Esportes

Cruzeiro: jogadores, prêmios, hino e história

21/04/2024

O Cruzeiro Esporte Clube é uma associação poliesportiva e um dos maiores clubes de futebol do Brasil e da América do Sul, com sede na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil.

Possui uma das maiores e melhores estruturas físicas do país, com o seu centro de treinamento, a famosa Toca da Raposa, e mandando seus jogos no estádio Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido popularmente como “Mineirão”.

A ideia da fundação do clube começou em 1920, quando um grupo de desportistas da colônia italiana na cidade de Minas Gerais resolveu seguir os moldes da fundação de um outro clube, o Palestra Itália, atual Palmeiras de São Paulo.

Após conseguir apoio das famílias mais ricas e acertar todas as arestas se iniciou a fundação do clube no ano seguinte.

Então, o Esporte Clube Cruzeiro foi fundado em 1921, inicialmente sendo chamado de Società Sportiva Palestra Itália, e apenas em 1942 foi rebatizado para o nome atual, em referência a constelação Cruzeiro do Sul.

Tal mudança ocorreu por imposição do governo da época, que proibiu a utilização de símbolos da Itália, Alemanha e Japão por estarem em lados de apoio diferente na Segunda Guerra Mundial.

O Cruzeiro possui uma longa história, marcada de mudanças causadas por aspectos políticos, sociais e de homenagens.

Como seu uniforme, que passou a ser azul em homenagem a casa da realeza italiana, a Casa de Sabóia.

Carregando assim, todos os aspectos nacionais e os traços culturais de seus fundadores.

Leia também: Copa do Brasil: conheça a competição, maiores times e goleadas.

Logo nos primeiros anos após a sua fundação, o Cruzeiro se tornou tricampeão estadual, 1943 – 1944 e 1945.

E neste período também iniciou a reforma do seu estádio, que recebeu o nome do então governador do estado, passando a se chamar Estádio Juscelino Kubitschek.

Esse forte investimento, que acrescentou uma arquibancada coberta e mudou a posição do campo de jogo, acarretou em alguns problemas financeiros para o clube, juntamente com as despesas geradas pelo seu plantel.

Devido aos problemas financeiros gerados pela reforma do estádio, o Cruzeiro passou a utilizar o seu time juvenil nas competições em 1952, vivendo um período semi-amador.

Porém essa condição força o clube a buscar soluções para saldar as suas finanças.

Então o clube resolve fazer jogos amistosos por todo estado de Minas cobrando cachê pelos jogos.

O que ao mesmo tempo fez com que o clube ganhasse cada vez mais torcedores e seguidores, fazendo com que ao passar do tempo o Cruzeiro se tornasse o clube de maior torcida e mais popular do Estado.

Então, alguns anos depois o Cruzeiro passou a colher os frutos do seu trabalho, conseguindo criar a sua sede social localizada no Barro Preto, o que trouxe ainda mais arrecadação.

Com as contas equilibradas e a casa em ordem, o Cruzeiro volta ao status de protagonista e conquista o tricampeonato estadual, nos anos de 1959 – 1960 e 1961.

Em 1965 é inaugurado o Estádio Governador Magalhães Pinto, popularmente conhecido como Mineirão e que atualmente é o quinto maior estádio do Brasil, com capacidade para quase 62 mil espectadores e que foi de suma importância para os clubes do estado, devido ao fato de que junto da sua fundação, veio também a associação dos clubes mineir...

Nos anos iniciais após a fundação do estádio o Cruzeiro se sagrou pentacampeão estadual, de 1965 até 1969 e ainda conquistou a Taça Brasil (Atual Campeonato Brasileiro)  no ano de 1966, derrotando nada mais, nada menos do que o Santos de Pelé, em uma final épica.

Além disso, o Mineirão foi palco dos principais títulos dos times do estado ao longo da sua existência, como a Supercopa Libertadores de 1991 e 1992, Copa do Brasil nos anos de 1993, 1996, 2000, 2003 e 2017, e da atual Libertadores da América em 1976 e 1997, além do já mencionado Campeonato Brasileiro de 1966.

Leia também: Internacional: história, principais jogadores e prêmios do time.

Em 1965 também aconteceu o primeiro grande clássico entre Cruzeiro x Atlético Mineiro no estádio, era a final do Campeonato Mineiro daquele ano e o primeiro jogo depois de uma confusão generalizada no clássico anterior, que resultou em pancadaria no Estádio Independência.