HomeEntretenimentoTik Tok: aprenda como ganhar visualizações e seguidores em 30 dias

Tik Tok: aprenda como ganhar visualizações e seguidores em 30 dias

Web Stories

O Tik Tok pode ser considerado uma das redes sociais do momento em diversos países, e vem chamando cada vez mais a atenção do público jovem.

O número de pessoas que têm acesso à internet ao redor do mundo cresce a cada ano, e uma grande parcela de todo o tempo gasto nessa rede mundial de computadores é gasto nas redes sociais.

São vários os motivos que levam esses usuários para essas plataformas de interação, sejam para se comunicarem com os amigos e familiares, para se manterem informados ou apenas para se divertirem e passarem o tempo.

Esse último motivo é uma dos mais relevantes quando se fala de tik tok: seus usuários divertir.

E para quem se interessa sobre o tema, esse artigo trata de tudo que envolve essa rede social, e mostra também como ganhar visualizações nos vídeos.

O que é o tik tok?

O tik tok é uma rede social voltada para o compartilhamento de vídeos curtos, bastante usado em todo o mundo, principalmente entre os jovens.

A utilização desses vídeos de duração chama muito a atenção do público mais jovem, tanto que além do tik tok, que possui milhões de usuários, há também o kwai, que possui um perfil semelhante, bem como outros apps do gênero.

Até mesmo o Instagram, famosa rede social controlada pelo Facebook, se viu “obrigada” a investir nesse segmento para manter seu crescimento e permanência dos usuários, tanto que lançamento o recurso do Reels, que possui uma proposta semelhante.

O tik tok é realmente muito utilizado, tanto que atualmente já é a sétima maior rede social do mundo, com incríveis 732 milhões de usuários, sendo um dos apps mais baixados atualmente e uma das redes sociais que mais cresce em todo o mundo.

Na lista de maiores redes sociais do mundo, divulgada em um relatório pelo DataReportal, todas as plataformas anteriores ao Tik Tok possuem mais de 1 bilhão de usuários ativos.

Sendo que o Wechat, o Instagram e o Messenger estão entre 1 e 2 bilhões e o Whatsapp , o Youtube e o Facebook estão com mais de 2 bilhões de usuários.

A lista completa para o mês de abril de 2021 é formada pelas maiores redes sociais, com base em seus usuários ativos mensais.

Douyin e tik tok

Algo bastante interessante a respeito dessa rede social é a sua origem, pois o tik tok é uma rede social que surgiu na China.

A empresa responsável por sua criação é um Byte Dance, contudo, apesar de ter surgido nesse país, essa não é uma versão usada pelos chineses.

Na China, que foi onde tudo começou, há uma outra versão disponível, sendo que nesse caso o tik tok é a que é comercializada e difundida pelo resto do mundo.

É basicamente uma mesma rede social, da mesma empresa, mas usar apenas no território chinês, chamada de Douyin.

É possível considerar que são da mesma rede social, e com isso, o tik tok / Douyin chegam a uma marca de 1.332 bilhões de usuários.

Isso porque essa versão sozinha conta com 600 milhões de pessoas, e somadas com outros 732 milhões no resto do mundo, chegam a esse valor.

Desse modo, se os primeiros levados em conta esses dados, essa é a 5º maior rede social do mundo, desbancando o Instagram e o Wechat.

E na verdade, é um pouco difícil de desassociar as duas, pois basicamente são a mesma rede social, apenas atuando em territórios distintos.

Mas para entender mais sobre essa temática, é preciso compreender a história da empresa.

História do tik tok

download tik tok

A estreita ligação entre o tik tok e o Douyin é marcada ainda desde sua criação na China.

Como dito anteriormente, o tik tok é uma criação da Byte Dance, que é uma empresa que pertence ao empresário e gênio da área de informática Zhang Yiming.

A Byte Dance criou o Douyin no ano de 2016, com atuação na China, e rapidamente se tornou popular, conseguindo uma enorme quantidade de usuários.

