HomeJogos EletrônicosGartic: sabe o que é e como jogar? Veja as melhores dicas

Gartic: sabe o que é e como jogar? Veja as melhores dicas

-

Gartic o que é?

Gartic é um jogo brasileiro de adivinhação de desenhos. O game foi criado em 2008 pelo estúdio mineiro Onrizon. A proposta do jogo é tentar acertar o que os outros jogadores da mesma sala virtual estão criando.

Dessa forma, a cada nova rodada, um jogador fica responsável por criar os desenhos. Enquanto isso, os outros tentam adivinhar o que será desenhado. Os temas variam de acordo com as salas virtuais. 

Com isso, é possível acessar salas virtuais, pré definidas com temas como: animais, filmes, alimentos e muito mais. Além disso, os gamers ainda podem criar novas salas com novos temas para desenhar. 

Com a pandemia decorrente da crise sanitária COVID-19, o jogo cresceu 1600% com relação aos usuários cadastrados e downloads antes do isolamento. Dessa forma, Gartic passou de 5 para 80 mil downloads por dia. 

Entenda como se cadastrar no Gartic, como jogar e como criar uma sala personalizada com os mais variados temas artísticos. Confira!

Como jogar Gartic online? 

- Continua Depois da Publicidade -

Gartic virou febre e o jogo de desenho e lógica conta com novos registros a cada dia que passa. Isso porque, devido à pandemia, o game conseguiu atingir ainda mais público e aumentou os acessos em 1600%. 

Entenda como jogar Gartic online através do computador ou smartphone. Além disso, veja onde baixar e como se cadastrar. Confira!

Gartic no computador 

O jogo que tem se tornado febre entre os brasileiros permite acesso através do site oficial Gartic. Na página é possível realizar o cadastro para jogar online, para isso, basta clicar no ícone “cadastrar” no menu central. 

Para realizar o cadastro no jogo é preciso informar alguns dados para serem inseridos no formulário online. Esses dados são: nome, e-mail, senha e escolher um nick, ou nome de usuário, disponível. 

Além disso, os jogadores de Gartic também podem escolher uma foto de perfil para incluir no cadastro em qualidade GIF, PNG ou JPG. Em seguida, basta aceitar os termos de uso e criar o usuário. 

Gartic no smartphone

Criado originalmente para jogar através do navegador do computador ou notebook, em 2013 o game ganhou versão mobile para dispositivos Android ou iPhones (IOS). E foi, justamente, através da versão APP que o game ganhou maior notoriedade. 

Para se ter uma ideia, durante a pandemia o jogo foi de 5 para 80 mil downloads por dia. Dessa forma, o jogo conquistou um salto da 13° para a 2° posição no ranking de aplicativos mais baixados na Play Store e APP Store. 

Para isso, basta procurar o jogo na loja de aplicativos do dispositivo móvel e realizar o download. Em seguida, assim como no site oficial, a interface do aplicativo é intuitiva e contém um menu visível e de fácil acesso. 

Criando sala

- Continua Depois da Publicidade -

gartic

O Gartic possui formas diferentes de entreter e fazer com que os jogadores interajam entre si, uma delas é através das salas virtuais. Cada sala possui um tema e, dentro desse tema, os participantes deverão desenhar. 

Dessa forma, um dos integrantes do grupo realiza o desenho enquanto os outros tentam adivinhar o que é, estando no tema proposto pela sala escolhida. Os acertos geram pontos e cada sala possui uma pontuação máxima a ser atingida para determinar a vitória. 

Salas no Gartic

Uma das características do jogo é a oportunidade de jogar em salas pré definidas do desenvolvedor do game como: alimentos, objetos, animais, filmes e muito mais. Nessas salas há um período padronizado de intervalo e número total de jogadores. 

 Além disso, os jogadores também podem escolher salas criadas por outros usuários. Dessa forma, os gamers podem encontrar salas com temas como Naruto, Marvel, DC, Minecraft, free fire e muito mais. 

Cada opção possui um número determinado de pessoas que podem entrar para lotar o encontro virtual, tempo estimado de intervalo e meta de pontos para vencer a partida contra os companheiros. 

