Esportes

Santos: principais jogadores e história do time

24/03/2024

Encerrando a sequência de postagens sobre os grandes times do estado de São Paulo, agora é a vez do Santos Futebol Clube.

O clube localizado no litoral paulista é aclamado por sua história centenária e o impacto causado no futebol ao longo destes 109 anos de vida.

Qualquer selecionado que tivesse grandes jogadores seria respeitado e temido em qualquer situação.

E quando falamos do time onde jogou o maior atleta de todos os tempos? Este é o Santos de Pelé!.

Hoje, vamos contar um pouco mais da linda história deste clube, seus principais títulos, grandes jogadores, a influência que o time dos anos 1960 e 1970 exerce até hoje no futebol, os títulos mundiais pela Seleção e pelo Santos que fizeram o futebol brasileiro ser reconhecido, etc.

É tanta história para contar que nada pode ser esquecido.

Agora, quem dá bola é o Santos!.

O futebol ainda era um esporte incipiente, no qual era jogado pela elite paulistana que tinha acesso aos materiais que foram trazidos por Charles Miller lá em 1894, voltando da Inglaterra e desembarcando no Porto de Santos para trabalhar na São Paulo Railway.

Como sabemos, o jogo foi ganhando forma e adeptos para que no ano seguinte, em 1895, acontecesse a primeira partida de futebol no Brasil no bairro do Brás.

Sete anos depois, aconteceu o primeiro campeonato paulista em que somente os times da capital disputaram as primeiras edições.

O grande campeão da época era o Paulistano, com forte rivalidade com o Mackenzie, o Germânica e o Floresta.

Faltava representatividade fora da capital e o campeonato era basicamente restrito, até por conta das limitações logísticas da época.

Somente existia o caminho para o mar e para o interior do estado por vias ferroviárias com viagens bem demoradas e exaustivas.

A solução era fomentar o futebol localmente e torná-lo forte para encarar os grandes adversários da época: os times da capital do estado.

Foi neste cenário que três esportistas tiveram a ideia de fundar um clube na cidade litorânea para bater de frente com as forças da capital e ter representatividade fora daquele eixo.

Estes senhores tiveram a iniciativa de convocar uma assembleia dentro das dependências do Clube Concórdia na antiga Rua do Rosário, 18 (atual Rua João Pessoa, 10).