Entretenimento

Spotify: História, curiosidades, tudo sobre o app de áudio

14/04/2024

Atualmente o Spotify é um dos streamings mais notáveis quando se trata de reprodução de música, assim como o Netflix toma a dianteira em streaming de séries e filmes, por isso, hoje nós vamos te contar um pouco mais da história deste aplicativo que mudou a indústria fonográfica.

O Spotify teve um papel muito importante para a indústria fonográfica, e para os amantes de músicas e podcast, isso porque ele surge no momento onde as músicas eram baixadas de forma ilegal, e o download de músicas era bastante arriscado.

Com uma proposta de trazer música para todos sem precisar dos downloads, o Spotify tomou a dianteira, e passou a frente até mesmo do Apple Music, o principal concorrente da época.

Mas esse é apenas um breve resumo da história, vamos mergulhar a fundo e saber um pouco mais da história do aplicativo.

Quais são os seus benefícios e quais as vantagens de se ter o Spotify além de outras curiosidades.

Criada por Daniel Ek e Martin Lorentzon em Estocolmo, Suécia, por volta de 2006.

O Spotify dentro do ramo da tecnologia é uma novata, mas, ainda sim bastante relevante.

Seu nome gera muita controvérsia, pois, a história mais aceita até hoje é que ele tenha nascido de uma confusão entre os criadores que estavam falando sugestões de nomes até que um dos criadores entendeu “Spotify”, dentre uma das sugestões.

O Streaming de música levou bastante tempo para chegar até a América, o lançamento da plataforma só ocorreu em 2011, juntamente com a Oceania e a Ásia, antes disso ele só estava disponível na Europa.

  Mas aqui no Brasil ele apenas chegou por volta de 2014, tendo se expandido em uma velocidade considerável, praticamente já estava disponível para o mundo todo, dez anos após a sua fundação.

Mas, nós vamos ver mais adiante que o Spotify teve um papel muito importante dentro da indústria fonográfica, como nós vamos ver mais adiante, sendo um combate muito eficiente contra a pirataria.

Como dissemos anteriormente, hoje em dia é difícil até imaginar a vida sem os streamings, isso porque eles nos oferecem muito mais praticidade na nossa vida.

Além de que, eles mudaram a forma de se assistir filmes e ouvir música.

E para falar tanto de Spotify quanto de qualquer outro streaming, também precisamos comentar de dois outros fatores, que foram a internet de conexão rápida e o avanço dos smartphones pois ambos estão entrelaçados.

A conectividade de internet rápida fez com que tanto Spotify, quanto Netflix pudessem ser como eles estão hoje em dia, pois, antigamente com a internet discada se tornava praticamente inviável assistir um filme inteiro como assistimos hoje, ou até mesmo ouvir uma música como nós ouvimos sem pausas e em alta qualidade.

E por falar em internet o Spotify só existe como conhecemos hoje graças aos avanços da internet 3G e 4G pois, antigamente a internet no celular era algo que praticamente não existia.

Outro fator que fez com que o Spotify fosse viável, com certeza foi a chegada dos smartphones, pois, com os modelos antigos era difícil até você conseguir navegar ou realizar qualquer outra operação, que não fosse discar um número de contato ou uma mensagem.

Por isso, é correto dizer que os streamings estão entrelaçados com a internet os avanços do smartphone, porque tudo isso possibilitou que eles fossem o que são hoje em dia, e de fato esses serviços foram responsáveis em especial Spotify pela salvação das gravadoras como nós vamos ver a seguir.

Ao contrário da Netflix com os filmes e as séries, onde as produtoras ainda tinham algum recurso como por exemplo a televisão e o cinema e algumas outras mídias, as gravadoras não.

Desde os anos 90, as gravadoras vinham sofrendo com a pirataria no início em mídia física, principalmente com a chegada dos CDs que eram bem mais fáceis de ser reproduzidos do que as fitas K7.