Saúde

Fimose: o que é, tipos e fotos antes e depois da cirurgia de fimose

14/04/2024

De forma sintetizada, a fimose ocorre quando o prepúcio do pênis (pequena pele responsável por cobrir a parte da cabeça peniana) não pode ser puxado para trás ou para os lados.

O diagnóstico pode trazer uma série de consequências na vida de quem sofre com a condição, principalmente a dificuldade em manter a auto estima durante relações sexuais e dores durante as relações.

Em alguns casos, o homem que sofre com a fimose pode ter sangramentos no local e até mesmo dificuldade para limpar a região.

Uma história bastante comum é sobre o Luís XVI de França que teve algumas dificuldades para engravidar a rainha Antonieta devido a isso.

E, como consequência, o público começou a se revoltar porque queria o nascimento de um pequeno príncipe, fruto das relações entre o casal.

Como dito anteriormente, a fimose acontece quando a pele da região peniana não pode ser movida.

E, por isso, o caso não pode ser confundido com o excesso de pele, que é bastante comum em alguns homens (o excesso de pele não implica, necessariamente, em não conseguir mover a pele do local).

Não existe uma cura que pode ser obtida através de medicamentos.

No entanto, atualmente os médicos já desenvolveram uma cirurgia utilizada para remover a fimose sem sofrer com dores.

Felizmente, o procedimento não deixa efeitos colaterais na vida sexual.

A fimose pode prejudicar o indivíduo durante as suas relações sexuais ao ter mais dores para se relacionar, mesmo que a região esteja lubrificada.

E, além disso, outro ponto que deve ser salientado é que a fimose pode causar a diminuição da auto estima masculina acompanhada com ejaculação precoce.

Atualmente, os médicos da área classificam a fimose em dois tipos, sendo o mais comum que é a fisiológica que está presente desde o nascimento e a secundária, que pode surgir após algum quadro de infecção ou qualquer tipo de traumatismo.

No caso da secundária, as causas podem ser as mais variadas e costumam  aparecer com mais frequência durante a adolescência.

Uma das principais causas da fimose na vida adulta é o câncer de pênis – que pode ser ocasionado após a falta de higiene no local e até mesmo por questões genéticas.

Infecções graves na região peniana também podem estar na lista de causas pelo homem adulto desenvolver o excesso de pele sobre a glande.

Na vida adulta, os principais impactos não estão somente no momento de urinar e no cheiro desagradável, como também para ter relações sexuais com homens ou com mulheres.

É comum sentir dores e dificuldade em manter a ereção, o que pode prejudicar a autoestima masculina.

A fimose infantil deve ser tratada para impedir que infecções apareçam na região e intensifiquem o problema.

Existem vários sintomas que podem ser sentidos por meninos de 01 até 13 anos, em média, que sofrem de fimose infantil: .

Uma das causas mais comuns da doença aparecer durante a infância é que o menino pode apresentar uma pele em maior volume para proteger a glande, que ainda é muito sensível.

No entanto, essa glande acaba se fixando sobre a pele, ocasionando na dificuldade de urinar e de ter relações na vida adulta.

O adolescente pode começar a sentir desde cedo os impactos ocasionados por essa fixação.

Para diagnosticar a criança que sofre com fimose, basta analisar se o prepúcio peniano se retrai facilmente, o diagnóstico deve ser realizado por profissionais especializados.

Um adulto não pode tocar uma criança ou adolescente para analisar a situação.

De acordo com o Ministério da Saúde, aos 3 anos já é esperado que ao menos 50% dos meninos consigam retrair a pele na região peniana e, com os 17 anos, esse número já representa um salto para cerca de 99%.

Leia também: Medir a temperatura corporal: Quantos é febre em adulto e criança?.