HomeEmpresas & NegóciosO que é CFDF – Cadastro Fiscal do Distrito Federal?

O que é CFDF – Cadastro Fiscal do Distrito Federal?

-

Muitas pessoas me perguntam o que é o CFDF (Cadastro Fiscal do Distrito Federal) e para que serve. Há tantos novos termos para começar uma empresa do zero, não é? Mas você não precisa se desesperar! Hoje vou explicar melhor sobre este número de inscrição e quando você é obrigado a tê-lo. Siga as principais perguntas e respostas sobre o tópico abaixo!

O que é o CFDF?

O CFDF é um número liberado pela Secretaria da Fazenda do Distrito Federal para empresas contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e do ISS (Imposto sobre Prestação de Serviços). Digamos que seja o registro formal da empresa na Receita do Distrito Federal.

Composto por uma série de números, o Registro do Estado se assemelha muito ao CNPJ .

CFDF: Para que serve esse registro?

Como está atrelado ao ICMS e ao ISS, você já deve imaginar que tem algo a ver com o comercio de produtos e serviços, certo? Está certo!

Só podem comercializar produtos ou serviços dentro do território nacional empresas que pagam os impostos e, para pagar o ICMS e o ISS no DF, é necessário fazer o cadastro da empresa no Cadastro Fiscal do DF.

- Continua Depois da Publicidade -

Também é fundamental ter o cadastro para fazer a emissão de notas fiscais eletrônicas (NFe) e o cumprimentos das obrigações acessórias da empresa.

Toda empresa tem que fazer?

Se a sua empresa é um fornecedor de serviços, de comércio, indústria, transporte ou comunicação e energia, você deve se registrar. Ou seja, no DF, praticamente todas as empresas tem obrigação de estarem inscritas no CF DF, mesmo os micro empreendedores individuais – MEI.

Procedimentos especiais para concessão da inscrição no CF/DF

A concessão de inscrição no Cadastro Fiscal do Distrito Federal – CF/DF pela Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal – SEF, fica condicionada à análise prévia:

  • Da Assessoria de Investigação Fiscal – ASINF, quando requerida por interessados em exercer certas atividades econômicas de agricultura e comercio atacadista.;
  • Do Núcleo de Monitoramento de Combustíveis – NUCOM, quando requerida por interessados em exercer atividade econômica referentes a comércio, atacadista ou varejista, de combustíveis.

CFDF: Como faço o registro da minha empresa?

Geralmente o CFDF sai juntamente com o CNPJ quando a empresa é aberta. Caso isso não ocorra, é possível preencher uma FAC NAS de inscrição e fazer a solicitação via atendimento virtual através da própria internet.

Não sei o CFDF da minha empresa, como consultar?

Se você abriu empresa recentemente no DF, já tem o número CNPJ da empresa mas ainda não sabe se sua empresa foi automaticamente inscrita no cadastro fiscal do DF, acesse os links abaixo para descobrir qual é o CF DF da sua empresa:

Como imprimir o Comprovante de Inscrição e situação no Cadastro Fiscal do DF

A consulta e impressão do comprovante de inscrição CFDF, bem como a situação da empresa (ativa, suspensa, baixada…), pode ser feito pela internet.

Clique aqui para consultar o Comprovante do CFDF

Esse artigo te ajudou? Nos conte abaixo, nos comentários

Avalie Nosso Conteúdo!
Avalie Nosso Conteúdo!
 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -