HomeBeleza, Estilo & Bem EstarTatuagem feminina: Dicas e inspirações para fazer

Tatuagem feminina: Dicas e inspirações para fazer

-

A tatuagem feminina hoje em dia é algo bastante comum e muitas mulheres hoje em dia tem seu corpo pintado. Mas em outros tempos isso não era moda e era até algo sinônimo de marginalidade e visto com muito maus olhos. Mas com o passar dos anos esse pensamento foi se desconstruindo. 

Foi um caminho bem longo de marginalidade, ao surfismo, até chegar às passarelas. A tatuagem em especial para as mulheres teve muito preconceito ao longo dos anos. No começo elas eram escondidas e bem discretas, mas hoje em dia não é vergonha para ninguém. E é até considerada bem estilosas e elegantes, difícil encontrar uma mulher que não tenha tatuagem.

Por isso vamos passar um pouco sobre a história da tatuagem até os dias de hoje. Além de falar algumas curiosidades, cuidados e verdades e mitos sobre a tatuagem. E um pouco mais a respeito da tatuagem feminina.

A história das tatuagens

Não se sabe ao certo, mas muitos afirmam que a tatuagem tenha surgido no Egito entre 4000 a 2000 anos antes de Cristo. Esses primeiros relatos de tatuagem eram tatuagens faciais, que eram feitas em rituais religiosos. Em geral essas tatuagens não eram permanentes mas eram retocadas de tempos em tempos.

Tempos mais tarde no século 5 antes de Cristo os Gregos e Romanos usavam as tatuagens para penalizar escravos e alguns prisioneiros de guerra. Já haviam algumas tatuagens decorativas mas essas eram pouco utilizadas e a tatuagem religiosa ainda continuou sendo utilizada no oriente médio e no Egito.

- Continua Depois da Publicidade -

Tempos depois a tatuagem também passou a ser utilizada por soldados. Não se sabe muito ao certo se para definir patente ou seu grupo. Mas se sabe que eles eram tatuados assim como alguns fabricantes de armas.

Durante o processo do cristianismo na Europa as tatuagens eram vistas como elementos do paganismo. E geralmente eram proibidas, chegando a ser proibida pela igreja na Idade Média e considerado uma prática demoníaca. O fato de ter sido rituais em outros grupos religiosos contribuiu para que a tatuagem fosse proibida.

O primeiro tatuador profissional só passou a existir na grã-bretanha e Porto de Liverpool por volta de 1870. Somente a partir daí a tatuagem passou a ter mais popularidade não sendo restrita apenas a criminosos e marinheiros. Apesar de dividir opiniões aceitabilidade começou a ocorrer pouco a pouco.

Algumas personalidades também foram os primeiros a serem tratados. Como caso de os presidentes americanos Teodoro Roosevelt Renner Jackson os Escritores George orwell Dorothy Parker o inventor Thomas Edison o rei Harold s da Inglaterra. Esses são apenas alguns exemplos de personalidades que fizeram tatuagem neste o Primeiro Momento. E a tatuagem feminina praticamente não existia até o momento.

Marginalização da tatuagem

Como comentamos anteriormente desde antes de Cristo a tatuagem era deísta como um ato Pagão e marcação de criminosos e militares. Por esta razão ela não era muito bem visto pela igreja católica isso levou a primeira proibição

Há quem acredite até que as tatuagens neste momento eram feitas com ferro e fogo. Como já dissemos como forma de marcação tanto de presos como de classes de soldados embora isso não seja totalmente confirmado.

Por esta razão a tatuagem sofreu tanto preconceito e teve tão pouca aceitação no primeiro momento. Tendo que esperar muitos séculos mas precisamente até o final do século 19 para começar a ser aceita pelas classes altas.

E mesmo assim só em meados do século 20 ela passou a ser mais popular entre pessoas da classe média, classe média alta seja pelas formas de fazer tatuagem na época seja pela expansão do Ofício de tatuador.

- Continua Depois da Publicidade -

Por isso foi preciso tanto tempo para que houvesse uma real citação da sociedade apesar da Igreja Católica ver com maus olhos não teve jeito conforme o final do século 20 na virada do Século 21 a tatuagem já é super popular entre pessoas de diversas classes sociais não sendo mais apenas um castigo entre criminosas ou marcação de marinheiros.

Popularização

Como dizemos dois fatores podem ter contribuído para popularização da tatuagem primeiro seria Ofício de tatuador profissional que para muitos surgiu na grã-bretanha por volta de 1870 e Outro fator foi o surgimento do aparelho elétrico para fazer tatuagens.

Apesar de uma certa discussão sobre quem teve o crédito sobre a invenção do aparelho elétrico ele surgiu por volta de 1890 pois a máquina tornou um procedimento muito mais fácil e menos doloroso. Com o passar dos anos ele ainda foi aperfeiçoado para causar menos dor e mais suportável.

