Entretenimento

Free Fire: 5 dicas, ideias de nomes e sacadas para mandar bem no jogo

14/04/2024

Lançado pelo Garena em 2017, o Free Fire é o jogo mobile mais jogado do mundo na atualidade.

A premissa do jogo é sobrevivência, até 50 jogadores são jogados de paraquedas em uma ilha onde devem encontrar armas e equipamentos de guerra e sobrevivência para eliminar os outros jogadores, até que reste apenas um vivo.

Quem assistiu ao filme The Hunger Games (Jogos Vorazes) vai saber bem do que se trata.

O jogo conseguiu um status poderoso em todo Brasil, a sua popularidade é tamanha que os recordes de pessoas em uma transmissão ao vivo pelo YouTube no país são de competições profissionais de Free Fire, ocupando as 3 primeiras posições desse ranking.

Assim, o jogo desbancou outras grandes franquias já estabelecidas, como o PUBG ( PlayerUnknown’s Battlegrounds).

O jogo foi criado em 2017 pela por um pequeno estúdio do Vietnã, chamado de 111dots Studio.

No princípio o jogo funcionava apenas nos servidores locais e passou a ganhar um número alto de jogadores e boas avaliações, muito em conta da sua jogabilidade e interface leve, que permitiam que o jogo fosse rodado em celulares de configurações intermediárias.

Esse ponto inicial se mostrou muito importante para a expansão do jogo, pois quando falamos em jogos de guerra online, ainda mais para dispositivos móveis e multiplayer, geralmente se trata de jogos pesados e que exigem uma configuração maior por parte dos dispositivos móveis.

Então, alguns meses depois do seu lançamento a gigante do mundo dos games, Garena de Singapura, adquiriu os direitos do jogo e os expandiu para as plataformas de todo o mundo.

Forrest Li, o dono da empresa Garena estava monitorando o mercado asiático em busca de oportunidades de investimento e viu no Free Fire um investimento viável, tanto que ele é hoje o segundo homem na história a ficar bilionário com jogos, o primeiro tinha sido Tim Sweeney da Epic Games e desenvolvedora do jogo Fortnite.

A visão de Forrest Li fez com que a Garena elevasse um jogo desenvolvido por si a outro nível de popularidade.

A primeira versão do Free Fire possuía apenas 25 Mb de tamanho, então com a Garena realizando o desenvolvimento oficial do seu primeiro jogo, ele foi recebendo atualizações e cresceu de tamanho, como também de qualidade gráfica e jogabilidade.

A empresa 111dots Studio continuou participando da expansão e desenvolvimento do jogo, o único produzido pelo estúdio inclusive, sendo ainda responsável pelo servidor do Vietnã.

Não demorou e o sucesso explodiu, em pouco mais de um mês, o Free Fire se tornou o jogo mais baixado em 22 países diferentes, dentre eles o Brasil.

E não demorou muito para que ele se consolidasse em outros 50 países, estando entre os 5 jogos mais baixados e fazendo frente aos gigantes do mercado e consolidados, como Call of Duty: Mobile e PUBG.

O crescimento desenfreado do jogo trouxe a necessidade de expansão dos servidores, atualmente existem servidores para cada região, pois seria inviável conseguir controlar e alocar os quase 500 milhões de dispositivos que já fizeram download do jogo em um único servidor.

Para se ter uma ideia da proporção que o Free Fire tem no Brasil, o país possui um servidor único, enquanto um outro atende a todo restante da América do Sul, distribuído para Argentina, Colômbia, Peru e México.

No Brasil, desde 2018 o Free Fire é o jogo para celular mais baixado, com uma base de jogadores que continua a crescer diariamente, outro reflexo da compatibilidade do game com celulares mais básicos.

O desenvolvimento do jogo foi tamanho que o cenário competitivo no Brasil é atualmente um dos principais no mundo dos e-Sports, juntamente com o LOL (League of Legends) da Riot Games e o Dota 2 (Defense of the Ancients) da Valve.

No cenário internacional, o campeonato mundial de Free Fire distribuiu a maior premiação da história dos e-Sports, pagando 100 milhões de dólares em premiação da qual o vencedor levaria metade do valor, desbancando o Dota 2 que até então tinha pago a maior premiação, em torno de 30 milhões de dólares.

Com esse mercado em expansão e com cada vez mais visibilidade, não demorou para que grandes instituições começassem a investir no jogo, clubes como o Corinthians passaram a investir em guias e possuir equipes profissionais de Free Fire como meio de aumentar o marketing.

A verdade é que o game chegou fazendo barulho e em seu curto período de tempo já alcançou números absurdos, tendo ainda projeções para continuar expandindo a sua base de jogadores.

Garena Free Fire, ou Free Fire Battlegrounds, é um jogo do gênero Battle Royale.

O seu significado literal, traduzido diretamente do inglês para o português é “fogo livre”, referência usada para áreas de treinamento militar, onde os soldados têm permissão para atirar à vontade.

O que acaba sendo uma adaptação perfeita, pois no game os jogadores são deixados em uma ilha e devem matar uns aos outros até que reste apenas um, esse será o vencedor.

O jogo é cheio de significado e traz inúmeras alusões ou homenagens para as regiões ou países onde o jogo é sucesso.

Por exemplo, existem referências a um local chamado “Brasília” dentro do mapa “Purgatório”, além de um personagem em referência ao Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite, chamado Miguel.

É importante utilizar o código postal no Free Fire, é um dos requisitos do jogo ao preencher as suas configurações.

Porém diversas pessoas acabam não sabendo como preencher esse item ou saber exatamente como identificar o código postal de onde residem.

O código postal, nada mais é do que o seu CEP (Código de Endereçamento Postal), utilizado em diversos sites ou plataformas solicitam para entrega de encomendas, localização, entre outros.

Assim, caso não saiba como pesquisar o seu CEP para acrescentar no Free Fire, basta ir até o Google e digitar o local onde você reside e ponto.

Os números com o código postal do local irão aparecer para você, bastando copiar e colar no jogo.