Redes Sociais

Instagram: Tudo sobre essa rede social de compartilhamento de fotos e vídeos

21/04/2024

Desde o surgimento da internet, no fim do século passado, cada vez mais essa rede de computadores vem fazendo parte da vida das pessoas, principalmente quanto ao uso das redes sociais.

Atualmente existem diversas, mas uma em especial vem despontando e cada vez mais ganhando usuários em todo o planeta: o Instagram.

O Instagram é uma rede social online mundialmente conhecida e utilizada diariamente por centenas de milhares de usuários.

Com ele o usuário pode postar fotos e vídeos, aplicando filtros e efeitos especiais, para um melhor resultado final.

Além do mais, é possível adicionar legendas junto à publicação.

Essa rede social está disponível como aplicativo nas principais lojas, como o Play Store e o App Store.

No loja do Google (Play Store), por exemplo, que traz sua versão para Android, o app já conta com mais de 1 bilhão de downloads, e quase 14 milhões de avaliações, que lhe rendem 4,4 estrelas (de 5).

Com o Insta é possível conectar-se com os amigos, compartilhar o que está fazendo ou ver as novidades das outras pessoas ao redor de todo o mundo.

Além de explorar a comunidade que envolve a rede social, que um local onde a pessoa pode ser ela mesma e compartilhar de tudo; desde sua rotina até os momentos mais importantes da vida.

Essa é a mensagem que o app oficialmente passa.

O aplicativo conta também com sua versão “lite”, disponível para Android, que já conta com mais de 10 milhões de downloads.

Por ser menor, essa versão é voltada para conexões mais limitadas, gastando menos internet e espaço no celular, além de ser mais rápida.

O Insta é uma rede social repleta de funcionalidades, e por isso é tão utilizada no mundo todo, pois proporciona ao usuário diversas opções e modos de uso.

O Instagram foi criado pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, no ano de 2010.

Seu lançamento ocorreu no mês de outubro e cresceu rapidamente em poucos meses, e nesse período ele estava disponível apenas no App Store, a loja da Apple.

Em apenas 1 (um) ano, contando apenas com 6 (seis) funcionários e disponível somente para quem possuía um iPad ou um iPhone, o app já contava com 10 milhões de usuários.

O crescimento foi tanto que a rede social foi comprada pelo Facebook em 2012, por 1 bilhão de dólares (mais de 5 bilhões de reais, na cotação atual).

A compra ocorreu no dia 9 de abril, apenas 6 dias depois do app ganhar sua versão Android e ser disponibilizado na Play Store.

Apenas 3 meses após esses acontecimentos, o Insta já possuía 80 milhões de usuários, e no início de 2013, mais de 100 milhões de pessoas já usavam  a rede social ao redor do mundo.

Atualmente, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, sendo a 5ª rede social mais utilizada no planeta, atrás apenas do Facebook, do Youtube, do Whatsapp e do WeChat.

Só no Brasil são aproximadamente 100 milhões.

No Facebook, há os chamados “amigos”, que são aquelas pessoas para as quais um usuário envia, ou recebe uma “solicitação de amizade”, que é aceita.

E a partir daí, esses dois usuários passam a ser amigos na rede social.

No Face, sempre que essa solicitação é aceita, ambos passam a ser amigos um do outro, e com isso passam a ter acesso automático, através do feed ou story, as postagens que qualquer um deles realiza.

Há ainda, um limite de 5 mil amigos que um usuário pode ter nessa rede social.

Até existe a nomenclatura “seguidores” (aqui não há limites), mas eles são mais perceptíveis apenas quando pertencem a usuários ilustres, como artistas e/ou marcas famosas, ou as páginas.

Mas diferentemente do Face, no Instagram há apenas os chamados “seguidores”, e não há um limite de quantos seguidores um usuário pode ter.

Outra diferença é que no Insta, ao seguir uma pessoa, ela não necessariamente pode te seguir de volta.