Finanças, Crédito & Seguros

Limpa nome: o que é, como funciona e como usar

24/03/2024

No ano de 2020, 66% dos brasileiros possuíam uma dívida ativa em seu nome, mesmo que no Brasil haja um sistema de liquidação de dívidas existente de forma totalmente gratuita, o Serasa Limpa Nome.

Sendo um país de grande densidade populacional,  pensar que a maior parte das pessoas presentes no país são endividadas pode ser um sintoma de algum fator cultural.

Partindo da premissa de que aqueles que devem alguma quantia de dinheiro, provavelmente, não tem nenhuma reserva financeira disponível, existe um cálculo que pode demonstrar porque mais de dois terços dos brasileiros têm alguma dívida.

Em resumo, o número de brasileiros que não poupa nenhuma quantia de dinheiro é também uma média de 67% da população.

Ou seja, partindo de um cálculo básico de subtração, dá para deduzir que o péssimo hábito de não poupar dinheiro pode ter alguma relação com o endividamento dos brasileiros.

Enfim, visando solucionar esse tipo de problema, o Serasa lançou o Limpa Nome, que é uma forma dos brasileiros quitarem suas dívidas com descontos ou parcelas.

O Limpa Nome possui tanto um site quanto um aplicativo, e por isso essa é a maneira mais versátil de quitar as dívidas e ter o CPF limpo.

Por isso, para saber tudo sobre como limpar o nome e manter a situação financeira em dia, esse artigo irá explicar todos os detalhes sobre o Limpa Nome.

Antes de entender o que é o Limpa Nome, é necessário entender o que é o Serasa.

Serasa é uma empresa com a função de birô de crédito que reúne informações que são concedidas por diversas outras empresas para determinar a situação de crédito dos brasileiros.

Por ser uma grande empresa dentro do ramo, é encarada como uma das mais confiáveis para análise de crédito.

Com um grande banco de dados, o Serasa possui informações sobre a situação financeira da maioria dos consumidores brasileiros, falhando apenas em situações muito pontuais.

Os criadores dessa empresa a fizeram com o propósito de ser uma maneira mais fácil de ajudar as instituições como bancos a tomarem decisões sobre o financeiro.

Portanto, contrariando a ideia do senso comum, o Serasa não é uma empresa que responde ao governo.

Simplesmente é uma prestadora de serviços financeiros para empresas e instituições bancárias.

Vale lembrar que o Serasa possui uma seção voltada para atender os consumidores e ajudá-los em sua vida financeira.

Na verdade, o Limpa Nome é uma das funções que estão contidas dentro dessa seção do Serasa.

Enfim, para resumir, o Serasa é uma empresa que oferece serviços relacionados ao financeiro, tanto para o consumidor, quanto para as empresas brasileiras.

Além de oferecer análises de situação do CPF, o Serasa é uma empresa que está há mais de 50 anos entregando para seus clientes o necessário para informar sobre a situação financeira do país.

Por oferecer serviços de grande interesse para todos os portes de empresa, é responsável pela concessão de dados sobre dívidas para pequenas, médias e grandes empresas.

Após a aquisição do grupo irlandês Experian, o Serasa passou a se chamar Serasa Experian.

Agora que você ganhou uma base sobre o que é o Serasa, é possível explicar do que se trata o Limpa Nome.

Em poucas palavras, o Serasa Limpa Nome é um serviço oferecido pela empresa mencionada anteriormente para que os consumidores brasileiros possam quitar suas dívidas de forma mais fácil.