Esportes

Grêmio: História do time, principais jogadores e títulos

21/04/2024

O Grêmio é um dos maiores clubes do País.

Sendo reconhecido até hoje por suas conquistas a nível nacional.

No Rio Grande do Sul divide esse posto com o internacional, com quem disputa um dos maiores derbys do Brasil.

Por isso, hoje vamos contar mais sobre a história do Tricolor Gaúcho, seus títulos e seus maus momentos.

Pois, assim como qualquer grande clube do Brasil, sua história é repleta de glórias como momentos de menor felicidade, como os seus dois rebaixamentos em 1991 e 2004.

E nós vamos tentar passar por tudo isso sem deixar faltar nada, desde títulos até a história de seus treinadores e jogadores marcantes.

Vamos falar da história do Grêmio através de seus títulos nacionais e internacionais, isso porque o Estadual muitas vezes é centrado no GreNal.

Deste modo é preciso falar do que o Grêmio conquistou fora do seu território, mas é claro que sem deixar de contar a história do Clássico e da Rivalidade entre ambos.

Quanto aos Ídolos vamos dar mais preferencias aos.

Por isso vamos acompanhar a história do Grêmio passando por seus títulos.

É claro que é impossível se falar de tudo, mas nós vamos tentar cobrir um pouco de tudo, passando por seus ídolos e algumas curiosidades.

A história do Grêmio se confunde com a introdução do Futebol no Brasil, isso porque praticamente com a fundação do Grêmio foi consolidada a chegada do Futebol no Sul.

Assim, no dia 15 de Novembro de 1903 foi fundado o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

O primeiro Jogo ocorreu no dia 6 de março de 1904 contra o FussBall Club Porto Alegre, fundado no mesmo dia do Tricolor Gaúcho, essa partida foi vencida pelo Grêmio por 1 a 0.

Neste momento o Clube ainda era um clube de várzea, sem estádio ou campo de treino.

O primeiro Campeonato Gaúcho apenas veio em 1921 na terceira edição do Campeonato Gaúcho.

A partir do Gaúcho começou a principal Rixa entre Grêmio e Internacional.

O Grenal é com certeza o principal clássico do Sul do Brasil, ele chegou a ser eleito até o maior Clássico do Brasil, pelo fato de que ele consegue dividir o estado do Rio Grande do Sul.

Esse clássico é fundamental para entender a história do Campeonato Gaúcho, isso porque em 100 edições do Estadual 84 foram vencidas por Grêmio e Internacional, sendo 39 títulos para o Grêmio e 45 para o Internacional.

O primeiro GreNal aconteceu em 1909, com o Vitória do Grêmio por 10 a 0, muitos afirmam que essa vantagem veio do fato do Grêmio ter mais tempo dentro do Futebol.

Mas ao longo dos anos esses números foram mudando com o tempo.

Atualmente as equipes se enfrentaram em 430 jogos sendo 136 empates, 157 vitórias do Inter e 147 vitórias para o Lado do Grêmio.

Esse confronto já passou por Copa do Brasil, Copa Sul Americana e Campeonato Brasileiro.

Mas no primeiro momento, principalmente no Campeonato Gaúcho, esse confronto decidiu por muitas vezes o campeonato.

Por isso é correto dizer que embora tenha outras equipes, o Gauchão é basicamente centralizado na dupla Grenal.

Outro clássico que merece destaque é o Gremio X Juventude, isso porque o Juventude é outro expoente do futebol gaúcho.

Embora esse clássico nos últimos tempos não tenha tido tanto destaque quanto teve no passado, pois o Juventude têm passado por dificuldades, só tendo voltado para a elite do brasileiro nos últimos anos.

Neste duelo Grêmio têm uma imensa vantagem em relação ao seu rival, são 196 jogos com 115 vitórias do Grêmio, 33 do Juventude e 48 empates.

O que mostra que o Grêmio tem ampla superioridade ao seu rival conterrâneo.

Embora seja um clássico tradicional no sul, apenas nos anos 90 que ele passou a ser disputado a nível nacional quando o Juventude passou a frequentar a série A em 1994.

A partir deste momento o confronto passou a tomar outra proporção, mas ainda sim não tem o charme e um apelo que possui um GreNal.