Ratinho acredite que o quê popularizou mesmo a tatuagem tem ácido o fato de soldados marinheiros e pilotos na Segunda Guerra gravarem o nome das pessoas amadas outras pessoas

Mas fato é que na segunda metade do século 20 a tatuagem já era mais popular tanto para homens quanto para mulheres no começo era mais comum entre jovens. Mas com passar do tempo passou a ser adquirida por pessoas de todas as idades. No primeiro momento mais escondidas mas logo em seguida algumas tatuagens amostras também ficaram populares

E a tatuagem feminina também ficou muito mais popular como vimos no começo a tatuagem era muito mais restrita aos homens presidiários ou soldados mas com passar do tempo as mulheres também passaram a aderir tatuagens sejam mais discretas e líricas quanto é as tatuagens maiores.

Por isso vamos ver um pouco mais a respeito sobre a tatuagem feminina. E saber um pouco mais sobre as mulheres pioneiras e como as mulheres que se tatuam hoje em dia.

A tatuagem feminina

Como dizemos com a crescente popularidade da tatuagem feminina, muitas mulheres passaram a ter o desenho permanente sobre o seu corpo. Acredita-se que a primeira mulher famosa a ter uma tatuagem foi a Rainha Vitória do Reino Unido. Mas não se sabe ao certo se esse fato é verídico ou não.

- Continua Depois da Publicidade -

Mas de fato primeira mulher a ter destaque foi uma tatuadora chamada betty broadbent, ela nasceu na Filadélfia tinha em torno de 350 tatuagens pelo corpo. Sua primeira tatuagem aos 14 anos em 1981 ela entrou para o salão da Fama da tatuagem. Ela foi pioneira da tatuagem feminina.

Hoje em dia acredita-se que existam mais mulheres tatuadas do que homens segundo pesquisas no Brasil nos Estados Unidos mas não se sabe ao certo.

E muito de sucesso das tatuagens entre as mulheres vendo fato das novas técnicas de tatuagem. Permitem que a mesma seja feita nos locais mais escondidos como pescoço pulso pernas e tornozelo.

Antes as tatuagens só eram possível fazer partes mais rígidas do corpo como braço peito em algumas partes da perna como a coxa. Devido a novas técnicas de tatuagem e adaptações feitas a máquina de tatuagem. Hoje em dia é possível tatuar praticamente o corpo inteiro.

Cuidados antes de fazer e depois

Alguns cuidados são essenciais para que sua tatuagem seja feita da melhor forma possível. Na grande maioria eles são apenas algumas precauções para que a sua tatuagem seja bem-sucedida. Por isso é importante ficar bastante atento e seguir essas dicas para que seu processo tanto ao fazer quanto de cicatrização seja mais fácil.

A primeira dica fica por conta da hidratação, beber bastante água garante que você terá uma boa cicatrização e estará tudo em ordem sim com a região que você está tatuando. A mesma deve estar bem tratada geralmente o seu tatuador recomenda alguns cicatrizantes para você passar no local eles vão ajudar no momento em que estiver se recuperando e garantir que seu processo de cicatrização seja mais rápido.

Outra dica é que pelo menos 24 horas antes tente não fazer o uso de nenhum anti-inflamatório ou qualquer medicamento para dor ou febre. Esses medicamentos em alguns casos interferem na cascata de coagulação que é importante no processo de cicatrização natural. O consumo dos medicamentos antes da tatuagem podem fazer com que você possa ter alguns problemas no processo de cicatrização.

Planeje bem a sua rotina depois da tatuagem. isso é válido pois ao se tatuar o local estará bastante dolorido em alguns casos até inchado. Então especial se for sua primeira tatuagem existem alguns locais que são de atrito faça um desenho uma marcação no local onde você pretende tatuar e veja como ele faz reagir. E se ele entra em contato com outros locais, isso serve para que você tenha noção da dor. após

Mas adiante iremos comentar um pouco mais a respeito dessas questões nas curiosidades e nos mitos e verdades sobre a tatuagem. Mas essas são as dicas principais de precauções que devem ser tomadas antes de se tatuar.

Locais que doem mais ou menos

É preciso dizer que a tatuagem em si é um processo bastante doloroso, ainda que haja um lugares que doem mais do que outros. É sempre algo bastante doloroso de ser feito especial se for a sua primeira tatuagem.

Mas a boa notícia é que depois da primeira tatuagem as outras costumam doer menos. Isso porque seu corpo já se acostuma com as dores e elas passam a ser mais suportáveis. Por isso seja usado na sua segunda tatuagem.

