Esportes

Corinthians: principais jogadores e prêmios do time

21/04/2024

É o time do povo, é um dos maiores clubes do Brasil, tem mais de 30 milhões de torcedores fiéis, apaixonados e devotos.

Este é o Sport Club Corinthians Paulista, o maior de São Paulo.

Para fechar essa série sobre o trio de ferro da capital paulista, depois de falarmos do Palmeiras e São Paulo, agora é a vez de contar a história, os momentos mais inesquecíveis do clube, os principais jogadores e os títulos do Coringão.

O futebol engatinhava em nosso país, e na cidade de São Paulo o jogo era restrito apenas à elite paulistana, concentrado no Paulistano, o São Paulo Athletic Club e o Germânia.

As classes menos abastadas começaram a ver as barreiras caindo e, assim, começaram a jogar o esporte e torná-lo popular.

Mas foi a participação de um time do exterior que inspirou a criação do Corinthians.

No Rio de Janeiro, notícias davam conta de uma excursão do Corinthians Football Club e que causava incrível encanto a todos que acompanharam os seus jogos a convite do Fluminense, time das Laranjeiras.

Em uma série de três amistosos na Cidade Maravilhosa no mês de agosto, três goleadas imperdoáveis contra o Fluminense, um combinado carioca, formado por jogadores do Botafogo e Vasco, e um combinado brasileiro, com jogadores de São Paulo.

Os placares? 10 a 1 contra o Flu, 8 a 1 contra o Rio e 5 a 2 contra os jogadores de vários cantos do nosso país.

O impacto da passagem pelo Rio fez com que a Liga Paulista de Futebol convidasse o time de Londres para realizar outra série de amistosos, agora aqui na capital paulista, logo no mês seguinte.

Dessa vez, os amistosos foram contra o Paulistano, o São Paulo AC e a Athlética das Palmeiras.

Os jogos aconteceram no Velódromo da Consolação.

A chegada dos londrinos foi destaque na imprensa local e despertou a curiosidade das pessoas que queriam conhecer os nativos do país do futebol.

Três jogos e mais três goleadas:.

Antes desta excursão terminar, o impacto que o Corinthians londrino causou por aqui já estava resultando em frutos.

E durante a sua estadia em São Paulo, um clube nasceu sob o ideal de difundir o esporte.

O primeiro jogo do time inglês em São Paulo reverberou na cidade e inspirou um grupo de jovens operários que trabalhavam no bairro do Bom Retiro, reduto típico dos imigrantes italianos.

Na barbearia do Salvador Bataglia, alguns jovens que tinham acompanhado a partida contra a Athletica comentavam o quanto ficaram impressionados com o que viram.

Aquela conversa animada era a tônica ali no Bom Retiro.

Enquanto comentavam todos os lances do amistoso do Corinthians Team, quatro jovens ouviam de relance e se interessavam pelo o que ouviam.

Fora da barbearia, os jovens saíram e foram até um terreno baldio que ficava na rua Tietê, atual Rua José Paulino.

Eles entenderam que era urgente fundar o clube e disputar o campeonato Paulista para vencer a elite.