Direitos & Programas Sociais

Consultar FGTS: Veja como fazer de forma simples e rápida

21/04/2024

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, conhecido popularmente por FGTS, é um direito de todos os trabalhadores que têm carteira assinada e você pode consultar FGTS, sabia?.

O FGTS é descontado todos os meses do salário do empregado e o empregador tem o dever de depositar esse valor na conta que foi aberta na Caixa Econômica em nome desse empregado.

Esse valor só é acessado pelo empregado em situações específicas, como nos casos de demissão sem justa causa, entre outras situações.

 Porém é importante que você tenha o hábito de consultá-lo, para confirmar se seu empregador está depositando corretamente o valor correspondente em sua conta.

Desse modo, iremos explicar nesse artigo como consultar o FGTS de forma simples e rápida.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício do governo federal que visa dar suporte aos trabalhadores demitidos através de ações sem justa causa.

Assim, todo empregado que trabalha com carteira assinada tem direito de efetuar o saque decorrente da sua rescisão do contrato de trabalho, como todo empregador tem o dever de fazer o depósito todos os meses.

Dessa forma, todos os meses o empregador desconta do salário do empregado o valor de 8% para fazer o depósito na conta do mesmo feita na Caixa Econômica.

E se por algum motivo o empregado venha a ser demitido sem justa causa ele terá o direito de sacar o valor que está depositado em sua conta do FGTS, junto com o valor da multa rescisória que varia de 20% a 40%,.

Por isso, é muito importante que todo trabalhador tenha o costume de consultar o valor depositado em sua conta do FGTS para garantir que o empregador está fazendo o depósito corretamente.

O rendimento do FGTS é relativamente baixo, se comparado com os outros tipos de investimentos.

036/90, que regulamenta o FGTS, a sua correção monetária acontece no dia 10 de cada mês, conforme os depósitos que são feitos na conta do trabalhador.

Tal correção corresponde a 3% ao ano, conforme a referida lei estabelece.

Os valores também são corrigidos levando em consideração a inflação, tendo como base a poupança.

Assim, mesmo com a rentabilidade do FGTS podendo superar os 3%, se comparado aos outros investimentos ela é considerada baixa.