Leis & Governo

CPF na nota: Aumenta Score? Como cadastrar e consultar saldo nos Estados

21/04/2024

Quais são as vantagens de colocar CPF na nota? Será que isso realmente aumenta o score de crédito perante o Serasa? Neste artigo, trouxemos algumas informações especiais sobre o assunto.

Muitos estados podem beneficiar os brasileiros que colocam o CPF na nota.

Por exemplo, São Paulo possui a Nota do Milhão e o Paraná tem a Nota Paraná, que fornece um cupom a cada valor emitido em NFe para participar de grandes sorteios e descontos do IPVA.

Colocar o CPF na nota não aumenta o score.

Na verdade, de acordo com o próprio site do Serasa, as notas fiscais não possuem quaisquer relações com o histórico de crédito do consumidor.

O que pode influenciar no score seriam os históricos do cartão de crédito (pagamento em dia), empréstimos e financiamentos.

Para colocar o CPF na nota, basta fazer a solicitação disso no momento em que for finalizar a sua compra.

O procedimento é bastante simples e, depois, se preferir, ainda pode utilizar os 44 dígitos no site da Fazenda para se certificar de que a empresa não emitiu notas frias.

A consulta é feita sempre pelo site da Fazenda, basta digitar o código da nota (geralmente é formado por 44 números) para consultar mais detalhes sobre ela, valores de impostos, datas e outros pontos.

Se o CPF em notas fiscais não aumenta o score e possibilita mais acesso a créditos, quais são as vantagens de o colocar, então? Calma, ainda existem muitas delas.

O Simples Nacional é o regime tributário em que muitas empresas estão.

Nele, há o pagamento mensal dos impostos com base no valor que houve a emissão de notas.

Por isso, algumas empresas costumam emitir notas frias ou sequer emitir.

Por isso, é como se o valor não existisse para a Receita Federal e não fosse necessário pagar os tributos por ele.

Estados como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia conseguem descontos sobre o pagamento de impostos como IPTU ou IPVA ao declarar o CPF na nota.

Os pontos são acumulados todos os anos a cada quantia que for emitida e, em alguns casos, ainda é possível conseguir a isenção do valor de tributo.

Para consultar o saldo que tem disponível nestes portais, basta que você acesse o portal da Fazenda e selecione o estado que mora junto ao seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Muita gente não sabe, mas o CPF na nota ainda garante um resgate de pontos que podem ser convertidos em dinheiro ou em recebimentos de prêmios como ingressos para shows e recargas para celular.

Somente será arriscado realizar a emissão de CPF (Cadastro de Pessoa Física) em sua nota fiscal eletrônica  se estiver sonegando impostos para a Receita Federal.

Ou seja, se emitir cerca de R$ 50 mil em notas e declarar o IRPF que recebeu apenas R$ 30 mil, pode acabar levantando suspeitas por sonegação.

Por isso, o mais indicado para não cair na malha fina é declarar todo o valor que é emitido através de notas fiscais.

  E, se ter caído na malha fina, ainda existe a possibilidade de pagar as multas pelo portal do eCac através de um acesso pela conta GOV.

Ou, se preferir, também pode acessar o portal de pendências com a Receita Federal usando um certificado digital.

Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de emitir o CPF na nota fiscal eletrônica.

Também falamos um pouco mais sobre os mitos que existem nos dias atuais de que é possível aumentar o score no Serasa através desse procedimento.

O cálculo do score no Serasa leva em conta apenas o histórico de crédito, NF não tem relação com isso.

Uma forma de aumentar o score, portanto, é pagar as contas do cartão de crédito em dia e não atrasar as parcelas do empréstimo ou financiamento.