Esportes

NBA: Maiores Jogadores, títulos da Liga e suas rivalidades

21/04/2024

A National Basketball Association (NBA) foi fundada em 1946 na cidade de Nova Iorque e a muitos anos é a melhor e maior liga de basquete do mundo.

Ela é composta por 30 franquias divididas em duas conferências, Leste e Oeste, onde os campeões de cada divisão se enfrentam na grande final.

A liga é transmitida para 225 países por aproximadamente 50 canais, em 47 idiomas diferentes e  continua a crescer em todo o mundo.

Durante os seus 75 anos de existência a liga coleciona grandes histórias, dinastias, confrontos e jogadores que marcaram não apenas o basquete ou a NBA, mas o esporte em geral.

Assim, vamos conhecer um pouco mais sobre as grandes rivalidades, os melhores jogadores da sua história e os títulos e maiores vencedores da história da NBA.

A NBA passou alguns períodos de grandes dinastias e equipes que marcaram época, as primeiras delas foram justamente as atuais franquias com mais títulos da liga na história, Boston Celtics e Los Angeles Lakers.

O Los Angeles Lakers venceu 5 títulos da NBA entre o final dos anos 40 e meados dos anos 50.

Liderados pelo pivô George Mikan o time se estabeleceu logo de cara como uma das maiores franquias da história da liga.

Essa dominância ocorreu em uma época em que ainda não existia o cronômetro de tempo, onde as equipes passaram a ter 24 segundos para concluir uma jogada.

Esse reinado dos Lakers durou até 1957, quando uma nova dinastia se iniciaria.

O pivô ingressou no Celtics como calouro em 1957, um time já estabelecido e uma das principais forças da liga, mas que até então não tinha conseguido se firmar como vencedor.

O time já contava com nomes como do armador Bob Cousy e do lendário técnico Red Auerbach.

A chegada de Russell era o elemento que faltava para a equipe de Boston e isso trouxe resultados imediatos e que superaram as expectativas de qualquer um.

O time venceu a liga incríveis 11 vezes num período de 13 edições disputadas, sendo 8 delas consecutivas, entre 1959 e 1966,  a maior dominância da história da NBA e que não foi superada até os dias atuais, inclusive vencendo o seu maior rival, Los Angeles Lakers, em 6 Finais.

Após alguns anos com menores índices de audiência, mas de crescimento contínuo na sua estrutura a NBA ganhou um novo capítulo marcante de sua história, a rivalidade entre Lakers e Celtics se elevou a um novo nível durante os anos 80, quando os então calouros Magic Johnson em Los Angeles e Larry Bird em Boston, se juntaram à liga.

Durante esse período, o Lakers que além de Johnson tinha destaques como o lendário Kareem Abdul-Jabbar, um dos maiores jogadores da história da liga e James Worthy que também era uma estrela na sua época, venceram a NBA por 5 vezes na década e Magic Johnson foi eleito o MVP (Most Valuable Player) das Finais 3 vezes.

Enquanto isso, Larry Bird e o Boston Celtics, que contava com Kevin McHale e Robert Parish no elenco, venceram a liga 3 vezes nesse período, Bird foi eleito 2 vezes o MVP das Finais.

Estabelecendo de vez a maior rivalidade entre duas franquias na história da liga, nesse período eles se enfrentaram em 3 finais, o Lakers levou a melhor em 2 confrontos (1985 e 1987) e o Boston ganhou 1 confronto (1984).

Os times ainda se encontrariam novamente nas finais de 2008, vencida pelo Boston Celtics do trio de ferro formado por Kevin Garnett, Ray Allen e Paul Pierce.

Enquanto em 2010 os Lakers de Kobe Bryant levaram a melhor e se sagraram campeões, dando o troco nos rivais.

Ao todo, foram 12 finais entre as equipes, com o Boston vencendo 8 confrontos e o Los Angeles Lakers 4.

Qualquer pessoa, goste de basquete ou não, já ouviu falar ou conhece o astro Michael Jordan.

O ex-jogador é considerado o maior de todos os tempos no esporte e conseguiu vencer a liga 6 vezes com o Chicago Bulls, ao lado de outros astros como Scottie Pippen e Dennis Rodman, a equipe conseguiu uma dominância incrível e marcou uma época.

O Chicago Bulls venceu 3 títulos consecutivos de 1991 a 1993, então Michael Jordan se aposentou por dois anos para jogar Baseball, nesse período o Houston Rockets do pivô Hakeem Olajuwon venceu a liga nos dois anos seguintes.

Então, em 1996 Jordan retorna da sua aposentadoria para o Chicago Bulls vencer novamente a liga, por mais 3 vezes consecutivas entre 1996 e 1998.

Os anos 2000 começaram e terminaram com a estrela de Kobe Bryant brilhando.

Ao lado de Shaquille O’Neal o time da Califórnia conquistou um tricampeonato em 2000, 2001 e 2002 sem dar a mínima chance aos adversários nas Finais.

No final da década e início da década seguinte o Lakers ainda venceria outros dois títulos, em 2008 e 2010, o que colocava de vez Kobe Bryant entre os maiores da história da NBA.

Para completar, além de vencer a liga em todos esse anos, o time de Los Angeles ainda chegou em outras 2 finais, quando foi derrotado pelo Detroit Pistons em 2004 e pelo Boston Celtics em 2008.

Uma década inteira de domínio dos Lakers, mas que ainda abriu espaço para outra franquia brilhar.

Popovich é considerado um dos maiores treinadores de todos os tempos graças ao seu trabalho frente ao San Antonio Spurs, que fica localizado em um centro comercial pequeno.

Campeão em 1999, o time voltaria a vencer o campeonato outras três vezes na década seguinte (2003-2005-2007) e mais uma vez em 2014.