Como criar sala no Gartic 

Contudo, caso o jogador queira estabelecer um tema específico no Gartic, ele conta com a possibilidade de criar uma nova sala com um novo tema. Dessa forma, é possível deixar a imaginação fluir na hora de jogar. 

Para isso, após logar no game, basta clicar no canto direito da tela que contém as opções em “Jogar”. Em seguida, o usuário tem a opção de escolher entre as salas padrões, pré definidas pelo desenvolvedor. 

- Continua Depois da Publicidade -

Logo em seguida, o gamer também pode escolher a opção “criadas” que contém as salas virtuais que foram criadas por outros usuários com os mais variados temas. Caso o participante queira criar a própria sala, basta clicar no ícone “Criar Sala” no canto inferior direito da tela. 

Criando uma sala 

Após clicar no ícone “Criar Sala” no Gartic, o jogador deverá preencher um formulário com as informações da sala que pretende criar. Essas informações contam com as seguintes características: 

  • Nome: o jogador deverá designar o nome de sua sala;
  • Tipo de sala: Essa informação se refere a categoria da sala criada, como, por exemplo, games para a sala e Free Fire;
  • Número máximo de jogadores: o usuário poderá escolher criar salas com capacidade de 10 a 50 participantes online;
  • Meta de pontos: assim é possível determinar a quantidade de pontos por partida;
  • Tempo para desenhar: podendo escolher entre lento, normal, rápido ou muito rápido (30 segundos);
  • Tempo de intervalo: assim é possível determinar o tempo de intervalo entre um desenho e outro entre 5 ou 10 segundos;
  • Acesso: possibilitando que jogadores não cadastrados entrem na sala ou somente gamers com cadastro.

Além disso, os usuários contam com a alternativa de incluir senhas nas salas, caso as queiram privadas para seus amigos ou criar partidas particulares entre conhecidos. Dessa forma, o usuário consegue estipular uma senha de acesso. 

Após preencher as informações necessárias, basta clicar em “Criar Sala” para começar a jogar, ou “Gravar Sala” para terminar de criar depois, caso precise definir algum item da lista de criação. 

Jogar de desenhar no Google?

Além do Gartic, é possível encontrar outras opções de jogos para desenhar no Google. Porém, dentre eles, o jogo nacional consegue destaque por possuir aplicativo, interface fluída e destaque entre os jogos mais procurados no país. 

Confira outras opções de jogos desenhar no Google, como funcionam, como cadastrar e quais os melhores sites. Confira!

QuickDrawn 

Uma opção para jogar de desenhar no Google além do Gartic é através do site QuickDraw. Nele, os usuários são desafiados a desenhar para que uma rede neural tente aprender e reconhecer os desenhos feitos. 

Para isso, basta clicar em “desenhar” e o participante contará com sugestões de desenho que devem ser realizadas em um tempo determinado entre 10 a 30 segundos. O desafio é conseguir desenhar de maneira que o sistema compreenda o que foi sugerido e desenhado. 

Porém, o jogo não possibilita o jogo em grupo e nem a disputa com outras pessoas. O interesse do game é de apenas sugerir desenhos, determinar o tempo em que devem ser realizados e tentar decifrar as imagens criadas. 

Drawn Climber 

Outra opção de jogo online para desenhar no Google é o Draw Cliber. Nele, a proposta é desenhar as pernas do quebra cabeça e acompanhar até onde essas pernas podem seguir com o jogador. 

Dessa forma, é possível adquirir moedas e recompensas ao conseguir desenhar pernas e desvendar os quebra-cabeças do portal online. 

Drawn It!

Drawn It é uma opção de jogo de desenhar disponível para download em dispositivos móveis Android ou iPhone (IOS). Apesar de não contar com site para jogar online através do computador, esse game promete emoção e bons desenhos. 

Bem parecido com o Quick Drawn, a proposta do jogo é criar o desenho sugerido em um curto espaço de tempo de maneira que a inteligência artificial do jogo compreenda o desenho que havia sido sugerido. 

O diferencial entre essa opção de game e o Quick Drawn é a possibilidade de jogar com amigos e criar salas online. Neste caso, a intenção é terminar o desenho antes dos companheiros. 

