Redes Sociais

Whatsapp Web: O que é, história, curiosidades e como usar

24/03/2024

A melhor definição para o whatsapp web é a de um aplicativo multitarefa criado com o objetivo de permitir a troca de mensagens de texto ou de voz, de forma instantânea, por meio de um computador conectado à internet.

Além disso, a ferramenta permite o compartilhamento de documentos em PDF, fotos, vídeos e imagens; e por isso mesmo é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, presente em cerca de 109 países e, juntamente com a versão para a Android e IOS, com mais de 2 bilhões de usuários.

Criado em janeiro de 2015, o software chegou para atender a uma imensa demanda daqueles usuários que precisavam utilizar o recurso de forma mais profissional, ou seja, precisavam tê-lo sempre à disposição durante as tarefas executadas no desktop do computador.

Apesar de caracterizar-se pelo uso no desktop, curiosamente, não há como usar o whatsapp web sem ter um smartphone também conectado à internet, o que configura-se como um dos principais inconvenientes do aplicativo.

E em síntese, para utilizá-lo, você terá que fazer uma integração entre o seu smartphone e o computador, por meio de um código QR, que é o sistema utilizado pelo whatsapp para conectá-lo ao site oficial do whatsapp web.

E esse é mesmo o principal inconveniente da ferramenta, pois não há como entrar no whatsapp web sem que você mantenha o seu smartphone ou iPhone constantemente conectados à internet, seja por meio de um sinal wi-fi ou ao menos por uma rede 3G/4G de internet móvel.

O whatsapp via web é uma evolução, se é que podemos chamar assim, da versão inicial do whatsapp desenvolvido lá pelos idos de 2009 por Brian Acton e Jan Koum, com a ajuda do programador russo Igor Solomennikov, que tinham em mente criar uma tecnologia que fosse capaz de fazer frente ao sistema de mensagens por SMS – até àquela altura o me...

O problema é que eles não sabiam que iriam simplesmente desbancar esse sistema; eles não sabiam que iriam criar uma ferramenta que apenas 2 anos depois tornar-se-ia um dos 20 aplicativos mais baixados da Apple Store e o preferido por 8 de 10 indivíduos que de alguma maneira quisessem comunicar-se da maneira mais rápida.

Hoje, além de mensagens de texto, também há como fazer chamadas de vídeo pelo whatsapp web, bem como enviar fotos, imagens, texto, arquivos…mas tudo isso apenas enquanto possui o seu smartphone ou iPhone conectado à internet, segundo o CEO do Whatsapp, Jan Koum, como forma de garantir que todo o seu histórico de navegação e mensagens mant...

O whatsapp web foi uma evolução do whatsapp para Android e IOS criado em 2015, de maneira restrita ao navegador Google Chrome, mas ainda no mesmo ano atualizado de maneira a poder ser utilizado nos navegadores Opera e Mozilla Firefox; e o melhor: sem mais aquelas cobranças anuais que, de imediato, fez com que o aplicativo se tornasse o nº 1 qua...

No dia 02 de janeiro de 2016, Mark, Zuckerberg, o polêmico e controverso dono do gigante Facebook, anunciou que o whatsapp atingia a marca de 1 bilhão de usuários como poucos serviços dessa era digital conseguiram fazer; e por isso mesmo o aplicativo passava, também ele, para as mãos do Facebook pelo assustador, e à época inacreditável, va...

Dessa forma, usuários do whatsapp para smartphones e whatsapp web passaram a, necessariamente, compartilhar os seus dados com a gigante das redes sociais, em uma manobra das mais polêmicas até então concebidas, a ponto de criar sérios problemas com os europeus, que não aceitaram, em hipótese alguma, essa imposição de compartilhamento obrig...

Para os admiradores da ferramenta, uma novidade: muito em breve todos nós teremos como fazer chamadas de vídeo no whatsapp web, segundo informações da WABetaInfo, com uma qualidade insuperável; e agência informou, também, que, atualmente restrito para apenas alguns poucos privilegiados, a funcionalidade deverá estender-se para todos os usu�...

Para fazer chamadas de vídeo e áudio por meio do whatsapp web, bastará apenas e tão somente aceitar um contato, aguardar a abertura de uma janela, aceitar (ou recusar) a ligação – e ainda com a possibilidade de decidir usar a funcionalidade a qualquer momento, por meio de um pop-up que mantém-se todo o tempo aberto durante a interação.

De acordo com os seus desenvolvedores, a experiência oferecida será a mesma do whatsapp para Android e IOS; porém ela ainda encontra-se em sua fase de testes beta, e por isso mesmo só está sendo disponibilizada para usuários do sistema operacional macOS.

E para utilizar o serviço, bastará apenas seguir o passo a passo indicado abaixo:.