Automóveis

Tabela Fipe: Como fazer a consulta dos valores dos automóveis

14/04/2024

É bem possível que você já tenha ouvido sobre essa tal tabela montada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas na hora de comprar ou vender seu veículo.

Isso porque ela se tornou o parâmetro para o mercado automotivo de quanto os automóveis valorizam ou desvalorizam com o passar dos meses e dos anos.

Ela é tão importante que as montadoras, as grandes e pequenas concessionárias acompanham mensalmente a variação de valores dos veículos em todo o Brasil como parâmetro mínimo para suas transações.

Diante de sua importância, vamos falar um pouco mais sobre como é feita a medição de valorização ou desvalorização de cada veículo, como fazer a consulta dos valores.

Antes de destacarmos a importância da tabela, vamos saber mais sobre a história da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

O instituto é um órgão de apoio ao Departamento de Economia da FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP, um dos órgãos mais respeitados do país e de reconhecimento internacional.

Fundado em 1973 como órgão de direito privado, sem fins lucrativos, sua função principal está baseada em apoiar instituições destinadas ao ensino e a pesquisa, além da FEA-USP, sejam públicas ou privadas.

Sua destacada atuação nas áreas do ensino, da pesquisa, dos projetos e do desenvolvimento dos principais indicadores econômicos e financeiros que norteiam as ações do poder público e do mercado de investimentos e ações.

Para apresentar os indicadores, a instituição faz uma análise macro dos fenômenos sociais e econômicos na sociedade e micro nos impactos no bolso do trabalhador com base na teoria mercadológica da Economia.

Com os estudos de campo e os dados fornecidos, o objetivos dos trabalhos é, segundo a própria FIPE:.

Dentre as suas principais funções exercidas pelos profissionais mais respeitados do mercado financeiro, a instituição promove debates, simpósios, conferências e estudos que tragam o debate sobre a teoria econômica.

Além disso, promove suporte para os profissionais liberais, as empresas, a administração pública e as outras entidades da sociedade civil continuem aprimorando seus métodos de trabalho.

Como citado acima, para dar norteamento às políticas públicas acerca da economia e da assistência social, a fundação realiza pesquisas de campo de forma a calcular o impacto dos preços de bens de consumo e produtos no bolso das famílias.

Algumas destas pesquisas são realizadas mensalmente ou trimestralmente e seus resultados são apresentados ao público em geral em seu site e nos órgãos de imprensa.

Estes índices são fundamentais para apresentar o panorama do mercado brasileiro e o quanto a nossa renda se comporta em relação ao consumo das famílias brasileiras.