Leis & Governo

CPF: Qual o significado e importância para o cidadão brasileiro

21/04/2024

A sigla CPF significa Cadastro de Pessoa Física e é emitido ainda na maternidade para todos os cidadãos brasileiros.

Ele possui uma numeração de 11 dígitos e é emitido pela Receita Federal do Ministério da Fazenda.

O CPF serve para identificar os contribuintes do Imposto de Renda, mas, além disso, esse documento é necessário para monitorar a situação de pagamento dos contribuintes, a partir dele que será feita a análise de crédito, por exemplo, para solicitar um cartão ou empréstimo em qualquer instituição financeira.

Esse documento costumava ser obrigatório, apenas, após a maioridade.

Porém, desde 2017 essa numeração vem descrita na certidão de nascimento e os nascidos desse ano em diante, já tem essa informação.

A maior preocupação dos cidadãos brasileiros é com a irregularidade do documento, isso porque, caso tenha alguma pendência em seu nome, ou numeração do CPF, ficará impossibilitado de ser aprovado em diversas financeiras.

Neste artigo explicaremos sobre a importância e necessidade do CPF e abordaremos dicas de como manter o documento com situação regular e assídua, para não obter problemas e dificuldades futuras.

Antigamente, o CPF era emitido em cartões de plástico contendo nome completo do titular e numeração do Cadastro de Pessoa Física.

Esse documento servia como comprovante e podia ser entregue junto a documentação requerida.

Entretanto, desde 2011 que os cartões de plástico contendo os 11 dígitos do documento não são mais emitidos.

Ao invés disso, agora é possível imprimir um comprovante de CPF pelo site da Fazenda da Receita Federal.

Além disso, esse comprovante também pode ser obtido através dos dispositivos móveis, utilizado o aplicativo: “Pessoa Física” que está disponível para aparelhos Android ou IOS através da galeria de App.

Caso o cidadão tenha nascido antes da implementação da criação de CPF ao nascer, pode ser que haja necessidade de emissão do documento, isso conta também para estrangeiros, já que o documento é válido e obrigatório somente no Brasil.

Para esclarecer algumas dúvidas referente a emissão do documento, separamos alguns tópicos com as dúvidas mais frequentes.

Tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal são credenciados a Receita Federal, por isso, podem emitir o CPF em suas agências.

É importante ressaltar que em nenhuma das duas entidades é possível realizar a emissão do CPF através do site, para isso é necessário o comparecimento às agências da instituição financeira.

Nos sites do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal é possível localizar o endereço das agências bancárias e escolher a mais próxima para efetuar a emissão do documento.