Contudo, o tik tok que é altamente difundido no resto do mundo foi criado apenas em 2017, em cima de uma outra rede social já existente, a musical.ly.

O musical.ly foi uma rede social criada no ano de 2014, also of origem chinesa, mas que já era conhecida no restante do mundo, inclusive com uma boa base de usuários.

Essa rede social voltada basicamente para a criação de vídeos de dublagem de músicas, e realmente escolha bastante sucesso.

A Byte Dance, que já possuía sua própria rede, tinha bastante interesse em expandir seus negócios, por isso realizou a compra do musical.ly em 2017.

Desse modo, pode-se considerar que o tik tok possui dois anos de origem, 2017, quando houve uma transformação e também 2014, que foi quando sua base foi formada.

Desse mesmo ano houve uma transição entre o musical.ly e o tik tok, onde na verdade toda sua base foi inteiramente aproveitada.

Os usuários do antigo app não foram extintos, apenas houve uma mudança da estrutura, mas mantendo todos os usuários.

Assim, o tik tok já deu seus primeiros passos com uma boa quantidade de usuários, que gostaram bastante da mudança e foram cada vez mais aumentados.

Em resumo, o Douyin foi criado e o tok tok foi instalado sobre um outro app, mas ambos possuem finalidades semelhantes e pertencentes à mesma empresa e criados.

A única diferença é que o tik tok foi feito para ser comercializado mundialmente, enquanto o Douyin é exclusivo da região chinesa.

Mas, porque não simplesmente expandir o próprio Douyin, ao evitar de realizar todo esse trabalho? Isso pode ser explicado devido a um país totalmente diferente das outras regiões do mundo, com controles bem mais rígidos.

Então, pode-se considerar que a versão inicial é um mais rígida, pois deve atender a todos os requisitos legais do país. Já o tik tok possui uma cara mais liberal, pois não sofre como medidas restritivas da região.

Após seu lançamento, rapidamente a rede social se tornou bastante popular em grandes polos comerciais, como os Estados Unidos da América, e diversos outros países do mundo.

Apesar de ainda estar bastante longe de outras redes sociais, como o facebook, que já conta com quase três bilhões de usuários, deve-se levar em conta também o tempo de existência de cada uma.

O Face, por exemplo, surgiu ainda no ano de 2004, possuindo mais de uma década e meia de história, e sendo a muitos anos a maior rede do mundo.

O próprio instagram também surgiu em 2010, e já conta com mais de uma década de crescimento.

O tik tok, como é conhecido atualmente, não possui nem mesmo meia década de existência, e pode-se considerar que ainda há muito para evoluir.

Como usar o tik tok?

Apesar de ser popularmente utilizado em sua versão de aplicativo, disponível nas principais lojas do mundo, como o Google Play (Play Stores) e App Store, também é possível usar o tik tok diretamente através da web.

Mas para seu uso mais comum, o primeiro passo é realizar a instalação, acessando a loja do celular e procurando pelo mesmo, ou clicando no link TikTok – Apps no Google Play 

Apenas nessa loja, já são mais de 1 bilhão de downloads, sendo que ainda refrescantes todos os dados da Apple e da versão chinesa.

De acordo com a avaliação de seus usuários, o app se mostra bastante útil, cumprindo todas as suas funções prometidas, uma vez que conta com 4,4 estrelas, de um total de 5, e já sendo avaliado por mais de 36 milhões de pessoas .

Após realizar o download do aplicativo, basta abrí-lo para dar os passos iniciais no processo.

O primeiro passo é escolher os temas dos conteúdos de interesse, para obter as recomendações que mais têm haver com cada perfil.

É possível escolher entre comédia, animais, comida, beleza e estilo, talentos, esportes, jogos, dança, viagem, automóveis, artes, etc. realizando uma mescla entre as melhores opções.

