Empresas & Negócios

Posto de gasolina: tudo que precisa saber para montar o seu

24/03/2024

Começar um novo negócio do zero e saber exatamente onde e como investir o seu dinheiro nem sempre é um processo fácil.

Os empreendedores que buscam iniciar um novo comércio, empresa, etc.

precisam ter a mínima segurança do custo-benefício nessa transação, sendo assim, abrir um posto de gasolina tem se mostrado um dos melhores investimentos do Brasil.

A busca e demanda é altíssima, além dos valores extremamente altos que o mercado de combustíveis vem passando nos últimos anos, tornam esse um grande atrativo para investidores, empresários e empreendedores.

Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre como ter um posto de gasolina, suas vantagens e como montar um.

Montar um posto de gasolina não é uma tarefa das mais simples, sendo preciso passar por diversos procedimentos e aquisições estruturais antes de iniciar com o funcionamento.

Além disso, é necessário que seja estabelecida uma rede com os distribuidores e também preparar o seu corpo de funcionários.

Outros inúmeros fatores também são igualmente importantes, como as licenças necessárias.

Assim, vamos mostrar os pontos que você precisa saber para abrir um posto de gasolina no Brasil.

A demanda para o mercado dos postos de gasolina é excelente e muito amplo, afinal, é possível encontrar um posto de gasolina em qualquer lugar do país, seja no centro ou bairros das grandes cidades, nas entradas e saídas de qualquer cidade e até mesmo em zonas rurais, nos chamados povoados, os postos de gasolina também estão presentes.

Primordialmente isso acontece pela alta demanda do público, os combustíveis são necessários atualmente para o funcionamento da sociedade.

Afinal, eles estão em todos os transportes e a sua durabilidade é curta, sendo necessário está sempre abastecendo os veículos.

Sejam pessoas de classe alta ou baixa, todos precisam de combustível para se locomover com seus automóveis, o que faz de um posto de gasolina um negócio extremamente rentável.

Além do mais, ao investir nesse negócio as vendas não estão restritas apenas aos combustíveis.

Os postos têm comercializado cada vez mais serviços diversos, como óleos, produtos alimentícios e bebidas e muitos outros itens em suas lojas de conveniência.

A quantidade de oportunidades para investir em um posto de gasolina vai muito além disso, a depender da área é possível criar pousadas, lojas para alugar, estacionamentos, restaurantes, lavagem, elétrica e muito mais.

Portanto, dependendo da criatividade, localização e espaço disponível para ampliação dos negócios ao redor do seu posto de gasolina irá torná-lo ainda mais lucrativo.

Esses investimentos podem ser um grande diferencial para o sucesso do seu posto, afinal de contas é possível encontrar diversas opções em cada cidade.

Deste modo, ter um atendimento de qualidade e conseguir anexar bom preço aos seus combustíveis e aos seus produtos extras, podem ser a chave para o sucesso.

Entender o mercado e desenvolver os melhores contatos com as distribuidoras de combustível é um aspecto fundamental para o seu negócio.

Existem duas opções básicas para manter o fornecimento da sua empresa, porém elas são bem distintas e é importante traçar e conhecer bem a estratégia que resolva escolher.

Uma das opções é escolher por ser um posto de gasolina “bandeira branca”, onde o posto não terá uma fornecedora exclusiva, permitindo ao proprietário explorar o mercado e a cada nova demanda buscar os melhores preços, o que pode permitir baixar os preços dos seus combustíveis e por consequência, ganhar ainda mais tráfego no seu posto...

A segunda opção para o seu fornecimento é se associar a uma bandeira fixa, ou seja, uma marca de vendedora de combustíveis.

Assim, a sua compra fica presa a esse fornecedor exclusivamente, por outro lado, a marca pode acabar ajudando na construção e estruturação do posto de gasolina, diminuindo os custos para o empreendedor ou empresário que está iniciando um novo posto.

O valor para começar um posto é superior aos 600 mil reais, sendo que se espera que o investimento seja recuperado em menos de 2 anos.

É evidente que essa estimativa muda drasticamente a depender do tamanho da cidade e do fluxo de clientes.

Portanto, ter uma ajuda das empresas de combustíveis na abertura do seu posto de gasolina pode se mostrar uma parceria bem vantajosa.

A localização é um ponto chave para todos os tipos de comércio, estar bem situado traz uma maior visibilidade, acessibilidade e por tabela uma maior movimentação.

Deste modo, focar em em centros urbanos quando possível.

Entradas e saídas de cidade também são boas pedidas, o foco é lugares que tenham um alto fluxo de veículos durante o longo do dia.

Caso a sua área seja mais deserta ou afastada, compense isso retirando as dificuldades para chegar até o seu posto de gasolina.

Caso esteja preocupado com o nível social do seu posto de gasolina, fique tranquilo.

Seja onde for localizado, se ele estiver em pontos com alto fluxo de movimento automotivo a sua vendagem será a mesma do que em algum bairro nobre.

Carros, motos e afins estão em todos lugares, isso faz dos postos de combustíveis um empreendimento para qualquer lugar.

Além do mais, esses pontos também exigem um menor valor investido na aquisição das áreas para construção do seu posto.