Finanças, Crédito & Seguros

Score: O que é, como funciona e dicas para aumentar

14/04/2024

As instituições financeiras, bancos, lojas e comércio em geral, utilizam uma pontuação que cada cidadão possui, para lhes oferecer ou garantir um limite de crédito seja para compras ou empréstimo.

O nome dessa pontuação é Score.

Ele faz parte do perfil financeiro de cada cidadão e pode ser consultado sempre que preciso por qualquer empresa ou instituição financeira, para verificar como estão as ações de compra e pagamento de determinado CPF.

Para entender melhor como esse sistema funciona, continue lendo.

O Score é um tipo de indicador, um sistema que verifica e determina o perfil financeiro do cidadão.

Se ele compra e paga de forma correta, cumprindo os prazos e tem uma boa relação com suas finanças e economia, normalmente essa pessoa possui a pontuação mais elevada.

Essa pontuação citada, vai de 0 a 1000 e as instituições financeiras ou empresas que consultam esse perfil, conseguem avaliar se a pessoa é boa pagadora de contas ou não, se ela vai ou não atrasar os pagamentos, de acordo com o nível de pontuação que ela possui.

Além de identificar se uma pessoa é boa pagadora ou não, a pontuação do Score também indica para as instituições financeiras e bancos, se aquela pessoa merece crédito.

Seja através de um cartão, um financiamento ou um empréstimo.

Quanto maior for a pontuação, melhor é o perfil do cidadão frente a quitar suas dívidas e arcar com seus compromissos financeiros.

Nesse caso, também aumentam as chances de conseguir um financiamento ou empréstimo quando necessário.

Porém, quanto a pontuação é ruim, pequena.

Isso representa para o mercado que essa pessoa não paga suas contas em dia, ou que não possui compromisso em quitar suas contas, e por isso, nesses casos, o crédito pode ser muitas vezes negado.

Como dito acima, as empresas e instituições financeiras levam em consideração essa pontuação, para averiguar se o cidadão mantém sua palavra de quitar suas dívidas, sendo ou não um pagador.

Cada pontuação pode indicar uma situação de risco diferente.

Cada empresa e instituição financeira possui suas próprias formas políticas para avaliar o crédito de cada pessoa, podendo ou não realizar a consultora do Score antes de liberar o crédito.

Portanto, ter uma boa pontuação não necessariamente indica que você terá liberação de crédito fácil, assim também como não ter uma boa pontuação não indica que não conseguirá.

uma vez que essas informações revelam seus hábitos de pagamento, ela mostra sua relação com o mercado, e isso pode mudar sempre.

Alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de identificar essa pontuação, e o que o isso de fato influencia nos hábitos e comportamentos de cada pessoa.

Nem todo fator necessariamente é uma ação do cidadão.

Em alguns casos é preciso esperar um pouco para que essa pontuação aumente.

Mas manter um comportamento sobre os hábitos financeiros é fundamental para que o Score aumente de valor ao longo do tempo.

Cada pontuação foi definida como um peso, seguindo uma linha de estudo sobre o comportamento financeiro de um grupo de pessoas que não foram identificadas.

Nesse estudo, vários grupos foram formados, para representar as camadas da sociedade.

Cada um dos grupos possuía características parecidas, financeiramente falando, e com isso, foi mais fácil avaliar o comportamento de cada um deles, e poder elaborar estatísticas que comparassem os resultados diferentes.

Com isso, o consumidor e seus hábitos de compra e pagamento, puderam ser determinados através de uma pontuação, o Score.

Sendo a principal função dele determinar se aquela pessoa tem bons hábitos de compra e pagamento pelos olhos do mercado.