Jogos 360 

Outra opção de desenhar no Google é através da plataforma Jogos 360. O portal online não se trata de um jogo específico, mas de uma galeria de jogos gratuitos para desenhar e se divertir. 

Nele, é possível escolher diferentes jogos como Peppa Pig e outros desenhos com propósito de oferecer sugestões para ser criadas ou pintadas através do site utilizando apenas o mouse do computador. 

Gartic no Google

Em grande maioria, as opções de jogos de desenhar no Google contam com galerias de jogos como o 360 e não oferecem a possibilidade de interagir com outros jogadores e competir para desenhar. 

Dessa forma, o Gartic se destaca como única opção que fornece essas possibilidades aos gamers. Por isso, está entre os mais bem colocados e mais procurados no Google e oferece inovação e criatividade aos seus usuários. 

Como Jogar Gartic 

Alguns usuários ficam confusos sobre como jogar Gartic e quais as regras desse jogo. Apesar de parecer confuso, o jogo aposta em simplicidade e conta com um site e aplicativo intuitivo e de fácil acesso. 

Por isso, é possível compreender os aspectos do jogo e encontrar as informações necessárias para começar a jogar. Por isso, no menu central do site oficial do Gartic é possível encontrar as regras do jogo e como jogar no ícone “Jogo”. 

Entenda a seguir como ganhar pontos, interagir no jogo e os objetivos das partidas online no game que mais cresce durante a pandemia. Confira!

Objetivo do jogo

Assim como qualquer outro jogo, Gartic conta com objetivos claros. A proposta do jogo é que, a cada rodada, um novo integrante da sala virtual desenhe uma palavra com recursos parecidos com o power point. 

Na parte superior da tela, os participantes conseguirão ver uma seleção de letras que pretende oferecer dicas da palavra desenhada. É proibido desenhar letrar ou números, podendo apenas, tentar representar de forma artística a palavra recebida.

Como ganhar pontos

O interesse em Gartic é adquirir pontos no decorrer da partida para vencer o round. Dessa forma, os participantes terão que acertar qual a palavra que está sendo desenhada pelo desenhista da vez. 

Cada sala conta com um limite de pontuação para vencer. Conforme os integrantes da sala acertam as sugestões, a pontuação vai reduzindo. Ao chegar ao fim da pontuação total, o participante com maior número de pontos ganha. 

Sempre que um jogador acertar a palavra desenhada, este ganhará um ponto, assim como o desenhista que também é premiado quando acertam a palavra desenhada. Dessa forma, ambos ganham. 

Como interagir no Gartic

No Gartic não existem botões com opções de palavras, este não é um jogo de múltipla escolha ou adivinhação. A estratégia é conseguir expressar a palavra através de desenhos que se façam compreender quando escolhido como desenhista da vez. 

Além disso, os jogadores terão que utilizar a lógica para entender os desenhos e conferir se estão dentro das dicas informadas na palavra no canto superior da tela. Porém, quando o mistério for solucionado, será necessário informar ao desenhista. 

Dessa forma, Gartic conta com salas de bate-papo no canto inferior da tela. Nela é possível tentar adivinhar o item desenhado e, ao logo, existe outra sala para a comunicação dos integrantes da sala. 

Tempo determinado 

No Gartic os desenhistas contam com um tempo determinado para desenharem a palavra sugerida pelo sistema. O tempo para cada desenho pode variar de 10 a 50 segundos, dependendo das configurações da sala. 

Quando um desenho termina, os participantes contam com um tempo de descanso entre 5 a 10 segundos, dependendo das configurações da sala, e outro jogador será escolhido para desenhar uma palavra aos seus colegas. 

O jogo só termina quando o número máximo da pontuação é esgotado entre os pontos adquiridos pelos participantes da sala. Por isso, dependendo da dinâmica de cada grupo e da facilidade no jogo, cada partida pode demorar períodos variados de tempo. 

Indicações de cores 

O bate-papo do Gartic conta com indicações de cores para expressar o reconhecimento de acertos, erros e comunicação do desenhista. Dessa forma, é possível identificar rapidamente o que foi escrito no chat. 

