Automóveis

Onix: é bom? Vale a pena comprar o carro? Entenda

21/04/2024

O modelo Onix da Chevrolet se tornou um dos veículos do topo do ranking em vendas da marca, e um dos mais populares dos últimos anos da categoria.

Com isso, muitos consumidores ainda se perguntam se esse é um modelo de carro que vale a pena investir.

A realidade, é que tudo depende da necessidade de cada pessoa, e qual a sua realidade quanto as expectativas para o veículo.

O Chevrolet Onix é um carro compacto e popular que atende principalmente motoristas urbanos, mas afinal, por quê é o modelo mais vendido?.

A grande verdade sobre isso, se trata de ser um carro que possui um valor razoável.

A Chevrolet vendeu mais de 240 mil unidades contra o Ford Ka que fica em segundo lugar entre os mais vendidos com pouco mais de 100 mil unidades e o HB20 da Hyundai em terceiro também com aproximadamente 100 mil veículos vendidos.

Por ter se tornado o carro mais vendido, essa dúvida é muito comum, principalmente com relação a suas versões diferentes.

Entre o Onis e o Onix Turbo, existem algumas diferenças que mudam os parâmetros na hora de comprar os dois modelos.

Para entender melhor, continue lendo.

Dentro da categoria dos Hatchbacks, o Onix está entre um dos favoritos e mais compactos da preferência dos motoristas do país.

O modelo possui várias versões que são diferentes entre si, com pequenas diferenças, podendo isso, ser um grande diferencial na hora de escolher o favorito.

Algumas diferenças entre os modelos são bem grandes, enquanto outros são bem semelhantes, Veja abaixo, os modelos de Onix que são produzidos e entenda quais as principais diferenças entre eles.

Em versões básicas de todos esses modelos, a motorização e o câmbio mudam bastante.

0, um motor aspirado, com apenas 78 cavalos de potencia e 3 cilindros.

O torque é de 9,6 kgfm e tem 6.

Esse tipo de motor é de categoria manual e no caso do Onix possui 6 marchas.

Enquanto que na versão turbo que também é 1.

0, os cilindros recebem injeção de combustível direta.

Sendo assim a sua potência é maior, sendo de 116 cavalos, e o torque varia de 16,8 kgfm com 2.

Nesse caso também, o turbo da versão, mesmo com câmbio manual e 6 marchas, oferece também opção automática, dependendo de qual será a opção escolhida.

Ao perceber essas diferenças, o desempenho também é diferenciado em todas as versões.

0 de motor aspirado, a avaliação de desempenho mostrou uma aceleração de 0 a 100 em 13,3 segundos.

Além disso, em se tratando de autonomia, o consumo do veículo é bem interessante, já que faz em perímetro urbano, cerca de 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.

E na estrada o desempenho chega aos 11,7 km/l com etanol e 16,7 km/l com gasolina.

Tendo em mente esses números, o veículo fica classificado com excelência em questão e ser um modelo econômico, daí talvez, o sucesso que faz em vendas.

Já o Onix Turbo tem uma aceleração mais rápida, indo de 0 a 100 em 10,1 segundos.

Enquanto a autonomia é bem parecida com a outra versão, sendo de 9,4 km/l de etanol e 13,5 km/l de gasolina na cidade.

E 11,2 km/l de etanol e 16 km/l de gasolina na estrada.

A opção turbo não tem variação com a aceleração, mas o consumo é levemente menos econômico que o Onix Turbo manual.

A versão automática gasta cerca de 8,3 km/l de etanol e 11,9 km/l de gasolina na cidade, e 10,7 km/l de álcool, e 15,1 km/l de gasolina na rodovia.

A Chevrolet lançou o Onix em 2014 e desde então, o mercado de carros populares mudou.

Desde então se tornou um dos queridinhos dos consumidores, que foi subindo e hoje ocupa o topo da lista entre os mais vendidos.

O modelo de Onix 2014 foi o estreante, de modelo compacto e câmbio automático, foi um dos pioneiros nesse tipo de transmissão, e quando foi lançado, tinha 3 versões diferentes.

Sua motorização tinha várias configurações distintas, e hoje em dia, ele ainda é vendido como usado, por preços que variam entre os R$ 30 mil, dependendo do estado de conservação.

Desde seu lançamento, o Onix sempre teve como principal concorrente os modelos HB20 da Hyundai, o Gol da Volkswagen, o Etios da Toyota e o Nissan March.

Fazendo parte da segunda geração, ele tinha versões adaptativas, com sistema de troca de marchas e controle integrado, ou seja, quando é possível trocar de marchas por alavanca.