Algo interessante é que é feito uma análise dos gostos de cada usuário, dessa forma, os vídeos que aparecem na sequência são personalizados de acordo com o gosto de cada um.

Assim, sempre que alguém assiste, curte ou comenta em um vídeo, a tendência é que surjam cada vez mais conteúdo semelhante na tela.

Para assistir os conteúdos, tudo o que é preciso é deslizar o dedo para cima, a fim de passar para os outros vídeos disponíveis.

Inicialmente, não há necessidade de criar uma conta para conseguir visualizar o que é postado pelos outros usuários.

Contudo, tudo o que surge na tela será baseado nas escolhas das áreas de interesse, sendo recomendado pela plataforma.

Além do mais, não há como realizar muitas outras ações além de assistir, isto é, não é possível curtir, comentar ou seguir como outras pessoas, sendo assim, não há como personalizar o que irá surgir boletim.

Com sorte, na aba “descobrir” possuir observar e escolher novos temas, e de certo modo personalizar novos conteúdos.

É permitido, porém, realizar o compartilhamento para algumas plataformas, como o Facebook e o Whatsapp, mesmo sem o cadastro.

De todo modo, para uma melhor experiência dentro da rede social, o mais aconselhável é realmente a criação de uma conta para conseguir usufruir de tudo o que ela tem a oferecer.

Criando uma conta

tik-tok-dinheiro

Para se cadastrar na plataforma, o modo mais prático é ir para uma seção “Eu” no canto inferior direito da tela, onde é parte de edição do perfil de cada usuário.

Mas também ao clicar em qualquer uma das funções que não são permitidas, ou seja, ao tentar curtir ou comentar em alguma publicação, a pessoa é direcionada à criação da conta.

O modo mais rápido é utilizar as informações já contidas em outros cadastros e plataformas, permite continuar com o Facebook, com o Google , com o Twitter , etc. mas também há como criar uma conta do zero, através do e-mail ou telefone.

Para se cadastrar do zero, são alguns passo simples, que podem ser feitos rapidamente:

1º passo – informar a data de nascimento;

Vale lembrar que esse dado não é divulgado para os outros usuários, então não há problemas em informá-la. Depois é só clicar em avançar.

2º passo – cadastrar com o telefone ou o e-mail;

São duas opções distintas, o número de telefone ou um endereço de e-mail. E em ambos os casos, basta digitar os dados e clicar em avançar.

No caso do e-mail, não há nem mesmo a necessidade do envio de código de verificação, que é preciso quando é informado um número de telefone. Com isso o processo é mais rápido.

3º passo – criar uma senha;

A senha é o código de acesso a plataforma, que deve possuir de 8 a 20 caracteres, e contar obrigatoriamente com números, letras e caracteres especiais. Desse modo, a senha deve possuir todos esses atributos para que seja aceita.

Esses caracteres especiais podem ser entendidos como pontos (final, vírgula, exclamação, interrogação …), ou outros sinais, como o de porcentagem, o sublinhado, etc.

Vale lembrar que não há o processo de repetição de senha (digitar a senha duas vezes para verificação), então é preciso tomar cuidado na hora de escrever, e principalmente, ativar o modo de visualização de senha, para conferir.

4º passo – criar o nome de usuário

Esse é um passo que pode ser facilmente alterado futuramente, então não há muito o que se preocupar.

A própria plataforma já disponibiliza algumas opções válidas, se baseando no nome do e-mail da rede, e é mais fácil simplesmente escolher uma e depois, caso necessário realizar uma alteração.

Não é possível utilizar nomes repetidos, por isso a necessidade de um em específico. Mas felizmente a plataforma rapidamente informa se um nome já existe ou não, não havendo grandes dificuldades de criar um novo.

Esse é o último passo, feito isso o usuário já será direcionado para a tela inicial, agora podendo usufruir de todas as funcionalidades que a rede social tem a oferecer.

