Educação

Dicionário Online: como usar e quais os melhores deles?

21/04/2024

Aprender sempre fez parte da vida humana, pois é graças ao aprendizado que é possível a adaptação a novos desafios, grandes ou pequenos, que sempre surgem.

Dentre as diversas formas de aprendizado estão os que envolvem as línguas  e idiomas humanos, e é para auxiliar nesse aprendizado que existem os dicionários e seu parente moderno: o Dicionário Online.

Um Dicionário Online nada mais é do que um dicionário virtual, conectado à internet ou não.

Estes dicionários podem ser tanto de significados (o que significa a palavra “perplexo” em português, por exemplo) como de tradução (qual a tradução de “perplexo” para o inglês).

Diferentemente dos dicionários físicos, onde há a procura manual pela palavra, nos dicionários online essa procura é facilitada pelos buscadores (lupas).

Então em vez de ter o trabalho, às vezes complicado, apesar de aparentemente fácil, de procurar a palavra desejada folheando as páginas, basta apenas digitá-la no buscador.

Essa procura pode ser tanto nos buscadores dos próprios navegadores (Microsoft Edge, Google Chrome, etc), ou nas barras de pesquisa dentro do próprio site ou aplicativo do dicionário.

Os dicionários físicos são separados pela inicial de cada letra e organizados por ordem alfabética, mas as palavras pequenas, para a otimização do espaço, podem se tornar um dificultador para quem não tem muita prática.

Além do mais há a necessidade de andar com um, caso a pessoa tenha o interesse em traduzir e/ou procurar o significado de uma palavra.

De uma forma mais geral e abrangente, pode-se considerar os dicionários online em duas áreas distintas: os dicionários de significado e os de tradução.

Os dicionários de significado são aqueles em que se apresenta a significação de uma palavra pesquisada.

Significado de uma palavra é o que ela quer dizer, o seu sentido, qual a compreensão que ela gera, qual o sentimento ou objeto ela representa.

Desse modo, são utilizados quando se desconhece ou se há dúvidas ao se deparar com uma palavra nova e desconhecida ou para obter um significado mais profundo e preciso de uma palavra, mesmo que já conhecida.

Então caso uma pessoa queira saber o significado mais correto e profundo da palavra “amor”, mesmo que ele já compreenda um pouco o que significa, mas precise aprofundar mais, basta procurar no seu buscador.

Ao fazer isso, surgirão diversos diversos dicionários online informando o seu significado.

Como, por exemplo, a definição segundo a Oxford Languages:.

Além do mais, muitos destes dicionários apresentam aplicações em frases, origem etimológica (de onde a palavra surgiu) e a pronúncia via voz, que é uma função muito útil caso uma pessoa necessite  aprender como se pronuncia corretamente uma palavra.