Esportes

Juventus: Tudo sobre o seu time de coração da itália

24/03/2024

O Football Club Juventus, conhecido popularmente de Velha Senhora, é um clube italiano, sendo um dos maiores da história do futebol mundial.

Com uma história recheada de conquistas e grandes nomes do esporte defendendo as cores do clube ao longo dos anos.

Fundada em 1987, a Juventus de Turim é a maior vencedora do Campeonato Italiano, com nada menos do que 36 títulos ao longo da sua rica e gloriosa história.

Com uma base de fãs espalhada por todo o mundo, A Juventus continua escrevendo sua jornada tanto no seu país quanto no continente Europeu, onde figura como umas protagonistas da atualidade.

Mas você conhece tudo sobre esse clube? Sabia que inclusive ele foi a inspiração para criação de um clube tradicional do futebol brasileiro? Então, veja a seguir um pouco mais sobre essa gigante do futebol italiano.

A Juventus é uma das três equipas italianas que mais troféus conquistaram na Itália e na Europa (as outras duas são as duas equipas de Milão, FC Internazionale e Milan AC).

A Juventus foi fundada por um grupo de alunos de um colégio de Torino em 1897.

A equipe venceu o campeonato nacional (o Campionato) em 1905, mas após essa vitória, passou por uma série de dificuldades financeiras que a mantiveram sem títulos por muitos anos.

O destino do time da Juventus mudou em 1923, quando o clube foi comprado pela família Agnelli, dona da empresa automobilística FIAT.

Graças às possibilidades financeiras abertas pelos Agnellis, a Juventus conseguiu contratar grandes campeões e treinadores.

A Juventus viveu alguns períodos de grande sucesso, tanto nacional como internacional, listados a seguir:.

A partir de 1930, a equipe conquistou cinco campeonatos italianos consecutivos.

Entre 1958 e 1961, a Juventus conquistou três campeonatos italianos graças ao “trio mágico” de atacantes: o italiano Giampiero Boniperti, o galês John Charles e o argentino Omar Sivori.

Na década de 1980, com o técnico Giovanni Trapattoni, a Juventus se tornou o primeiro time a vencer todas as competições mundiais disponíveis para um clube de futebol.

A Juventus conquistou sua primeira Copa dos Campeões da Europa (agora chamada de “Liga dos Campeões”) em 1985 contra o Liverpool FC, com um pênalti marcado pelo campeão francês Michel Platini.

Mas foi uma ocasião trágica: antes da partida, 39 pessoas morreram em decorrência de incidentes entre torcedores dos dois times.

Sob a tutela dos técnicos Marcello Lippi, que levaria a seleção italiana ao título da Copa do Mundo da Alemanha em 2006, e de Antonio Conte, atual técnico da seleção italiana, a Juventus venceu várias outras competições na Itália e na Europa.

Da temporada 2011-2012 até a temporada 2019-2020 a Juventus de Turim conquistou nada menos do que os 9 títulos consecutivos desse período.

Um recorde absoluto na Itália e alcançando o topo dos scudettos conquistados, com 36.

A Juventus joga no Estádio da Juventus, em Turim.

Não é muito fácil encontrar ingressos para os jogos da Juventus, as partidas possuem sempre lotação máxima e existe uma fila para comprar ingressos.

A Juventus tem sido bastante consistente em relação ao logotipo.

Em 2004 o logotipo foi redesenhado, mas apenas com pequenas alterações (imagem à direita).

As faixas pretas e brancas da camisa do time também podiam ser vistas no brasão.

Logo acima do meio na crista está escrito o nome do clube e abaixo desta uma coroa e um escudo com o desenho de um garanhão.

A Juventus também foi o primeiro clube do futebol a adotar uma largada dourada acima da crista.

A estrela foi usada como um símbolo para dez títulos da liga.

Vencedor de mais de 30 Scudettos, a Juventus poderia reivindicar três estrelas como uma extensão do logotipo.

Em 2017, a Juventus adotou uma nova logomarca em estilo modernista (imagem à esquerda), que ficou bem diferente do brasão tradicional.

1897 – O clube é estabelecido (como Sport-Club Juventus).

1900 – Primeira partida da competição (Terceiro Campeonato Federal, contra o Torinese).