Esportes

Vasco da Gama: Saiba tudo sobre um dos grandes do futebol brasileiro

14/04/2024

A história do Clube de Regatas Vasco da Gama confunde-se com a própria história do Brasil.

Foi no espaço quase mítico do Estádio São Januário, por exemplo, que o então presidente da República Getúlio Vargas, entre outras coisas, anunciou a criação da CLT (Consolidação das Leis do trabalho).

O clube também notabilizou-se por ter sido o primeiro entre os grandes do futebol nacional a aceitar em seu quadro de atletas negros, pobres, analfabetos, operários e um sem número de outros marginalizados que, apesar do talento, eram proibidos de disputar torneios por ligas profissionais.

Aliás, sobre esse tema, tornou-se famosa, na história do clube, a chamada “Resposta Histórica” dada à liga carioca da época (a Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) em 1924, na forma de um carta na qual o clube recusava-se, peremptoriamente, a afastar do seu quadro de atletas, a pedido dos demais clubes do Rio de Janeiro, estes tais ...

A insistência, inclusive, lhe valeu um afastamento da Liga, seguido de um retorno em 1923, quando o clube tornou-se o primeiro campeão carioca a levantar a taça tendo em seu quadro de atletas esses jogadores negros, pobres, operários e analfabetos.

E o resultado? A insatisfação de parte da “elite” carioca da época (e dos demais clubes do estado), que de imediato providenciou mudanças estatutárias que fossem suficientes para impedir que tal feito se repetisse – o que, obviamente, como mostra a história, não se conseguiu.

Ainda sobre a história do Clube de Regatas Vasco da Gama, como não registrar o fato de que foi no clube que o Rei Pelé surgiu para o mundo, e que por isso mesmo sempre teve por este uma admiração que se revela em vários depoimentos de que é (e sempre foi) torcedor vascaíno?.

E como não lembrar, também, que o estádio do Vasco da Gama, o “São Januário”, foi durante muito tempo o maior da América do Sul, construído (como outra curiosidade) inteiramente a partir das doações e voluntarismo da sua própria torcida?.

Mas o clube também foi o primeiro brasileiro a conquistar um título internacional (o Sul-Americano de 1948), foi o primeiro carioca bi-campeão intercontinental (com os torneios de 1953 e 1957 sendo considerados mundiais na época), o primeiro carioca também a conquistar um brasileiro na era moderna (o Brasileiro de 1974), entre diversas outras ...

A História do Vasco da Gama começa no dia 21 de agosto de 1898, quando um grupo formado por 62 amigos, remadores portugueses e descendentes, decidiu que iria escrever um novo capítulo nessa história lusitana no país.

Estava sendo criado, inicialmente, um clube de remo, com o modesto objetivo de fazer frente em especial ao Clube de Regatas do Flamengo (1895) e ao Botafogo de Futebol e Regatas (1894); os principais representantes da modalidade na época.

Reunidos em um clube à Rua da Saúde, 293, no bairro de mesmo nome, os amigos de origem portuguesa, não sabiam, mais estavam, a partir dali, iniciando uma trajetória que se estabeleceria como uma das mais ricas e exuberantes do futebol mundial.

O seu nome, Clube de Regatas Vasco da Gama, por exemplo, foi uma homenagem feita ao lendário navegador português, responsável por descobrir o famoso caminho marítimo para as índias, cuja data de aniversário da conquista coincidia com a data da fundação do clube.

E a estreia do cruzmaltino nas disputas do remo não poderia ter sido melhor, com a primeira vitória a 4 de junho de 1899, um feito da baleeira “Volúvel”, que com os seus seis remos não deu a menor chance para os rivais, vencendo o primeiro páreo como um prenúncio de que glórias ainda maiores estariam por vir na trajetória do clube.

A primeira vitória no remo foi sucedida pelo primeiro título do Campeonato Carioca de Remo de 1905, que por sua vez foi sucedido por um bi-campeonato em 1906, até que em novembro de 1915 a equipe de futebol do clube foi finalmente criada, com a incorporação do clube de futebol do “Lusitânia”, para a definitiva criação do seu departament...

No ano de 1922, após passar por todas as divisões necessárias antes do seu acesso, o clube finalmente conquistou o direito de participar do Campeonato Carioca de 1923; e o resultado, mais uma vez, não poderia ter sido melhor: Foi simplesmente o campeão carioca daquele ano.

Foi a primeira vez que um clube verdadeiramente popular erguia a taça de campeão do estado.

Mas não foi só isso! Foi a primeira vez também que um clube carioca vencia o torneio com a participação quase que exclusiva de negros, operários, analfabetos, brancos pobres e vários outros marginalizados que agora faziam parte do seu departamento de futebol.