Outros Assuntos

Rastreamento Correios: como fazer? passo a passo

24/03/2024

É bem possível que você já tenha feito alguma compra pela internet ou feito uma venda da sua loja online e recebido o código de rastreamento correios.

Na atual situação econômica e em tempos de pandemia, contar com uma fonte alternativa de renda é importantíssimo.

Não importa se é a compra ou venda, o produto precisa chegar ao seu destino final.

Nesta hora o assunto do rastreamento Correios vem à tona.

Esse assunto já faz parte da nossa rotina e nem percebemos o quão importante é contar com essa numeração e ter a certeza de que o produto irá chegar, de uma forma ou outra.

Por isso, vamos dissecar sobre este assunto e trazer os detalhes mais importantes sobre este serviço dos Correios.

É o serviço desenvolvido pela empresa brasileira de correios e telégrafos para monitorar o despacho de qualquer objeto enviado por pessoa física ou jurídica ao seu destinatário.

É composto por uma sequência de 13 caracteres, sendo:.

Reconhecido como código de rastreio, dá para saber onde o seu produto está, o histórico de localização de onde passou e te informa quando estiver a caminho do seu endereço.

 A introdução do rastreamento nos serviços dos Correios pode parecer algo com que a empresa tenha uma larga experiência.

Diferentemente da sua história, datada de 1663, o forte não era mandar objetos para as pessoas, focando a carta e o telegrama.

A maior revolução da história da empresa foi em 1969, quando ganhou autonomia financeira e administrativa para operacionalizar o serviço e foi formada a ECT (Empresa de Correios e Telégrafos).

A partir deste momento, uma revolução foi aplicada no funcionamento das entregas e envios, com a introdução do CEP, novas agências, novo centro de triagem eletrônica e o funcionamento de dia e de noite.

Novos serviços começaram a fazer parte do portfólio dos Correios, como o PAC e a carta registrada.

Foi o embrião do qual nós veríamos até os dias atuais.

Com um novo centro de triagem, as cartas que tinham o registro eram separadas e tinha o método de entrega acompanhando internamente, sem acesso ao consumidor final e a quem fez o envio.

Foram mais de 30 anos com este serviço sendo o único a fazer o registro de cartas.

Não era um procedimento existente o envio de objetos com registro, o que causava muitas dores de cabeça a quem recebia e enviava.

Somente em 2001, com a informatização completa dos serviços dos Correios e o consequente nascimento dos serviços de e-commerce é que um novo nicho começaria a nascer e mudaria totalmente a questão da satisfação do consumidor perante o serviço estatal.