Esportes

Liga dos Campeões: história, times e curiosidades

21/04/2024

A Liga dos Campeões é o torneio de futebol mais importante da Europa.

A competição se chamava “Taça dos Clubes Campeões Europeus” ou “Taça Europeia”, o nome Champions League surgiu nas edições de 1992 e vem sendo utilizado desde então.

A história dos torneios europeus começou anos antes da Liga dos Campeões, em uma competição entre 1897 e 1911 entre clubes Austro-húngaro (império criado a partir da nobreza austríaca e importante Estado europeu).

Essa competição se chamava Challenge Cup e teve como grande campeão o Wiener AC, clube esportivo que obteve três títulos durante a liga.

A partir daí outras ideias de torneio de clubes europeus foram surgindo.

Já em 1927, inspirada no torneio da Challenge Cup, foi criada a Mitropa Cup.

O nome Mitropa foi escolhido para fazer alusão a palavra alemã para “Europa Central” ou “Mitteleuropa”.

A taça foi perdendo popularidade devido à participação de outros clubes europeus no torneio, o maior campeão da Mitropa Cup foi o Vasas SC.

Após declínio, a competição encerrou seus jogos em 1992.

A primeira tentativa de criar um torneio de campeões da Europa aconteceu em 1930 com a Copa das Nações, ou “Coupe des Nations”.

O primeiro torneio aconteceu em Genebra entre os meses de junho e julho de 1930.

O primeiro torneio contou com dez clubes campeões de alguns países europeus.

A Hungria levou o título com o clube Újpest, mas devido à Segunda Guerra Mundial, um segundo torneio da Copa das Nações nunca chegou a acontecer.

Quando o Campeonato Sul-Americano começou a fazer sucesso, foi pensada uma nova tentativa de criar um torneio europeu de campeões nacionais.

Após Wolverhampton Wanderers ser declarado “Campeão do Mundo” por Stan Cullis na década de 1950, a UEFA decidiu efetivar o torneio europeu.

Em 1955 nascia o torneio “Taça dos Clubes Campeões Europeus”, que em seguida viria a se tornar a Liga dos Campeões da UEFA.

A primeira edição ocorreu durante a temporada de 1955 a 1956 em Paris, França.

O torneio contou com 16 equipes de países como: Itália, Dinamarca, Bélgica, Suécia, Polônia, Escócia, Jugoslávia, Holanda, Áustria, Espanha (que já disputava com o time Real Madrid), Alemanha Ocidental, Suíça, Portugal, França, Hungria e Sarre que passou a fazer parte da Alemanha em 1957.

A primeira partida do torneio que viria a se transformar na Liga dos Campeões, na época “Taça Europeia” aconteceu em 4 de setembro do ano de 1955 e contou com um empate entre Sporting CP de Portugal e Partizan jogando pela Jugoslávia.

O primeiro gol a ser marcado na Taça Europeia foi do clube Sporting (Portugal) pelo jogador João Baptista, a partida empatou com placar de 3 a 3 para os times e marcou como o primeiro jogo da copa.

A final de 1955 aconteceu entre o Stade de Remis (França) contra o Real Madrid (Espanha) em Parc des Princes.

Logo na primeira final da história do torneio, o Real Madrid levou o primeiro título com uma virada de 4 a 3 contra o rival.

O Real Madrid foi campeão das cinco primeiras temporadas da Copa dos Campeões Europeus e contava com grandes nomes como Ferenc Punkás, Di Stéfano, Lenk, José Santamaría e Francisco Gento.