Os conteúdos podem ser visualizados basicamente de dois modos, na seção “para você” e “seguindo”, onde são procedentes, respectivamente, os vídeos recomendados, de acordo com o perfil de cada usuário; e os dos perfis seguidos.

Como publicar um vídeo no tik tok?

Claro que além de observar como publicações dos outros usuários, também é interessante publicar seus conteúdos teóricos e assim procurar adotar seus seguidores seus seguidores.

Quanto mais vídeos interessantes são postados, mais aumentam as possibilidades de se ganhar seguidores e visualizações na rede social.

Essa ação pode ser realizada rapidamente, e é feita através do botão de mais, no meio da parte inferior da tela.

Basta clicar no botão [+], permitir os acessos do aplicativo à câmera e ao microfone do dispositivo, e dar início às gravações.

São campos tanto publicar vídeos já gravados anteriormente no aparelho ou também gravar um novo vídeo dentro do próprio app.

Como já dito, uma ideia do tik tok é realmente a criação de vídeos curtos, então eles podem variar entre os tamanhos de no máximo 15 segundos ou 1 minuto.

Depois de gravar o vídeo, é preciso clicar apenas em avançar para realizar as configurações finais.

Essas configurações são referentes à escolha da capa do vídeo; escrever a legenda; marcar amigos ou hashtags e ativar ou desativar como exclusão.

É possível configurar quem pode assistir ao vídeo; se é permitido comentários; se é permitido a realização de duetos e também a costurar.

Além do mais, dá para escolher se o arquivo será salvo no dispositivo e também em quais outras plataformas ele será compartilhado.

Feito isso basta simplesmente clicar no botão de publicar, para que ele seja enviado para a plataforma principal.

Como ganhar visualizações nos vídeos?

A grande verdade é que quase todas as redes sociais e como plataformas de interação não diferem muito uma das outras, ao menos no que se refere ao modo de ganhar visualizações.

Isso porque tudo é feito de modo robotizado, se utilizando de tecnologias para fazer a leitura do que se trata de cada vídeo e suas recomendações para os demais usuários.

Normalmente, esses nomes são chamados de algoritmos, e são eles os responsáveis ​​por tudo o que ocorre no tik tok.

Mas de modo, há algumas dicas para aumentar o número de visualizações, bem como comentários e seguidores através dos vídeos.

1º dica – possuir uma área de atuação (nicho).

Antes de tudo, é preciso levar em conta que quando uma pessoa realiza a instalação e entra no tok tok, é porque ela possui algum objetivo com isso.

Normalmente, esses objetivos podem ser ou produzir os conteúdos e buscar seus seguidores próprios ou observar tudo o que rola na plataforma, que é o objetivo mais comum.

Desse modo, é preciso procurar entregar algo que as pessoas recuperadas em ver. E a própria rede social já dá boas dicas do que pode ser isso.

Como já dito anteriormente, logo o primeiro acesso, e também na aba “descobrir” os temas principais que, de certo modo, englobam o que pode ser mais interessante e que vale a pena o investimento.

No Brasil, uma área bastante explorada é a do humor, que sem dúvidas possui um grande destaque em todas as redes sociais.

Mas há também elevados outras áreas que podem ser trabalhadas, como animais, comida, beleza e estilo, talentos, esportes, jogos, dança, viagem, automóveis, artes, etc.

Então, é preciso escolher em qual área atuar e focar nesse nicho, criando uma identidade própria dentro da plataforma.

Depois, de atribuído pelo nicho, basta realizar as publicações para as pessoas que têm esse interesse em comum.

2º dica – conteúdos conteúdos interessantes.

Após a escolha de algo interessante para fazer e atuar, é fundamental que as produções agreguem valor aos outros usuários.

Ninguém terá o menor interesse em assistir algo que não tenha nada em especial, que não levante o interesse, a curiosidade ou não desperte nenhuma emoção ao assistir.

Ao se publicar um vídeo, deve-se levar em conta tanto os fatores para que ele alcance como outras pessoas, como também para que elas visualizem, gostem, curtam, comentem, sigam, etc.