Mas para aquelas pessoas que não suportam bem a dor a sugestão a dica fica por tatuar as áreas lateral do bíceps o antebraço a parte da frente dos ombros e a parte traseira da coxa das panturrilhas. Embora ainda haja um profundo desconforto nesses locais a dor é mais suportável do que em outros

Como dissemos se você encarou bem a dor da tatuagem nessas áreas você pode partir para outras. Você pode se arriscar a tatuar mãos, pescoço, pés que ao menos a dor será um pouco menor ou mais suportável. Mas é importante ressaltar que você deve estar pronto para fazer essa tatuagem, especialmente se for a primeira tatuagem. Isso porque uma tatuagem você pode levar de 50 à 3 mil picadas por minuto, isso quer dizer que você vai ter que aguentar a dor por muito tempo.

Pois uma tatuagem pode durar em média de 10  minutos até muitas horas dependendo do que você tiver planejado. Portanto se for a sua primeira tatuagem tente fazer algo pequeno apenas para encarar essa primeira vez depois com o tempo se arrisca fazer algo maior.

Como hidratar e esfoliar

É muito importante que a sua tatuagem esteja sempre bem hidratada. E que constantemente você faça a esfoliação da forma adequada. Por isso nós vamos lhe dar algumas dicas do que fazer passo a passo.

O primeiro dia é o mais importante, pois há uma grande chance de haver infecção, pois a tatuagem é uma ferida ainda recente. Por isso, assim que sair do estúdio tatuagem deixe sua pele protegida com pedaço de celofane ou plástico filme pelo menos por volta de 4 horas. Esse tempo varia de acordo com a tatuagem desejada, depois desse período retire o plástico lave sua tatuagem e passe a pomada cicatrizante.

Nos primeiros quatro dias não retire as casquinhas que surgem pois elas podem estar ligadas a camadas mais profundas da pele não coce pois pode ocorrer o mesmo efeito

Alguns dizem que um período em torno de 15 a 20 dias outros dizem até a tatuagem cicatrizar não ela não deve ser mergulhada em praias ou piscinas. Pois nesses locais há muitas bactérias que se desenvolvem assim aumentando o risco de infecção.

Também é muito importante proteger a sua tatuagem do sol pois os raios UV podem causar inflamações e acabar atrasando o processo de cicatrização. Você deve lavar a sua tatuagem normalmente, em especial a primeira lavagem deve ser feita com água e sabão e se possível com uma esponja para retirar as células mortas.

Depois dos primeiros dias é bastante indicado utilizar esfoliantes de ácido glicólico. Eles servem para deixar a sua tatuagem mais bonita e visível, também é bastante indicado que se faça isso pelo menos uma vez ao dia a esfoliação.

Mitos e verdades

As tatuagens envolvem muitos mitos em seu entorno, como vimos o primeiro de todos era que ela era algo restrito aos marginais. Mas além disso muito mito se criou a respeito da sua manutenção e dos cuidados que se devem ter com a tattoo. Por isso, hoje vamos desvendar alguns mitos que envolvem a tatuagem.

Você vai saber se uma tatoo envolve tantos problemas ou não. Por isso vamos ver quais são os mitos e verdades a respeito das tatuagens:

  • A agulha deve ser descartável: Verdade Após feita a tatuagem a agulha deve ser descartada. Não podendo passar pelo processo de esterilização, a agulha assim como a agulha de seringa.
  • As casquinhas que se formam não podem ser removidas: Verdade ao remover as casquinhas você pode interromper a cicatrização. E acabar fazendo com que partes da sua tatuagem saiam junto com as cascas. O ideal é que elas saiam junto com a esfoliação.
  • O álcool ajuda a suportar a dor da tatuagem: Mito beber não ajuda a suportar a dor e em alguns casos pode até atrapalhar na cicatrização.
  • Quem faz tatuagem não pode ir à praia: Mito apenas nos primeiros dias não é recomendado que tomem banho de mar. Pois a praia e piscina possuem muitas bactérias.

Portanto pode fazer sua tatuagem sem preocupação e sem cair nos mitos que as pessoas acabam falando por aí.

Curiosidades

As tatuagens envolvem muita curiosidade por trás da sua história. Como nós pudemos ver ela vem de muito tempo antes de Cristo. Seja como forma de marcação de presidiários e para torturar os mesmos ou para rituais religiosos também.

Mas conforme falamos ao longo do texto você já pode imaginar existem muitas curiosidades acerca das tatuagens. Por isso nós resolvemos citar algumas dentre muitas coisas e cidades existentes sobre el:a

Tatuagens removíveis

As tatuagens removíveis foram as primeiras tatuagens a serem registradas. Em alguns casos as pinturas sobre o corpo acabaram se tornando permanente pela constância mas em geral essas marcas feitas em rituais religiosos saíam com o tempo não sendo permanentes.

