Empresas & Negócios

Nike é boa? Vale a pena comprar no site online? Descubra agora

14/04/2024

A Nike é mundialmente conhecida como a maior empresa de material esportivo do mundo.

Ela está representada nos maiores clubes, atletas e competições em todo o globo e é referência no segmento devido a qualidade e popularidade dos seus produtos.

Atletas como Lebron James astro da NBA que joga pelo Los Angeles Lakers, Cristiano Ronaldo um dos maiores jogadores da história e que atua na Juventus da Itália, Tiger Woods considerado o maior golfista da história, Rafael Nadal um dos maiores tenistas de todos os tempos e os quarterbacks da NFL Aaron Rodgers e Russell Wilson são alguns exemplo...

A empresa possui uma longa história e passou por diversos processos até chegar ao sucesso atual, com alguns produtos que marcaram época e alavancaram o desenvolvimento surreal da marca.

Vamos ver tudo a respeito da Nike, desde a sua história, produtos vendidos e como a empresa é atualmente.

, foi batizada inicialmente de Blue Ribbon Sports, uma empresa americana de roupas esportivas que ficava sediada na no estado de Oregon, na cidade de Beaverton, sendo fundada no ano de 1964 por Bill bowerman e Phil Knight, um treinador de atletismo e seu ex-aluno.

A primeira loja foi aberta em 1966 e apenas no ano de 1972 eles lançaram o primeiro calçado da então denominada marca, Nike.

O nome foi inspirado na deusa grega Nice, símbolo da vitória.

Então, no ano de 1978 a empresa teve seu nome alterado de forma definitiva para Nike, deixando o Blue Ribbon Sports para trás e abrindo o seu capital dois anos depois.

Assim, a marca foi ganhando mercado gradualmente e atualmente a Nike está presente em mais de 170 países, um sucesso total.

Durante a fundação a empresa, como todas as outras, precisava de uma logo para representá-la e buscaram algo que pudesse representar a característica de velocidade, relacionado também a deus que deu origem ao nome da marca e que possuía asas.

A logo foi criada em 1971, antes do primeiro calçado da marca ser lançado, o criador foi Carolyn Davidson, que vendeu o desenho do logo por um valor de apenas 35 dólares.

O símbolo deveria representar uma empresa que possuía a ambição de chegar ao topo e possuir os aspectos já citados, hoje podemos ver que o design gráfico foi cirúrgico, conseguindo representar no Swoosh todas as características em um logotipo simples, objetivo e bonito que pode ser reconhecido em qualquer lugar do planeta.

No final dos anos 80, a Nike começou o crescimento contínuo dos seus negócios através de diversos investimentos que vieram para diversificar a sua linha de produtos, a empresa fez a aquisição de diversas outras empresas do segmento de calçados e vestimentas e revendendo essas empresas anos depois por valores muito acima do investido inicialm...

Dentre as empresas adquiridas temos a Cole Haan, empresa de calçadas comprada em 1988, foi a primeira aquisição da Nike que vendeu a empresa em 2012 por um valor próximo a 570 milhões de dólares.

Em 1994 a Nike adquiriu a Canstar Sports, que foi vendida no ano de 2008 quando já era conhecida como Bauer Hockey, por 200 milhões de dólares.

Outra subsidiária da Nike era a famosa Umbro, marca muito conhecida no Brasil e alguns países do mundo.

A Nike fez essa aquisição no ano de 2007, por 580 milhões de dólares, com o objetivo de expandir-se ainda mais no mundo do futebol e bater de frente com a sua maior rival do segmento, a Adidas.

Porém, o investimento só surtiu efeito no início e depois de alguns anos e alguns problemas entre as empresas a Nike passou a ter prejuízos com a marca e decidiu vender a Umbro em 2012 pelo montante de 228 milhões de dólares.

Como dito no início, a Nike patrocina diversos atletas e essas parcerias foram fundamentais para o sucesso da marca, parcerias com atletas consagrados como Michael Jordan e os calçados da marca Air Jordan, por exemplo, fizeram com que a marca crescesse ainda mais nos EUA e conquistassem o público do basquete.

A fórmula se repetiu com outros diversos esportes e fez com que a empresa conseguisse de forma dominante alcançar o objetivo do seu lançamento, se tornar a número um e alcançar o topo.

Além dos patrocínios mencionados para atletas, a Nike também é uma das maiores fornecedoras de material esportivo do mundo para clubes de futebol e outros esportes.

De acordo com dados da GlobalData Sports Intelligence Center, da KPMG, a empresa irá investir mais de 1,6 bilhões de dólares em patrocínios no ano de 2021.

Dentre alguns dos principais patrocínios da Nike no futebol, encontramos clubes como o Barcelona e Atlético de Madrid na Espanha, Inter de Milão e Roma na Itália e o PSG da França.

Ainda é a patrocinadora oficial das Seleções Brasileira e Portuguesa, além de alguns clubes no Brasil e em Portugal, como Corinthians, Estoril e Rio Ave.