Isso porque, o desenhista pode parar de jogar quando um participante acerta a sugestão, porém, pode acontecer dos participantes errarem em suas tentativas de adivinhar a palavra do desenho. 

Para que o desenhista da vez não precise parar e analisar as mensagens toda vez que algum jogador tentar adivinhar a palavra, o sistema conta com diferentes cores para facilitar o reconhecimento das respostas. 

Dessa forma, mensagens na cor verde significam que o participante acertou na adivinhação. Já a cor preta significa que o jogador errou na tentativa de adivinhar a palavra do desenho. Caso o desenhista fale no chat, sua mensagem será na cor azul. 

 Comandos de jogo

Além das cores, Gartic ainda conta com diferentes comandos no chat para determinar diferentes funções do jogo. Entenda esses comandos e o que significam a seguir. Confira!

  • /ignorar NiCK: esse comando ignora as mensagens de um determinado usuário no Gartic;
  • /liberar NICK: esse comando reverte o bloqueio do usuário; 
  • /som on: esse comando serve para ativar os sons do jogo;
  • /som off: se o jogador quiser silenciar a partida, basta inserir este comando;
  • kick NICK: Esse comando está disponível apenas para os donos da sala, ou seja, os jogadores que criaram a sala de partida. Ao utilizar esse comando o jogador pode expulsar um participante da sala. 

Para isso, os jogadores devem inserir o comando desejado na parte de “conversa” no jogo. Dessa forma, basta escrever o comando na conversa para que funcione corretamente. 

Dicas para jogar Gartic 

gartic

Para jogar Grafic o jogador terá que se desafiar a utilizar a lógica e revelar suas habilidades artísticas com o mouse ou dedo, no caso dos aplicativos para dispositivos móveis. Essas habilidades podem ser adquiridas com o passar do tempo e a experiência na plataforma.

Contudo, separamos algumas dicas para auxiliar na hora de começar a jogar Gartic, seja no computador ou no smartphone. Confira!

Forma em primeiro lugar 

No Gartic é possível desenhar formas utilizando o mouse ou dedo, no caso de aplicativos, mas também é possível inserir cor nas formas criadas. Por isso, muitos usuários perdem tempo colorindo suas formas, ao invés de cuidar dos traços da ilustração. 

Contudo, as formas devem ser priorizadas, porque será através delas que os outros participantes poderão entender o desenho da palavra sugerida. Além disso, o desenhista conta com um tempo limite para desenhar, que pode variar de 10 a 50 segundos, dependendo das configurações da sala. 

Por isso, primeiro as formas, depois as cores da ilustração. Porém, em casos específicos, incluir cor as formas pode ser estratégico para a compreensão da ilustração. Por isso, para jogar Gartic, os usuários deverão utilizar a lógica com frequência. 

As proporções também contam 

Em Gartic, as proporções do desenho são tão importantes quanto suas formas. Isso porque, para que os participantes da sala acertem a ilustração, o desenhista deverá pensar na forma mais rápida de conduzir a rodada. 

Por exemplo, se o desenhista ilustrar  uma pequena pedra que ocupe toda a tela, imediatamente os outros jogadores poderão deduzir que se trata de algo grande. Pensar em proporções é essencial e inconscientemente induz uma resposta. 

Desenhos compostos 

Algumas palavras podem ser difíceis de executar em uma única ilustração, e em Gartic, podem haver palavras compostas que dificultam ainda mais a partida. Por isso, para que os competidores acertem a ilustração com maior facilidade, o desenhista deve pensar na melhor forma de expressar essa palavra. 

Por exemplo, a palavra aranha-violinista pode ser bem complicada de expressar em uma única palavra, porém desenhar uma aranha e um violino, tende a facilitar a compreensão dos outros jogadores.  

Começar pelo desenho mais importante

Ainda no exemplo da aranha-violinista, o desenho da “aranha” é o mais importante da partida. Porém, ao começar a desenhar a segunda imagem que pode auxiliar o entendimento, os participantes tendem a esquecer o primeiro desenho.

Por isso, também é importante pensar em maneiras de linkar as formas da ilustração com setas e círculos, por exemplo, lembrando os jogadores da conexão entre os elementos do desenho. 

