Criptomoedas

Mercado Bitcoin: saiba tudo sobre como investir

14/04/2024

No universo das criptomoedas, o mercado bitcoin é considerado um segmento dos mais ilustres.

Isso porque os bitcoins foram as primeiras moedas digitais lançadas no mercado; uma tecnologia surgida em 2008 na esteira dos acontecimentos que sucederam a terrível crise do sistema financeiro dos Estados Unidos naquele ano.

Só para contextualizar, a crise foi o resultado, entre outras coisas, de políticas de crédito extremamente arriscadas, que acabaram levando a uma sensação de que o sistema financeiro até então praticado já não poderia garantir qualquer segurança ao cidadão comum.

Mas apesar de não existirem quaisquer indícios de uma relação direta entre a criação do bitcoin e a crise de 2008, o que alguns especialistas garantem é que não haveria momento mais propício para o seu lançamento, já que uma das suas principais características é justamente a descentralização, ou seja, a não dependência de nenhum ba...

Dessa forma, antes de saber o que é, como investir ou como comprar bitcoins, importa saber que essa é uma tecnologia que caracteriza-se por permitir aos seus investidores atuarem com um certo nível de anonimato, sem quaisquer ligações com os sistemas financeiros tradicionais, e por isso mesmo repleta de vantagens e desvantagens como veremos ao...

Como dissemos, essa tecnologia do bitcoin surgiu no final de 2008, como uma suposta criação de Satoshi Nakamoto”, um personagem até então desconhecido e que movimenta-se de forma totalmente anônima – apenas por meio desse seu pseudônimo -, o que acabou por tornar essa criptomoeda ainda mais cercada por inúmeras lendas, mitos e controvér...

O bitcoin foi criado com base em um documento “peer-to-peer” (ponto a ponto), por meio de uma tecnologia denominada Whitepaper, como um sistema financeiro alternativo, descentralizado, sem intermediário, de maneira a que qualquer indivíduo possa executar liquidações de pagamentos, trocas de moedas, transferências bancárias (e futuramente ...

Uma proposta arrojada! e até hoje cercada por inúmeras desconfianças.

No entanto, por ter sido a primeira criptomoeda lançada no mercado, hoje o bitcoin é considerado a moeda digital mais valiosa em operação.

Ele é estável, promissor, com o maior número de clientes; sem contar a sua capitalização de mercado (cerca de R$308 bilhões de reais), que é maior do que a da McDonalds, Procter & Gamble, Visa e Mastercard!.

E mais: 300% de valorização em 2020, $29 mil dólares em valor de mercado, uso de 4 satélites geoestacionários (no espaço mesmo!) para as suas operações, quase 100 mil artigos escritos sobre ele (segundo o Google Scholar), entre outros números ainda mais impressionantes.

O bitcoin, como dissemos, foi a primeira criptomoeda disponibilizada no mercado de investimentos, e os seus primeiros investidores surgiram logo no início de 2009, o que fez com que ele se tornasse a primeira opção quando o assunto é investimentos em moedas digitais.

E para começar nesse universo, com alguma segurança e previsibilidade, recomenda-se seguir o passo a passo indicado abaixo:.

A operação com bitcoins começa com a abertura de uma carteira em uma corretora ou casa de câmbio – também conhecidas como “exchanges”.

Somente por meio delas é possível comprar e vender com segurança as suas criptomoedas; e dentre as principais, destacam-se a Binance, Nox Bitcoin, Bitcoin Trade, Mercado Bitcoin, entre diversas outras.

Muitos não sabem, mas há como comprar bitcoins sem precisar investir tanto.

Você poderá adquirir, por exemplo, os famosos “satoshis”, que são os centavos de bitcoins, que não custam mais do que 0.

Seja qual for o caso, para adquiri-los basta colocar a quantia desejada em depósito na corretora que escolheu e, a partir daí, converter o dinheiro em bitcoin (ou BTCs), como uma simples transação financeira realizada em um banco tradicional ou startup.

Os que já sabem perfeitamente bem o que é o mercado bitcoin, como comprá-los e investir neles, garantem que a melhor maneira de evitar dores de cabeça com esse tipo de operação é definir bem uma estratégia de investimento.