Investimentos

XP investimentos: é confiável para investir meu dinheiro?

21/04/2024

Fundada a partir de um escritório de agentes autônomos em 2001, a XP Investimentos surgiu em Porto Alegre pelo desejo de seus sócios em ajudar pessoas comuns e pequenos investidores a ingressarem no mercado de ações, o que tornou esta atividade mais democrática no Brasil.

Este novo empreendimento teve pouco mais de 15 mil reais de capital no seu começo, contava também com apenas dois funcionários e seus computadores usados em uma lan house em Porto Alegre.

Inicialmente o seu objetivo era a conexão com investidores e corretores.

Após passar por dificuldades por conta do momento econômico no Brasil que era bastante complicado, seu segundo ano de funcionamento foi marcado por quedas de valor no mercado de ações devido às altas do dólar.

Desinformação e falta de familiaridade no mercado de ações foram alguns dos fatores que dificultaram a conquista de novos clientes, fazendo com que seus sócios logo identificaram esse problema.

A oportunidade de negócio surgiu pela percepção de que a educação financeira era uma maneira para alavancar a instituição.

Então não demorou para que a instituição oferecesse cursos na área.

As aulas eram inicialmente regidas de forma improvisada, no próprio salão de festas no prédio onde sediava a XP, Entretanto os resultados vieram a surpreender a todos: seus inscritos foram atraídos por anúncios que haviam sido publicados em um popular jornal muito popular na região do sul, esses mesmos pessoal que foram pelo curso se tornaram...

 Ao se expandir por outras cidades, o grupo passou a utilizar a mesma forma para catalisar seus clientes no Rio Grande do Sul e, em pouco tempo, passou a se expandir para demais estados.

E assim a XP Educação, que foi criada no ano 2017, veio a se tornar a maior instituição de educação financeira do Brasil, com seus  mais de meio milhão de alunos que já passaram pela instituição até hoje.

A sua Gestão de Recursos foi criada logo no seu início, então ela foi comprada pela Americainvest CCTVM Ltda em 2007.

Daí em diante a XP Investimentos passou a funcionar também como uma corretora.

Então, em 2006 o faturamento passou dos 6 milhões de reais.

A empresa adquiriu diversas outras corretoras, como a AmericaInvest e também a Manchester.

Passando a ser um escritório de colaboradores autônomos e passando a ser licenciada para operar como uma corretora.

O mundo passou por uma grande crise dois anos mais tarde, os diversos problemas apresentados por alguns bancos, fez com que a XP notasse que havia a necessidade de diversificar de alguma maneira eficaz os seus negócios.

No Brasil, a recuperação dessa crise veio em pouco tempo.

Lá em 2009 a XP teve um ano excelente e esse fato fez com que a empresa retornasse seu crescimento rapidamente, conseguindo ficar em 1º lugar dentre as corretoras independentes ao possuir uma carteira voluptuosa de quase 5 mil clientes.

sendo a corretora que mais negociou ações no sistema da B3 nos meses de janeiro e fevereiro de 2010.

Em 2019, a XP recebeu uma condenação e foi multada pelo Conselho de Supervisão da BSM, esse é o órgão autorregulador da que atua na bolsa de valores de São Paulo.

Esse fato aconteceu por a corretora ter efetuado irregularidades na utilização de seus sistemas de negociação que consistia em priorizar seus próprios negócios ante os de seus clientes.

A XP Investimentos passou por um crescimento enorme em poucos anos, passando a ter pouco mais de 1,5 milhões de clientes ainda em 2009.

Com um percentual de investimentos ativos e ligados a empresa passando dos 350 bilhões de reais neste ano.

A XP Investimentos passou por um processo de reformulação em setembro de 2019, o Grupo XP, veio a anunciar que passaria a se chamar XP Inc.

Ao realizar sua oferta nas ações (IPO na sigla em inglês) da bolsa de valores de Nova Iorque- NASDAQ.

A XP Investimentos obteve 2,25 bilhões de dólares e foi considerada a maior empresa do Brasil na bolsa de valores dos Estados Unidos.

Em Março de 2021 Guilherme Benchimol deixou sua posição de CEO da companhia e passou esta função para o CTO Thiago Mafra, com esse acontecimento a XP Inc passou a buscar a ser uma empresa que tem seu foco em ser referência em tecnologia do Brasil.

A XP Investimentos teve seu primeiro aporte financeiro em 2010, esse aporte foi feito por um fundo de investimentos inglês chamado Actis e seu valor era de R$ 100 milhões por cerca de 20% da companhia.

Também em 2010, a empresa ingressou na diversificação de sua plataforma de produtos que teve como inspiração a corretora americana Charles Schwab.

Esta ação ocorreu com a intenção de transformar a XP em um tipo de supermercado financeiro que diversifica suas receitas de comissões.

Em meados de 2011, a XP passou a intensificar sua operação na aquisição e fusão e incorporou a Interfloat, uma corretora líder no segmento de investidores pessoa física com perfil profissional, comprou o portal de informações financeiras InfoMoney, essa aquisição tinha como objetivo oferecer alguns serviços de informações e ferramenta...