Tecnologia & Internet

Google Meet: o que é e dicas de como usar a plataforma

21/04/2024

A pandemia e o isolamento social trouxeram bastante dificuldades em todas as áreas da convivência humana.

Com isso as pessoas tiveram que procurar outras maneiras de continuar mantendo seu contato social, como através do Google Meet.

O Google Meet é uma ferramenta de comunicação por vídeo chamadas que permite a criação de uma sala virtual com inúmeras pessoas presentes.

Devido a essa função ele é bastante utilizado para a realização de reuniões de modo geral, principalmente de trabalho ou educacional.

Durante a pandemia, se mostrou uma ferramenta bastante útil, possibilitando as reuniões de trabalho das empresas que optaram por ela, tanto que cresceu bastante o número de usuários durante esse período.

Assim como também em algumas escolas, faculdades e universidades, possibilitando a realização das aulas remotas, e as reuniões dos professores e direção.

Foi devido a pandemia que a ferramenta se tornou temporariamente gratuita, pois ela já existia, porém de forma paga, e no dia 29 de abril de 2020 o serviço premium de videoconferência do Google foi liberado para todos que possuíam um gmail.

Contudo ainda há também versões pagas, com funções mais avançadas, permitindo mais praticidade e menos limites de participantes e tempo de duração das chamadas.

O Google Meet é bastante amplo e permite alguns modos de comunicação, sejam diálogos diversos ou diretamente entre um responsável maior e os ouvintes.

Ele funciona exatamente como uma sala de aula, onde todos os dispositivos observam em sua tela inicial a imagem em tempo real do orador.

E conforme o orador vai alternando é possível observá-lo na tela principal.

É importante lembrar que nesse período todos os microfones ficam desligados, menos o do orador, para evitar conturbações.

Também é possível observar várias pessoas ao mesmo tempo, mas normalmente há um mentor com o microfone ligado realizando as orientações e explicações.

A ferramenta Meet foi liberada gratuitamente, mas ainda há versões pagas, que possibilitam opções mais avançadas.

Quanto a versão gratuita, o primeiro ponto que deve ser levado em consideração para quem quer usar o Google Meet, é que é preciso possuir uma conta no Google.

Felizmente, quase todas as pessoas já possuem essa conta, pois é basicamente o gmail, que é utilizado para os cadastros em todas as divisões, como youtube, meet, etc.

Como já dito, o Google Meet é um local para reuniões, e o acesso a elas é restrito ao grupo organizador.