Frases & Mensagens

Poema do Cume: Letra do autor original, com vídeo. Tente não rir!

21/04/2024

Poucas pessoas conhecer a origem do poema do cume, e principalmente, quem é o seu autor.

Escrito por Laurindo Rabelo, o poema engraçado e divertido, cheio de duplo sentidos, faz rir e diverte todos aqueles que escutam pela primeira vez.

Laurindo é considerado o rei da música brega, além do poema do Cume, também criou o poema “Do Penico à Bomba atômica” que embora não tenha feito o mesmo sucesso, mantém o mesmo estilo de escrita do cantor.

Um erro muito comum é encontrar os créditos do poema dado erroneamente ao Plautus Cunha.

O que não é uma verdade e acabou se tornando uma grande polêmica.

A tendência do escritor oficial é de criar frases de duplo sentido que expressem algo divertido e que muitas vezes tenham a ver com a sociedade.

Para saber mais e conhecer o Poema do Cume, continue lendo.

O poema do Cume fala de uma montanha, onde nasceu uma rosa.

E conforme a flor desabrocha, ela passa a liberar um cheiro.

Toda a história e colocada em forma de verso, com muito duplo sentido, e uma forma sonora, que leva a deixar o poema, levemente obsceno.

Como a palavra “cume”, ligada a outras palavras, pode indicar uma parte do corpo humano estando em situações adversas e constrangedoras muitas vezes.

E essa é a grande sacada do autor e também toda a graça do poema.

Além do Poema do Cume, Laurindo também escrever diversos outros poemas de mesmo estilo.

Toda essa encadernação, se torna uma raridade quando o assunto é duplo sentido e frases que podem ser usados em contextos dúbios.

Assim como suas demais obras foram inspiradas em outras obras, o principal responsável pela ideia, foi Laurindo, que se inspirou em uma outra obra de Israel de Souza Lima.

Não existem informações que validem essa afirmação, mas ao que se sabe, isso aconteceu em 1958.

O responsável pela criação do Poema do Cume é Laurindo Rabelo.

O poeta era médico e também foi professor.

Natural do Rio de Janeiro, nasceu em 1826.

Era filho de um oficial, de família humilde da cidade carioca.

Toda a sua infância foi bastante humilde e cheia de privações, sendo a grande maioria delas voltada a se libertar através das palavras.

Em seus últimos anos, seguiu a carreira eclesiástica, recebendo a ordem, mas abandonando logo em seguida, por brigar com alguns colegas.

Depois disso resolveu cursar escola militar para tentar outra carreira.

Um pouco mais tarde ingressou no curso de medicina.

Durante seus anos de estudante, sempre foi conhecido por ser espontâneo e desengonçado e por toda essa forma bizarra, se tornou popular e ganhou o apelido de poeta lagartixa.

É difícil determinar ou definir um significado específico para o poema do Cume, já que ele foi criado para entreter e divertir, através de uma brincadeira.

Todo o enredo gera muitas risadas quando lido em voz alta.

Para determinar significados para a letra, é preciso pensar no cume, como um verdadeiro morro ou montanha.

Mas é difícil já que a sonoridade do poema, faz pensar na principal brincadeira, da psicodelia da palavra “cu” no meio de todos os versos.

Por ter uma personalidade bastante polêmica, Laurindo Rabelo, ao criar o poema do Cume despertou em seus leitores um sendo divertido para a leitura de poesias.

As rosas plantadas no cume, mesmo que de forma obscena, foi publicado em um livro chamado de “Poesias Livres” em 1882 e naquela época, se tornou algo bastante curioso.

Publicado em papel barato e encadernação opúscula, se tornou um fenômeno e uma raridade para a época, já que todos queriam comprar para ler.

Mesmo que cerca de 4 acervos do livro, outros escritores da mesma época como por exemplo, José de Alencar, se declarou admirador da obra.