Espiritualidade & Religião

Liturgia diária: evangelho do dia de hoje para transformar sua vida

21/04/2024

A liturgia diária foi criada pela Igreja Católica, e acontece no momento em que se celebra e se proclama as escrituras sagradas na igreja.

No cristianismo, essa leitura se faz através de versículos da Bíblia como uma forma de evangelizar.

Dentro da igreja Católica, a proclamação do Evangelho ou da Palavra é fundamental durante a celebração da missa, principalmente a liturgia diária, que se faz essencial para falar sobre a história de Cristo.

Sendo assim, essa é uma tradição e faz parte do Rito de qualquer celebração, mesmo que seja feita de forma simplificada.

A verdade é que essa proclamação é feita através de elementos litúrgicos presentes na Bíblia, que contém a presença de Cristo.

A presença de Cristo é vista na Liturgia Diária, e ela é falada diariamente na Igreja, lendo as Escrituras Sagradas.

No Concílio Vaticano II, houve uma reforma litúrgica, executada por Papa Paulo VI, onde era preciso levar em consideração a importância das escrituras durante as celebrações e por isso, a Palavra passou a ser promovida diariamente.

Com essa mudança e adaptação da Palavra da Liturgia, se transformou em Liturgia Diária, e agora é necessário sempre desenvolver o amor pelas escrituras, e tudo que é dado em seu testemunho, como um rito, uma tradição.

Durante as celebrações e missas, a palavra de Deus é o que reina e todo o Concílio é pedido, para se expressar de forma importante, para que as leituras sejam feitas de forma para serem entendidas.

A valorização desse Concílio aconteceu, ao propor mais escuta da Palavra durante as Missas, para que os textos bíblicos passassem a ser lidos em maior quantidade, além de consagrar a possibilidade de proclamar os textos da língua vernácula, que também está presente na Bíblia, e pode ser entendida por todos de forma facilitada.

Na Liturgia Diária que acontece na missa, a leitura é feita do Evangelho, nesse ponto, é essencial que a Palavra seja atribuída a uma veneração maior.

Isso porque essa leitura é diferente de outras e possui honras especiais, já que se trata de bençãos e orações separadas para quem faz.

Outro ponto importante é sobre os fiéis que nesse momento durante a leitura, aclamam e reconhecem o próprio Cristo que se encontra presente entre eles.

Então se confessam, sobre a presença e escutam a leitura de pé, já que ela tem uma veneração por ser do Evangelho.

O Evangelho é como se fosse toda a história de Jesus Cristo, e sua doutrina.

Ele é composto por quatro livros diferentes, sendo cada um deles, composto por trechos do Novo Testamento.

Normalmente esses trechos são lidos durante a Liturgia Diária que acontece na missa.

O termo evangelizar vem de divulgar a palavra de cristo, e o Evangelho é o livro escrito, pelos evangelistas, que são aqueles que propagam essas histórias sobre o filho de Deus.

A Bíblia contém quatro Evangelhos dentro do novo Testamento, que servem para contar mais da história de vida de Jesus, com todos os acontecimentos que ele presenciou em sua estada na terra.

Os principais autores dos livros do Evangelho são Marcos, Mateus, João e Lucas, que foram reconhecidos pelo Cristianismo e por isso, receberam o nome de Evangelhos Canônicos.

Na Bíblia existem outros, mas Tomé e Judas, são os outros dois mais conhecidos, mas não reconhecidos pela igreja em razão de serem considerados Evangelhos Apócrifos.

As mensagens que são lidas na Liturgia Diária, se dão através de leituras das histórias presentes nos livros dos Evangelhos.

São proclamações e leituras Bíblicas, que estão presentes tanto no Novo quanto no Velho Testamento, e correspondem as Escrituras Sagradas, contando a história da salvação.

Durante a leitura do Salmo Responsorial, todos também ficam de pé.

Este salmo quando lido na Liturgia Diária, tem grande importância, já que oferece a Palavra de Deus, e é como se fosse uma poesia Bíblica de tão poética, só que feita em forma de reza e oração.

Esses são os Salmos, muito conhecidos e proclamados diversas vezes na missa, recomendada e falada uma estrofe de cada vez.

Em alguns casos é até cantado dentro das igrejas.

Essa cantoria que também é conhecida pela igreja como a Aclamação do Evangelho, tem um sinal de veneração, onde a leitura é cantada por todos os presentes, e no refrão sempre existe a palavra “Aleluia”.

Durante a Quaresma os refrões que possuem aleluia são substituídos por outra palavra.

O evangelho do dia e a Liturgia Diária são escolhidos em algum momento, por alguém.

Mas quem é essa pessoa? E como ela determina qual vai ser o trecho lido? A verdade é que toda a igreja tem alguém que realiza essa tarefa.

O Concílio Vaticano II, fez uma proposta para mudar e assim os fiéis poderiam assumir mais responsabilidades assim como participar da escolha da Liturgia Diária.

Assim todos teriam mais controle e uma consciência mais plena de como a igreja faz para preparar essas leituras e seleciona a Palavra a ser lida.