Empresas & Negócios

Jornal Extra: Conheça as curiosidades sobre o jornal

14/04/2024

Um dos veículos de imprensa mais conhecidos e respeitados do Brasil, o jornal Extra faz parte da rotina da segunda maior cidade do nosso país, o Rio de Janeiro.

Operado pelo Infoglobo, um dos braços das Organizações Globo, é uma alternativa a quem não prefere a linguagem mais formal do jornal-mãe, o jornal O Globo.

Muitas pessoas fora do eixo do Rio não conhecem o periódico mais popular da cidade.

Hoje, vamos apresentar mais curiosidades sobre o jornal para quando for visitar a cidade maravilhosa, entenda tudo sobre o sotaque do Rio no jornal.

A história do jornalismo impresso no Brasil se destaca por aspectos sociais inerentes a todos nós, como sociedade.

E passa também pelo desafio existente no jornalismo em tornar a informação acessível a todos.

Nosso país não tem uma cultura de leitura de jornal, recurso que sempre foi relegado às classes mais ricas da nação, consideradas capazes suficientemente para assinar mensalmente os jornais e terem informação considerada de qualidade.

Esse Norte acompanhou muito a criação dos jornais mais antigos em nosso país, como o Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em nossas terras.

Acompanhou também a criação de outros jornais clássicos:.

Somente os barões do café, no final do século XIX e começo do século XX, e a burguesia tinha acesso aos jornais, inclusive porque eram os únicos que conseguiam ter uma boa leitura.

Enquanto isso, o rádio era o único instrumento de informação para a classe trabalhadora que se aperreava nas periferias das grandes cidades e nas fazendas.

Com o domínio da informação nas mãos de poucos, era muito mais fácil ditar o que a nossa sociedade dizia, pensava ou fazia sobre os mais diversos assuntos.

E esse panorama não mudou por muito tempo.

Nos anos 1950, a TV chega ao Brasil para popularizar o acesso ao entretenimento e à informação a todos os telespectadores, reduzindo consideravelmente o papel do impresso.

A grande característica do jornal é a possibilidade de você ter uma apuração mais profunda sobre as notícias, entender os detalhes que estão relacionados a ela e ler as análises exercidas por comentaristas sobre o fato.

A TV e o rádio não possuem essa característica como primordial, visto que tempo nesses meios envolve muito dinheiro.

Até para nos relacionarmos no contexto atual, é mais vantajoso investir na TV e no rádio do que no jornal, justamente pelo fato de ter mais audiência comparada.

Até a internet vem roubando essa liderança da TV e fazendo com que o jornal seja relegado.

Era necessário os meios impressos começarem a reagir.

Especialmente, após o fim do Estado Novo de Getúlio Vargas, os jornais buscaram alcançar este público no qual nem prestavam atenção anteriormente.