Mas hoje em dia existem diversas tatuagens removíveis dentre elas a mais popular é a tatuagem de henna. Sendo que leva mais tempo para sair para o bem ou para o mal, isso porque ela pode deixar pequenos fragmentos pela pele durante bastante tempo para sair, sendo necessário esfregar bastante para conseguir tirar.

Mas assim como a tatuagem permanente, a tatuagem de henna pode ter um certo perigo e esse perigo é com relação às alergias. Algumas pessoas são alérgicas a renda e essa reação pode vir em forma de coceira, erupções na pele, dentre outros sintomas, por isso é importante saber se você é alérgico antes de realizar sua tattoo. Para não sofrer com problemas mais para frente.

Remoção de tatuagem

Você com certeza já deve ter ouvido a frase “só faça tatuagem se tiver certeza”. E como nós vamos ver agora essa frase faz todo sentido, ela é uma marca que fica para vida inteira. E mesmo com a opção de remoção podemos dizer que ela fica para vida inteira

Remover uma tatuagem é bem mais caro do que fazer uma tatuagem. Isso porque são necessárias de 4 a 12 sessões a laser para apagar a marca que foi feita na pele. E em alguns casos nem a tatuagem é tão bem removida pois ela é uma marca que perfura abaixo da derme que é a primeira camada da pele. E isso faz com que ela seja permanente.

O processo de remoção leva muito tempo e às vezes a marca nem é tão bem apagada. Por isso é correto dizer que uma tatuagem é para a vida inteira, pois apagá-la em alguns casos não dá certo. Mas na maioria das vezes o resultado positivo, embora seja um processo muito doloroso

E ainda com relação às tatuagens, uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos, constatou que as mulheres recorrem a remoção de tatuagem mais do que os homens.

Outro fato interessante é que as tatuagens coloridas são as mais difíceis de serem removidas. As cores azul e amarelo são os que demoram mais para serem apagadas Talvez seja pelos componentes telisartes nesta tinta.

Retoque com o passar dos anos

Assim como qualquer pintura, mesmo a tatuagem também desbota com o tempo. Ela vai perdendo a cor conforme vamos envelhecendo de tempos em tempos é preciso que ela seja retocada. Para que assim ela não fique descurando em você, pois ela não é apagada ela fica apenas desbotada.

As tintas de tatuagem são compostas de oxido de carbono, sais de cobre e óxido de cobalto. Esses são apenas alguns dos componentes das cores das tatuagens permanentes. É preciso lembrar que nosso suor é extremamente corrosivo, mesmo para as tintas permanentes elas com o tempo vão perdendo sua coloração.

Mas é claro que diferente de uma tatuagem de uma tatuagem de rena que se apaga ao entrar em contato com a água. Essas aqui conforme o tempo as cores vão ficando mais apagadas e menos nítidas, as cores escuras levam mais tempo para apagar. Mas todas elas de tempos em tempos devem ser renovadas, e o que vai definir é a pessoa.

Algumas pessoas podem precisar renovar sua tatoo a cada 5 anos, outras pessoas por volta de 7 anos. Cada caso é um caso e cabe a você observar como anda sua tatuagem e se ela precisa ser renovada.

Qual a tatuagem mais pedida

Você saberia dizer quais são as tatuagens mais pedidas? Embora hoje em dia haja muitas tendências e até mesmo muitas tatuagens possíveis, existem algumas tatuagens que sempre estão em alta e até são as mais baratas de fazer dependendo do caso.

Embora não haja um estudo que comprove mas foi apontado que as tatuagens mais escolhidas são borboletas seguidos nomes e flores. Isso mostra que com certeza as mulheres são o público que mais fazem tatuagem, afinal as borboletas e as flores são mais populares entre para tatuagem feminina. 

Os nomes geralmente são nomes de pais e filhos ou de companheiros, o que às vezes pode não ser uma boa opção. Mas ainda assim são muito escolhidas Afinal como dissemos anteriormente, por mais que seja dolorosa, sempre tem como apagar uma tatuagem.

Conclusão: Tatuagem feminina

Portanto espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a tatuagem feminina. Além de conhecer mais sobre o mundo das tatuagens. Elas já passaram por muitas modificações, seja na forma de se fazer, até o preconceito em torno delas. Espero que este artigo sirva para incentivar ou prevenir antes de fazer uma tatuagem.

Além do fato de que hoje em dia a tatuagem feminina ser uma realidade e as mulheres podem ter suas tatuagens sem preconceitos.

Espero que tenha gostado de todas as nossas dicas e fatos a respeito da história da tatuagem. Nós vamos ficando por aqui com muita sorte e muita coragem para fazer sua tatuagem.

 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -