Finanças, Crédito & Seguros

Banco Santander: Empresa, Internet banking, financiamentos, cartões e mais

21/04/2024

O Banco Santander é considerado uma das maiores instituições bancárias do mundo, caracterizada pela sua inovação tecnológica e por promover aos seus clientes soluções financeiras com ótimo custo-benefício.

Presente nas Américas, em todo o continente europeu e na África, o banco nascido em uma pequena comunidade do interior da Espanha está presente com relevância mundial.

Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a história do banco, os principais serviços oferecidos aos seus clientes.

Além disso, você irá descobrir como é o passo a passo para o cliente realizar seus investimentos com segurança e velocidade.

Na metade do século XIX, a pequena comunidade autônoma de Santander, hoje chamada de Cantábria, localizada na região norte da Espanha, estava em pleno crescimento econômico e populacional por conta da agricultura.

Diante do aumento expansivo da atividade econômica na comunidade, era necessário constituir um órgão responsável por auxiliar no ordenamento da movimentação financeira da cidade.

A solução foi criar a primeira instituição bancária da ilha e que recebeu o nome da cidade em questão, o Banco Santander.

A iniciativa se mostrou ser bem sucedida e logo o seu nome ficou sendo conhecido em toda a comunidade.

Mas o banco não estava satisfeito em atender apenas na capital da Cantábria.

Além de pensar no aspecto de expansão para as outras cidades, o objetivo de seus fundadores era consolidar o nome e se tornar referência na Espanha.

Para expandir, tomou uma decisão ousada.

Com o sucesso das operações em Santander, o banco abriu filiais em toda a ilha de Cantábria e decidiu comprar pequenos bancos em todo o país ibérico.

Essa compra de bancos gerou o maior banco privado do país, e que logo expandiu por toda a Europa.

Em 1980, o Santander abriu escritórios e agências na América do Norte e nos principais países da América do Sul, como a Argentina, Chile e o Brasil.

Com mais de 150 anos de história, o conglomerado espanhol é considerado o maior banco de toda a região do Euro e está entre as principais instituições bancárias do mundo.

A chegada do banco em nosso país aconteceu no ano de 1982, com a abertura de seu escritório na capital paulista.

Dentro do seu planejamento estratégico de expansão nos países onde atua, o seu crescimento foi baseado na compra de pequenos bancos pelo país.

Dito posto, a primeira aquisição foi em 1997, com a compra do Banco Geral do Comércio, em São Paulo.

O acordo foi fechado com a Camargo Corrêa, conglomerado onde era dono da instituição bancária.

Em 2000 aconteceu o pulo do gato para o banco espanhol.

Em uma só tacada, três bancos foram comprados pelo conglomerado, em que aumentou exponencialmente a base de clientes e seu valor de mercado.

Um destaque especial para o lendário Banespa.

O Banco do Estado de São Paulo era uma instituição gerida pelo Governo do Estado de São Paulo e que cuidava da folha de pagamento e dos salários dos funcionários públicos estaduais e de várias prefeituras.

A administração do então Governador Mário Covas teve a aprovação da Assembleia Legislativa para a concessão de todo o espólio, sendo adquirido pelo grupo em negociação que demorou dois anos para ser totalmente concluída.