De nada adianta trabalhar para que um conteúdo chegue para as pessoas, se nos primeiros segundos de visualização, eles são rapidamente passados ​​para trás.

3º dica – utilizar hashtags.

As hashtags são utilizadas em muitas plataformas, pois são bastante um modo prático de informar do que se trata de vídeo.

Para quem tem dúvidas do que se trata, não mais são do que as palavras ou frases postadas logo depois do símbolo #.

É importante lembrar que não pode haver espaço entre os caracteres, nem depois do símbolo, nem entre as palavras.

Claro que, normalmente elas são bem pequenas, variando entre uma e três palavras, mas isso já se configura uma frase.

Para se ter uma ideia, as hashtags são tão utilizadas no tik tok que, ao se iniciar a digitação, já surgem diversas opções existentes dentro da plataforma.

Desse modo, quando um usuário decide investir seu tempo em criar vídeos de LIBRAS, ensinando alguns sinais, macetes, etc, e ao começar a inserir uma que haja com seu tema, por exemplo #libras, surgem diversas outras opções.

Algo interessante é que elas surgem na ordem decrescente, da maior para a menor, em relação às suas visualizações. Esse é um processo semelhante ao que ocorre no Instagram. Aliás, esse é um ponto chave da questão.

Quanto maior é uma hashtag, obviamente maior o número de visualizações que ela possui, isso porque muitos usuários fazem uso desse mesmo exemplo.

Com isso, apesar de ser sinônimo de um maior possível público a ser alcançado, muitas pessoas a usam, com isso a concorrência é muito maior.

Entender esse ponto é fundamental, pois, de um modo geral, essas hashtags maiores devem ser evitadas, uma vez que será muito mais difícil, principalmente no início, se sobressair sobre todas as outras opções.

Assim, uma dica mais interessante é focar nas que estão fora do ranking dos três primeiros, ou seja, escolher uma que esteja na 4º ou 5º posição.

Aquelas que ficam muito abaixo contaminadas com muito pouco acesso, e apesar da concorrência ser muito baixa, pode não valer muito a pena, pois pode não levar a muitas visualizações.

As medianas, por outro lado, ainda possuem um número número de views, e mesmo assim, não há tantos concorrentes quanto as primeiras, sendo as melhores escolhas.

Claro que embarcar nas tendências também pode ser um bom caminho opcional, com isso usar as hashtags que estão bombando no momento pode ser uma boa possibilidade para aumentar as visualizações.

Mas isso se refere a um ou outro vídeo, e o que se deve analisar é uma regularidade nas visualizações, com conseqüentes alterações em interações e seguidores.

Ainda sobre esse tema, apesar de parecer tentador e até mesmo comum usar uma grande quantidade de hashtags, isso não é muito aconselhável.

Quem realiza a leitura de tudo o que é postado, como já dito, são os algoritmos, e esse uso excessivo pode levar a uma compreensão não muito precisa por parte dos robôs.

Além do mais, fica uma área muito ampla de abrangência, perdendo todo o foco que é necessário com seu uso.

Usar todas as energias, isto é, focar em um ponto mais específico, pode ser muito mais eficaz do que dispersar toda a atenção por uma área maior, sem a profundidade necessária.

4º dica – postar nos melhores horários no tik tok.

O horário é outro fator importantíssimo para aumentar as visualizações dos vídeos dentro da rede social.

Deve-se levar em conta que o tik tok é uma rede social muito rápida, ea própria proposta da plataforma com seus vídeos curtos é a prova viva disso.

Com isso, ao realizar a postagem dos vídeos é preciso levar esse fator da rapidez em consideração.

No Instagram, por exemplo, considerando que uma pessoa siga poucos usuários, sempre que ela entrar no seu perfil, ela rapidamente pode visualizar todas as postagens dessas pessoas no feed.

