Entretenimento

Naruto: tudo sobre esse anime que é sucesso mundial

21/04/2024

Naruto é um clássico das histórias de mangás.

É uma criação de Masashi Kishimoto, vencedor do prêmio Hop Step Award de 1996 com o mangá Karakuri, e que graças a isso conseguiu atrair o interesse de vários editores admirados com o seu estilo que mescla o de vários outros mangakás (desenhistas de mangás); uma característica que, aliás, o ajudou a conquistar jovens, adultos e até mes...

Tratando especificamente do mangá Naruto, sabe-se que a sua história começa no ano de 1997, quando Kishimoto decidiu contar a história de Naruto Uzumaki, um iniciante nessa curiosa arte ninja, e que passou a lutar de todas as maneiras possíveis para obter, por meio dessa arte, o reconhecimento e o respeito da sua comunidade.

Baseado em dois one-shots (capítulos rápidos) escritos por ele mesmo (Karakuri e Naruto), a série percorre a pré-adolescência e a adolescência do personagem, além de girar em torno das inter-relações entre os demais componentes, em especial as que se desenvolvem entre ele e um grupo formado por outros pré-adolescentes: Kakashi Hatake, Sak...

Mas a coisa começa a ficar complicada mesmo é quando surge em cena o terrível personagem de Orochimaru, um dos membros do “trio de ninjas lendários”, que, juntamente com Jiraya e Tsunade, mata, como forma de vingança, o 3ª Hokage na Aldeia Oculta da Folha, de imediato despertando a sede de vingança de Naruto.

Para piorar, agora é a vez de Orochimaru seduzir Sasuke a ajudá-lo a assassinar o seu irmão, o que faz com que agora seja a vez de Naruto, ainda imbuído do desejo de vingança, juntar-se a Jiraya para combater seu ex-amigo.

A ambientação de Naruto se dá no universo mítico e lendário das histórias de ninjas; e, assim como ele, quase todos os personagens são membros de antigas aldeias e facções, e que ao longo da série vão revelando as suas principais características e papéis na história.

São personagens humanos, com poderes que se desenvolvem ainda na adolescência, certamente de propósito, como uma forma de cuidar da autoestima de adolescentes e pré-adolescentes que se veem às voltas com toda a sorte de bullying, violência doméstica e transformações típicas dessa fase.

Um membro da Aldeia Oculta da Folha, cujas aventuras ajudam a compor a maior parte do enredo da série, assim como também as de outros personagens, como esses que veremos a seguir.

Filho ilustre da Aldeia Oculta da Folha, Naruto Uzumaki, como dissemos, é o protagonista da série.

Ele é um ninja adolescente que carrega em si um anjo demoníaco, o Kyuubi, literalmente selado em sua barriga, como um dos principais elementos na trajetória do principal personagem da saga.

Kyuubi é uma entidade responsável por afastá-lo de boa parte da comunidade, mas também por lhe conceder aspectos como o orgulho e a teimosia, que acabam sendo características que, de certa forma, atuam como os combustíveis necessários para que ele não desista do sonho de tornar-se o Hokage – o ninja mais forte e respeitado em sua aldeia.

Outro personagem importante em Naruto é um dos seus dois companheiros.

Ele é um membro da comunidade Uchila, bastante experimentado no estilo “ninjutsu de fogo”, e que acaba rompendo relações com Naruto quando decide treinar o vilão da história para ajudá-lo a derrotar o seu irmão mais velho, Itachi, responsável pelo assassinato de todos os membros do clã Uchila.

Kakashi Hatake é um mestre ninja veterano, antigo professor de Naruto e dos seus companheiros, portador de um olho esquerdo (um “sharingan”) que lhe confere o poder de imitar e apreender todas as técnicas ninjas com as quais tenha contato.

Além disso, Hatake é conhecido pelo belo uso que faz de um dos seus chakras, por meio do qual desenvolveu a poderosa técnica ninja jutsu, responsável pelo seu grande detaque na 3ª Guerra Mundial Ninja.

Jiraiya é o parceiro que permanece com Naruto após o rompimento da tríade composta por eles e Sasuke.

O personagem foi um dos Sannins, um trio de ninjas entre os mais poderosos do período em que permaneceram juntos.

E dentre as suas principais características, chamam a atenção o seu poderoso Rasengan (técnica ninja de aumentar o seu poder), a capacidade de invocar sapos, as suas outras técnicas de invocação, o controle do chakra para ativação de Kyuubi (o que Naruto não consegue), entre diversas outras habilidades de um ninja dos mais poderosos dentr...