Apagar e desfazer

O Gartic conta com ferramentas para apagar e desfazer os traços criados. Porém, muitos jogadores se esquecem dessa função ao começar a criar a ilustração no jogo, o que pode ser um tremendo erro. 

Isso porque, através do chat, os desenhistas podem compreender o rumo em que a ilustração está encaminhando as interpretações. Quanto mais rápido o jogador perceber que está indo na direção errada, apagar e recomeçar, mais rápido ele conseguirá contornar um desenho ruim. 

Faça novos amigos 

Um dos pontos interessantes do Gartic é a possibilidade de fazer novos amigos. Isso porque o game incentiva a aproximação entre os jogadores, já que todas as partidas precisam de interação entre os integrantes da sala virtual. 

Dessa forma, é possível conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. Por isso, o game se assemelha a uma rede social com a capacidade de criar amizades que poderão jogar diversas partidas e se comunicar através dos chats. 

Se divirta com Gartic

Gartic incentiva a competição entre os jogadores através da distribuição de pontos por acertos. Além disso, os jogadores conseguem ter acesso ao número de pontos de cada participante da sala, essa informação fica logo abaixo do Nick do usuário. 

Por isso, a necessidade de ganhar e se sair bem nas partidas pode ser superestimada e os competidores podem acabar exigindo muito de si. O principal objetivo de Gartic é entreter e divertir, por isso, os competidores não precisam levar cada ponto tão a sério. 

Além disso, não existe limite de partidas que um competidor pode jogar, em geral, as competições são rápidas e o jogo conta com diversas salas e sugestões criativas para desenhar e se divertir. 

Baixar o Gartic

Alguns jogadores de Gartic podem pensar em baixar o jogo no computador ou tentar jogar offline. Neste caso, existem diferentes possibilidades para atender as necessidades dos jogadores.

O game não precisa de download para jogar no computador. Para isso, basta acessar o site oficial, se cadastrar e começar a jogar. Não é necessário baixar emuladores, programas ou qualquer outro item no desktop. 

A única forma de download do Gartic é através da versão mobile para dispositivos móveis Android ou iPhone (IOS). Neste caso, se faz necessário baixar o game através da loja de aplicativos do smartphone. 

Porém, o download é totalmente gratuito, assim como jogar na versão web através do computador. Para participar das partidas é necessário o acesso à internet já que elas acontecem em salas virtuais com outros participantes.  

Como jogar online Gartic Phone?

Gartic Phone é uma criação original da Onrizon, desenvolvedora de Gartic e Stopots. A ideia foi mesclar a ideia do game original com a brincadeira popular de “telefone sem fio”. Dessa forma, a proposta do jogo é descobrir palavras por trás de ilustrações. 

O game está disponível para jogar online na versão web através do site oficial do Gartic Phone. Em seguida, basta criar um nome de usuário, assim como na versão original do jogo e começar a jogar. 

Como funciona

Assim como a versão original do game, o Gartic Phone funciona em salas virtuais com uma grande quantidade de participantes. Porém, nessa nova versão, cada um dos jogadores poderá escrever uma frase em segredo. 

O desenhista da vez irá receber as frases mais inusitadas e terá que se virar para ilustrar essas frases, a fim de que os outros integrantes consigam adivinhar qual a frase que deu origem ao desenho. 

Jogabilidade Gartic Phone 

O game funciona em um sistema de rodadas, em cada nova rodada os jogadores criam frases inusitadas para serem ilustradas. Em seguida, os participantes da sala deverão dar palpites sobre a frase que deu início ao desenho. 

Essa versão do Gartic conquistou fãs no Discord e em transmissões ao vivo no Twitch. Dessa forma, a opção de jogo se tornou uma das mais populares e garante diversão e entretenimento aos players. 

Criando sala 

Em Gartic Phone é possível criar salas e essa opção fica visível assim que o usuário entra no site. Após criar um NICK e incluir um avatar para o perfil, o jogador deve clicar em “criar sala” para começar a jogar. 

Em seguida, o usuário será encaminhado para criação de salas que podem ser pré definidas ou criadas manualmente, assim como na versão original do jogo, mas com gráficos mais coloridos e animados. 