Nesses casos, independentemente do horário, se alguém tiver o interesse de descer até o final, todas as postagens, independentemente do horário, são visualizadas.

Contudo, nem sempre isso ocorre, então aquilo que é postado a mais tempo, pode não ser visto por uma parte formal dos seguidores.

Além do mais, não podemos ter a mesma sorte e não serem muito vistas.

Nenhum tok tik não é nada diferente, portanto, para se ter maiores chances dos vídeos serem vistos é preciso realizar como postagens no momento certo.

Os momentos iniciais do post são cruciais para todo o engajamento que ele pode obter, então criá-lo às 4 e meia da madrugada, quando pode não haver quase ninguém online, não faz o menor sentido.

Por outro lado, fazer-lo quando uma grande quantidade de usuários estão conectados aumenta consideravelmente como chances de engajamento, principalmente no período inicial, que é o mais importante.

Tanto que a própria rede social entende justamente esse posicionamento, e libera em seus relatórios, disponíveis para os perfis pro, os melhores momentos para realizar.

Melhores horários de acordo com o Influencer Marketing Hub

 tik tok pc.

Felizmente, a empresa Influencer Marketing Hub, que é um especialista na área, também realizou uma análise detalhada sobre o tema, se baseando em uma grande quantidade de postagens.

O mais interessante é que a empresa divulgou não apenas os horários de uma forma geral, mas sim distribuídos por cada dia da semana.

Segundo ela, na segunda-feira, os melhores horários são às 6 horas da manhã, às 10 horas da manhã, e às 22 horas da noite.

Na terça-feira, o mais indicado é realizar as postagens às 2 horas e às 4 horas da madrugada e preferencialmente às 9 horas da manhã.

Na quarta-feira, o melhor momento é às 7 horas e às 8 horas da manhã, bem como também às 23 horas da noite.

Na quinta-feira, o mais correto são os posts às 9 horas da manhã, mas preferencialmente ao meio-dia, que é o mais propício, e também às 19 horas da noite.

Na sexta-feira o horário de pico é em plena 5 horas da madrugada, mas às 13 horas e às 15 horas da tarde, também são bons momentos.

No sábado, os postes podem ser às 11 horas da manhã, às 19 horas e às 20 horas da noite.

E já no domingo, os momentos mais propícios são às 7 horas e às 8 horas da manhã, e também às 16 horas da tarde.

Esses são dados bastante bibliográficos, referentes a uma análise de 2021, e podem garantir bons engajamentos e bom número de visualizações nos vídeos.

Popularidade do tik tok

Que o tik tok é bastante popular ao redor do mundo, principalmente entre os jovens, isso não há dúvidas. E são vários fatores que contribuem para toda essa popularidade.

Um dos principais é justamente a sua funcionalidade, isto é, a sua proposta de criação, que são os vídeos curtos e divertidos da plataforma.

Essa é uma tendência que vem crescendo cada dia mais, e ganhando cada vez mais adeptos. E possibilitar ao usuário o encontro com uma grande variedade de conteúdo com esse formato é bastante atrativo para as pessoas.

A enorme diversidade de filtros para as publicações são, sem dúvidas, outro grande fator que contribui para todo esse sucesso.

É uma variedade realmente assustadora, tanto de filtros simples, como maquiagem, modificações faciais, etc. quanto algumas bastante avançadas, como transformações visuais bastante tecnológicas,

Não se pode esquecer que a rede social é de origem chinesa, contando com recursos tecnológicos avançados.

Ganhar dinheiro apenas assistindo vídeos e compartilhando um código pessoal também é outro ás na manga da rede social.

Através da plataforma é possível ganhar dinheiro, seja por premiações ao convidar os amigos ou apenas ao assistir os vídeos.

Essa é uma estratégia bastante eficaz, uma vez que, além de aumentar o número de usuários, aumenta a quantidade de visualizações nas publicações.

VEJA TAMBÉM: Tok Stok: Os itens mais famosos de artigos e móveis na loja

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -