Tecnologia & Internet

Net vale a pena? Confira os melhores planos para contratar

14/04/2024

A NET, apesar de muitos ainda acharem que ela é uma empresa que atua separadamente ou como subsidiária, na verdade ela não existe mais como uma razão social.

Isso porque, atualmente ela é uma parte integrante da Claro, fazendo parte do seu portfólio de serviços.

Desse modo, ela não existe mais como uma empresa em si, nem mesmo atuando de modo controlado, pois está 100% ligada a empresa de telefonia.

Apesar de ainda possuir seu site específico, mas já com muito da cara de sua proprietária, todos os comandos são totalmente interligados.

Desse modo, não há como dissociar uma da outra, pois efetivamente não há mais uma separação entre ambas.

Obviamente que a Claro ainda funciona de forma separada, com suas outras ramificações.

Mas, a NET não, esse é exclusivamente um serviço da empresa.

A NET foi uma gigante empresa de telecomunicações que surgiu inicialmente através do provimento do sinal de TV a cabo.

Contudo foi expandindo suas áreas de atuação, virando também uma grande provedora de internet e atuando até mesmo em serviços de telefonia.

Contudo, atualmente pode ser assim considerada, como um serviço da Claro, que atua na área de telecomunicações, como TV por assinatura e provimento de internet para a área residencial.

Essa foi uma área que sempre fez parte dos serviços da empresa, desde sua criação, a rede de telefonia apenas realizou uma ampliação de sua área, melhorando a qualidade de seus serviços.

Atualmente, a NET atua no ramo de serviços de TV e internet de uso residencial, isto é, um departamento da Claro relacionado aos serviços para se usar, normalmente, em casa, mas há também alguns que rompem essa barreira.

A história da NET já percorreu por três décadas, desde sua fundação como empresa e sua transformação em um “departamento”.

A empresa foi fundada no ano de 1991 por Antônio Dias Leite Netto, que comprou pequenas TVs a cabo e criou sua multicanal, que atuava longe de grandes centros de concorrência, onde já atuavam outras empresas maiores, como a Globo Sat.

Nesse período sua atuação era voltada para a distribuição do sinal de canais estrangeiros, não realizando a produção de conteúdos próprios.

Apenas dois anos após a fundação, o Grupo Globo e a Ralph Partners II conseguiram 30% da empresa, e foram realizados investimentos em equipamentos mais avançados.

A área de atuação da NET nessa época era bastante reduzida e na verdade toda a expansão pela qual a empresa passou é trabalho do próprio Grupo Globo.

Tanto que a fundação da NET em si é atribuída ao Grupo em questão.

Em 2004 América Móvil comprou uma boa parte das ações da NET, se tornando uma grande acionista da empresa, que na época era controlada quase que exclusivamente pelo Grupo Globo.

E em 2012, devido a uma lei da Anatel –  agência responsável pela regularização das empresas de telecomunicações, que proibia que essas empresas fossem controladas pelas emissoras de radiodifusão, como é o caso da Globo.

Com isso, o grupo obrigou-se a vender o restante das ações que lhe pertenciam para a Embratel, que é uma subsidiária da América Móvil, e que já havia comprado grande parte das ações em 2010, passando a ser comandante geral da empresa.

Mas já em 2015, foram tomados os passos rumo a sua atual proprietária, a Claro, que incorporou não apenas a NET, mas como também a Embratel, que era sua proprietária.

Nesse período as empresas continuaram a exercer suas funções de certo modo independente, mas já funcionando como a mesma pessoa jurídica, a Claro S.