Tecnologia & Internet

PDF: o que é e sites para converter arquivo para PDF

14/04/2024

O PDF é um formato prático de arquivos e documentos, que possui uma grande difusão pelo mundo.

É um formato padrão utilizado para diversos fins, e que permite aos usuários e criadores iniciais uma qualidade de exibição, bem como a permanência de todos os traços originais, mesmo após transitar por diversas plataformas e dispositivos.

Mesmo no uso cotidiano, é muito comum, ao realizar o envio de um documento ou arquivo similar para outra pessoa, ao chegar no destino final, ele sofrer algumas alterações pelo meio como foi enviado.

Até mesmo o próprio computador, ao abri-lo, causa algumas mudanças, principalmente no que se refere a sua formatação.

Contudo, o PDF é um formato mais “rígido”, permanecendo inalterado, pois é um modelo menos editável que os outros.

Por isso, é a forma ideal de arquivos para impressão, envios de trabalhos finais, etc.

pois mantêm todos os traços do arquivo original após esses processos ou “viagens”.

Essas características garantem até mesmo mais segurança, pois não permitem alterações bruscas sem a utilização de softwares específicos.

Não são poucos os casos também, em que há a necessidade de converter esses arquivos para outros formatos, sejam para modelos mais editáveis ou para possibilitá-los outra utilização, e este artigo trata justamente sobre essa temática.

O PDF é uma sigla para Portable Document Format, que é um formato de arquivo bastante utilizado para a exibição e compartilhamento de documentos com toda a segurança necessária.

A sua ampla difusão no mundo se deve principalmente a sua compatibilidade com os mais diversos tipos de hardwares, sistemas operacionais ou softwares.

O PDF foi criado no ano de 1992 pela Adobe Acrobat, e atualmente é um padrão aberto, sendo que sua organização mantenedora é a ISO,(International Organization of Standardization).

Toda a ideia do projeto partiu da mente de John Warnock, que era um dos criadores da empresa.

Sua intenção era de inventar algo para que todos conseguissem pegar um documento vindo de qualquer parte e realizar seu envio no formato eletrônico para que pudesse ser aberto e todos os tipos de computadores.

Esse projeto na verdade teve início ainda em 1991, mas sua criação final foi realizada apenas um ano depois.

Durante essas três décadas, muitas coisas evoluíram, e sua capacidade e suportabilidade de funções novas e necessárias foram cada vez mais aumentando.