Tecnologia & Internet

Uol: história, como acessar as notícias recentes e melhores colunas

24/03/2024

O UOL é mais uma prova viva da força da internet, e abrange um mercado gigantesco aqui no Brasil.

A internet abriu um mercado novo e inexplorado na época de sua criação, e muitas empresas ou pessoas que apostaram nesse mercado conseguiram subir exponencialmente, principalmente pela novidade que tudo representava.

E esse foi o caso do UOL, que surgiu ainda antes da virada do milênio e conseguiu se impor no mercado brasileiro de modo pioneiro, quando tudo ainda era bastante recente no país.

Foi graças à empresa que muitas pessoas no Brasil tiveram seu primeiro acesso a essa rede mundial de computadores, através dos conteúdos disponibilizados de forma online.

O UOL é a maior empresa brasileira na área da internet, atuando com serviços digitais, conteúdos online e tecnologia.

O UOL é na verdade uma sigla, referente ao termo Universo Online.

É uma empresa bastante diversificada, atuando em vários segmentos e com produtos diversos relacionados à internet e a pagamentos e transferências.

Para se ter uma idéia, no Brasil, a cada 10 internautas, 9 acessam os conteúdos do Universo Online rotineiramente.

A gigante da internet possui tanto serviços pagos quanto serviços gratuitos, e apenas em relação a seus assinantes, são mais de 2,5 milhões (dois milhões e meio), contabilizando todas as áreas.

Em relação à língua portuguesa, o UOL é a maior produtora de conteúdo para internet do mundo.

Mensalmente, mais de 114 milhões (cento e quatorze milhões) de visitantes únicos, que visualizam mais de 7,4 bilhões de páginas (sete bilhões e quatrocentos mil).

Realmente são uma grande gama de serviços, e apenas os que contam com aplicativos são o próprio UOL, com seu portal de notícias; o Placar UOL, relativo ao esporte; o UOL cotações; o Bate-papo UOL; o UOL Mail; o BOL Mail; o UOL banca digital; o UOL produções e o PagSeguro.

A empresa surgiu ainda no ano de 1996, nos primórdios da era digital, e nesse período ajudou muitas pessoas a terem seu primeiro acesso a internet.

O Universo Online pertence ao Grupo Folha, que é também o proprietário do jornal Folha de São Paulo, e é controlado majoritariamente por Luiz Frias, que além de ser o maior jornal do Brasil, possui também várias áreas de atuação.

Inicialmente, o UOL era um portal de acesso aos conteúdos do jornal da Folha, inclusive suas edições diárias, além de traduções das edições do New York Times, que é um dos principais jornais do mundo, e outras variedades de conteúdos.

Em 1997 foi lançada a TV UOL, que trouxe a pioneira tecnologia da realização de transmissões ao vivo.

Depois de muitos anos de evolução, coberturas históricas, como o ataque às torres gêmeas, olimpíada de Sydney, e o primeiro jogo da seleção brasileira transmitido pela internet, em 2006 foi lançado o PagSeguro.