Tecnologia & Internet

Word Pacote Office : como usar e passo a passo no artigo

21/04/2024

O Word é um processador e criador de textos da Microsoft, e vem presente em quase todos os computadores dentro do pacote “Office”, juntamente com Excel, PowerPoint e outros aplicativos da empresa.

É o criador de textos mais comum da atualidade e está disponível para diversas plataformas e aparelhos.

O programa foi desenvolvido por Richard Brodie no ano de 1983, desde então ele tem passado por um grande processo de evolução a cada nova versão, estando sempre evoluindo os recursos existentes e adicionando novas melhorias e opções ao programa.

Vamos ver tudo sobre o microsoft word, como usar e o passo a passo para sua utilização de maneira mais simplificada.

O Word apresenta diversas opções de modelos prontos para facilitar o seu trabalho, modelos prontos para boletins informativos, calendários, cartas, convites, envelopes, faturas, folhetos, formulários, listas, panfletos, rótulos e muitos outros.

Tudo para tornar o seu trabalho mais fácil e prático.

A outra opção é a “Novo Documento em Branco” que geralmente é a mais utilizada, principalmente para quem vai criar artigos, trabalhos acadêmicos ou coisas similares.

Essa opção é iniciada com a formatação de fábrica, totalmente básica e o usuário vai configurando ela de acordo com a sua necessidade.

Ao iniciar um novo documento, seja ele em branco ou modelo editado previamente, o programa te leva para o menu da “página inicial”, nesse menu você terá acesso às ferramentas de formatação, podendo assim fazer as configurações básicas e avançadas do seu texto.

Dentre as alterações que podem ser feitas encontramos a fonte, o espaçamento, parágrafos, títulos e subtítulos, espaçamento, entre muitas outras opções que ficam a critério da sua otimização.

Vamos começar explorando a página inicial do Microsoft Word e as suas opções.

O Word possui mais de uma centena de fontes disponíveis para utilização, desde as fontes mais comuns, utilizadas em trabalhos e artigos, que são a Times New Roman e Arial, até letras cursivas ou espaçadas em caixa alta.

Diversas opções para você desenvolver o seu texto da forma que desejar.

Após escolher a sua fonte, é possível regular o tamanho delas.

Após isso, é possível escolher a cor, opções de sublinhado, itálico e negrito.

Lembrando que podem ser utilizadas diversas cores e as opções de formatação apenas em palavras específicas e não em todo texto, como no próprio exemplo dado aqui.

É possível ainda acrescentar um realce ao fundo do texto, como marcador de texto, em trechos (ou todo texto) que desejar, isso geralmente é utilizado para processo de correções.

O alinhamento do texto é encontrado ao lado das opções de fonte, estão presentes em 4 opções: .

A opção de alinhar a esquerda irá alinhar o seu texto com a margem esquerda e o final de cada frase do texto terá variações a depender do tamanho das palavras e o espaçamento do lado direito irá se alternar.

 Alinhar à esquerda, fará o mesmo processo do alinhamento mencionado acima, mas do lado reverso.

O Texto começa sendo escrito da direita pra esquerda, essa opção geralmente é utilizada para marcar numeração, acréscimo de nomes em cantos de trabalho, entre outros.

Centralizar, irá fazer com que o texto fique alinhado com o centro da folha, essa opção costuma ser comumente utilizada na formatação e criação de títulos e subtítulos em capas e contracapas.

Justificado, irá fazer um ajuste das frases para que o texto fique quadrado e sem espaços no início e no final das frases.

Também é a formatação utilizada para trabalhos acadêmicos e se aplica nas normas ABNT.

Essa opção é uma das mais importantes para a formatação do seu texto.

Nela você irá definir o espaçamento entre o seu texto e as margens superiores, inferiores, da direita e da esquerda.

Além do espaçamento entre o final de um parágrafo e o início de outro.

Mas não se preocupe, não é tão difícil como pode parecer, pois a maioria das formatações são automáticas e as predefinidas, como as normas da ABNT trazem os detalhamentos de cada ponto, assim, você só precisa acessar o menu e colocar as numerações em cada item correspondente.

Além disso, aqui tem outra opção importantíssima que é o espaço entre as linhas, sejam espaçamentos múltiplos, simples, de 1,5 ou duplos.

Cada uma dessas formatações colocam uma distância diferente entre uma linha e outra, caso não saiba como  qual irá se adaptar melhor ao que você quer, basta testar todas.