Esportes

Copa do Brasil: conheça a competição, maiores times e goleadas

14/04/2024

Que uma das paixões dos brasileiros é o futebol, é fato, ainda mais com tantas competições como Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Mas, uma coisa que aqueles que não são tão fãs de futebol sabem é que a Copa do Brasil possui um formato diferente do Campeonato Brasileiro.

Basicamente, essa copa funciona, inicialmente, com um sistema de sorteios.

Os times sorteados formam entre si chaves onde acontecerá, primeiramente, uma fase de mata-mata.

Os melhores times de cada chave irão passar para a próxima etapa do campeonato e seguir esse molde até a disputa final, que irá definir quem é o campeão da Copa do Brasil.

É de grande interesse dos times ganharem essa competição pelo fato de que, além de ser uma das maiores disputas nacionais, é o caminho mais rápido para a Libertadores da América.

Tanto o time vencedor quanto o vice campeão participam de 12 rodadas, do início ao fim e não há nenhum sistema de pontuação cumulativo, como no Brasileirão.

Grandes times já venceram a Copa do Brasil, como Corinthians, São Paulo e, recentemente, Palmeiras.

A competição premia o time vencedor com uma bela taça e, além disso, um valor de 54 milhões de reais.

Além disso, o vice campeão recebe um prêmio de mais de 20 milhões de reais, um valor considerável para um segundo lugar num campeonato.

Fatos como esse e muitos outros permeiam essa que é uma das competições de maior expressão dentro do futebol brasileiro.

Por isso, para conhecer melhor a Copa do Brasil e seus detalhes, esse artigo foi escrito.

Para conhecer melhor a competição, melhores times, grandes vitórias e derrotas, e muito mais, o texto abaixo está repleto de boas informações para deixar os leitores por dentro de tudo sobre a Copa do Brasil.

Em 1989 aconteceu a primeira edição da Copa do Brasil, que surgiu com o intuito de integrar times de federações menores do Brasil.

Devido a diminuição do número de times no Campeonato Brasileiro, muitos questionamentos foram feitos por esses conjuntos de divisões estaduais menores.

Antes, em 1986,  o Brasileirão era disputado por cerca de 44 times.

Mas, esse número foi reduzido após a criação da Copa da União, onde apenas times de expressão participavam da disputa.

Times de federações como do Centro-Oeste, Norte e Nordeste ficaram excluídos da possibilidade de participar de disputas de maior expressão, e por isso aconteceu a criação da Copa do Brasil.

Dessa maneira, os times que foram excluídos do Brasileirão poderiam ter mais chances de participar da Copa Libertadores da América, que é o campeonato de maior expressão do continente Sul Americano.

O primeiro jogo foi disputado entre Flamengo e Paysandu.

A vitória do time carioca foi de dois gols contra nenhum do time paulista.