Esportes

Copa Sul Americana: conheça mais sobre a competição e os clubes favoritos para a vitória

21/04/2024

A CONMEBOL Sul Americana é uma das competições mais almejadas pelos times sul americanos.

Por se tratar de um torneio continental, equipes de vários países integram a disputa, incluindo, nessa edição times brasileiros, argentinos, bolivianos, chilenos e de outras nacionalidades.

Sua organização é feita pela CONMEBOL desde o ano de 2002 e só não é a principal porque é a Copa Libertadores a preferida da FIFA para dar acesso ao mundial de clubes.

Esse torneio ocupou o lugar de duas outras competições que a antecederam nos anos 90: a copa Mercosul e a copa Merconorte, que subdividiam mais ainda as competições no grande continente americano e, no caso da edição “norte” convidava países da América do Norte e Central para participarem do torneio contra times da América do Sul.

Essa troca dos torneios para um só aconteceu no ano de 2002.

Desde de seu nascimento, uma série de patrocinadores demonstraram interesse no torneio, como a Nissan, a Bridgestone e a empresa especialista em petróleo Total.

Mas, após uma série de polêmicas envolvendo o torneio acabaram por causar desinteresse, tanto das marcas que a patrocinavam, quanto de uma boa parte dos espectadores e até dos times que participavam.

O ano de 2015 foi extremamente conturbado para o torneio devido a uma série de polêmicas em que se envolveu um de seus organizadores, o paraguaio Eugenio Figueiredo, que era acusado de ter recebido valores exorbitantes de propina.

Mas, após uma retomada do torneio e uma reformulação básica em sua estrutura, aos poucos os times voltaram a demonstrar interesse em participar da Copa e alguns patrocinadores surgiram.

Essa, que é a segunda maior competição do continente, está em sua décima nona edição no ano de 2021 e muita coisa pode acontecer.

O ano era 1992, e a primeira copa sul americana estava sendo realizada pela CONMEBOL.

O que difere essas edições que aconteceram até o ano de 1999, apesar das semelhanças, é o fato de que o número de times é de dezesseis, enquanto a versão atual do torneio conta com quarenta e quatro times disputando o torneio, o que aumentou a fase de grupos e rodadas disputadas.

Mas, mesmo com a existência desse torneio, na época existiam competições mais visadas pelos times, como por exemplo a Supercopa.

  Isso dava acesso a competição que colocava a prova os vencedores da Libertadores e da Supercopa Sul Americana, a Recopa.

Outros torneios que antecederam a atual Copa CONMEBOL foram as copas organizadas para a disputa de times da América do Sul, América Central e América do Norte.

Todas elas tiveram quatro edições e não garantiam vaga para outras competições, tendo um fim em si mesmas, além das premiações.

Outro fato sobre ambos os torneios, Copa Merconorte e Copa Mercosul é o fato de que os times vencedores não teriam nenhum tipo de contato em disputas relacionadas a esses torneios e o número de times de países participantes era menor, cinco países por competição.

Enfim, desde o nascimento dessa competição nos anos 2000, mais precisamente no segundo ano do novo milênio, aquele que vence o torneio disputa a Recopa da América do Sul contra o vencedor da Libertadores.

No ano de 2005, times da confederação organizadora dos torneios entre times dos EUA, México, Costa Rica e Honduras integraram os times que participavam da competição, o que acarretou na participação do único vencedor da copa CONMEBOL vindo continente centro americano, o Pachuca, na quinta edição dessa disputa assistida por toda América.

Apesar de ser o torneio de menor expressão no Japão, a comissão organizadora da Copa da Liga Japonesa juntamente a CONMEBOL uniu forças para criar um torneio inédito a partir do ano de 2007.

Esse torneio seria a Copa Suruga Bank, que consistia em uma disputa entre os vencedores da terceira copa mais disputada da Liga do país oriental e o vencedor da Copa Sul Americana.

O primeiro vencedor do torneio foi o time argentino Arsenal de Sarandi.