Criatividade nas frases 

Após criar uma sala no Gartic Phone, o usuário será direcionado para incluir uma frase na tela de “Iniciar Conversa”. Após inserir a frase, basta clicar no botão “pronto” para começar  a jogar. 

Porém, o interessante é criar as frases mais inusitadas possíveis. Isso porque, quanto mais difícil for para o desenhista expressar o que foi escrito e os outros participantes acertarem, maiores chances de vitória para o criador da frase da rodada. 

Desenhando no Gartic Phone

O desenhista da vez no Gartic Phone é selecionado aleatoriamente. Dessa forma, assim que o jogador for selecionado ele receberá uma das frases escritas pelos participantes da sala virtual, que também foi escolhida aleatoriamente. 

Em seguida, o desafio é expressar essa mensagem por meio de uma ilustração. Para isso, o desenhista conta com diferentes opções de pincéis, lápis, cores e recursos para apagar e refazer se necessário. 

A parte mais divertida do jogo 

Assim como no clássico jogo de telefone sem fio, no Gartic Phone, a parte mais divertida do game é ler as interpretações dos companheiros acerca do que foi desenhado. Quanto mais difícil for a frase, mais engraçadas as sugestões e tentativas de adivinhações. 

Nesse game o intuito não é ganhar, mas se divertir, desenhar e dar boas risadas com os amigos. Por isso, inserir mensagens inusitadas é a melhor forma de jogar. 

Jogar Gartic no notebook

gartic

A versão original de Gartic foi criada para web, em seguida foram criadas as versões mobile que garantem o acesso através de aplicativos nas lojas de APPs de smartphones. Contudo, alguns usuários ainda sentem receios sobre a jogabilidade no notebook. 

Porém, jogar Gartic no notebook é simples, rápido e fácil. Para isso, basta acessar o site oficial do jogo Clicando Aqui! , realizar o cadastro e começar a jogar. O game é leve e possui uma jogabilidade simples. 

Para jogar não se faz necessário baixar nenhum tipo de software ou algo parecido. O jogo fica hospedado no site e para jogar basta ter acesso à internet e um mouse ou cursor funcional. 

Site do Gartic 

Para jogar Gartic basta acessar o site ou baixar o aplicativo para dispositivos móveis. Dessa forma, o jogo acontece totalmente online e requer interação entre os participantes das salas virtuais. 

Sendo assim, é impossível jogar sozinho. Isso porque a proposta do game não permite nenhuma alternativa para jogos solos. Contudo, os jogadores podem criar salas privadas com senhas e permitir que apenas um grupo específico jogue uma determinada partida. 

Além disso, o site é intuitivo e fornece diferentes informações de fácil acesso e localização. Seu menu central e layout que aposta em simplicidade e acessibilidade garantem uma boa experiência. 

Além disso, o portal online contém categorias no menu como regras, como jogar, destaques do dia e central de ajuda ao usuário. Ao localizar o final da página principal é possível localizar as redes sociais do game e outros jogos desenvolvidos pela mesma empresa. 

Outro ponto interessante é a confiabilidade de Gartic. Isso porque para realizar cadastro o jogador não precisa incluir nenhum dado pessoal de alta relevância. Além disso, o game não conta com opções de lojas para compras de itens e é totalmente gratuito. 

Gartic vale a pena?  

Com crescimento de 1600% durante a pandemia, o game do momento é o Gartic. Um jogo de lógica que propõe desenhar as palavras sugeridas em grupo e propor a adivinhação dos parceiros de sala. 

Com isso, é um jogo que vale a pena e garante um bom entretenimento, além de exercitar a capacidade lógica e incentivar a interação entre os jogadores da plataforma. Por essas e outras, o game está em 2° lugar entre os aplicativos mais baixados nos últimos tempos. 

Uma produção nacional que foca em entreter e divertir os jogadores. Gartic garante boas partidas para toda a família, sendo divertido em qualquer idade.

Para mais informações sobre o jogo e como jogar, existe o canal Gartic TV no YouTube. Com mais de 77 mil inscritos, o canal oferece dicas e estratégias de jogo, mas possui conteúdo totalmente em inglês.

VEJA TAMBÉM: Bate Papo UOL: o que é, como entrar e curiosidades

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -