Este é um dispositivo a meio caminho entre uma Android TV e um Chromecast,

As principais diferenças referem-se às suas possibilidades, já que o Android TV é um centro completo de entretenimento, também de produtividade.

Não podemos fazer com ele o mesmo que com o smartphone, mas grande parte de seus usos são transferidos para a televisão. Portanto, podemos instalar aplicativos (Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, entre muitos outros), jogos e até mesmo usá-lo como Google Chromecast já que está integrado.

Em contrapartida, o Google Chromecast é responsável apenas por transmitir o que está no smartphone (também tablet e computador), por isso não funciona de forma autônoma. Agora, isso não precisa ser um inconveniente.

É claro que este player HDMI está em desvantagem em termos de capacidades, pois é um dispositivo escravo simples (não deve ser confundido com o Chromecast com o Google TV, que é um dispositivo diferente), mas é exatamente por isso que é tão bom: sua simplicidade é sua melhor virtude . Pois, se você já tem os aplicativos no seu celular e vai usá-los no sofá, por que não fazer tudo no seu celular?

Vamos resumir as melhores qualidades do Google Chomecast:

  • É um dispositivo simples que só precisa se conectar ao WiFi doméstico e ter um HDMI grátis da TV, também um USB (ou um plugue próximo).
  • Quase qualquer conteúdo multimídia pode ser transmitido para a TV usando o Chromecast como uma ponte. Um aplicativo de streaming, fotos e vídeos da galeria do telefone ou …
  • Você pode replicar a tela do celular na TV. Desta forma, você transmite tudo o que faz no telefone para a tela grande.
  • É muito econômico: a partir de pouco menos de 40 euros pode tirar partido de todo o seu potencial.
  • Dura anos: o Chromecast original continua a funcionar perfeitamente desde o primeiro dia (o Google atualiza os Chromecasts com frequência).

Para quem é um Chromecast?

Um Chromecast possui vários recursos atraentes. Mas para trazê-lo a um preço tão baixo, o Google fez alguns cortes, e é por isso que não é para todos.

Para começar, não há controle remoto ou interface de TV nos modelos mais baratos. Se você prefere navegar em todas as plataformas disponíveis em um só lugar antes de decidir o que assistir, terá que optar por um Chromecast com Google TV.

Mesmo no Chromecast com Google TV, você ainda não conseguirá acessar a TV ao vivo como faria com uma smart TV ou caixa de TV tradicional.

Além disso, você normalmente o controlará com seu telefone, o que é bom na maioria dos cenários. Mas há momentos em que você gostaria de pausar rapidamente ou mudar de canal. Nesses casos, você precisará novamente do modelo mais caro.

Também não há uma pesquisa comum que você possa utilizar como faria em um Fire TV Stick ou Roku. Você terá que entrar em aplicativos individuais e procurar conteúdo separadamente. Embora o app Google Home tente resolver esse problema, ainda não é perfeito.

Chromecast
Chromecast pode ser ideal para você.

Transmita facilmente com um Chromecast

Esperamos que você tenha uma compreensão mais clara do que é um Google Chromecast e o que ele pode fazer. É um pequeno dispositivo poderoso e provavelmente você ficará muito satisfeito com ele. Agora é hora de configurar e começar a transmitir!

Outro ponto importante na escolha do Chromecast, é saber o que ele realmente oferece a sua diferença em relação aos principais concorrentes. Por isso, vejamos a seguir um comparativo entre os principais serviços de aparelhos para streaming e TV.

Leia também: TV Online: saiba passo a passo para assistir vários canais

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -