Leis & Governo

Consultar FGTS pelo CPF: Como fazer a consulta do saldo online na Caixa

21/04/2024

Você sabe qual é o passo a passo para consultar o FGTS pelo CPF?  O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é um programa destinado aos trabalhadores que estão atuando com carteira assinada.

Ou seja, na modalidade de CLT.

O pagamento pode variar de acordo com o salário do cidadão: quanto maior for, mais a empresa deve depositar.

Vale salientar, além disso, que quem atua como MEI, microempreendedor individual, não tem direito de receber o programa visto que não é CLT.

O MEI é um porte de empresa que tem a possibilidade de faturar até R$ 81 mil por ano e realizar a contratação de apenas um funcionário.

Para o ano de 2022, no entanto, a Câmara de Deputados e o Senado já pensam em acordos diferentes.

A consulta do extrato do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço pode ser realizada através do site da própria Caixa, banco estatal brasileiro, pelo link.

Vale salientar que a conta GOV permite o cidadão brasileiro não somente analisar e consultar o extrato que tem do FGTS como também de emitir o histórico de contribuições para o INSS e abono salarial.

Para conseguir acessar o aplicativo, é necessário informar alguns dados que também vão além como CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail e cadastrar uma senha de acesso.

Leia também: Consultar CPF: Faça consulta grátis e online da situação cadastral na RFB.

Além de consultar FGTS pelo CPF, o aplicativo também permite que os usuários tenham acesso a  solicitação de saque, que pode ser realizada tanto no mês de aniversário quanto quando o funcionário na modalidade de CLT for demitido.

O valor conta com toda a soma do que a empresa já pagou durante o tempo de atuação.

Existe uma extensa lista que aborda sobre quando pode sacar o FGTS e quais são os requisitos para isso.

Veja ela abaixo para saber se tem direto.

O Cartão Cidadão é criado pela Caixa para os indivíduos que não possuem conta no banco, mas precisam usar a estatal para sacar programas como o FGTS, abono e até mesmo o Auxílio Brasil.

Neste caso, para solicitar a emissão dele sem anuidade, basta ir até uma agência física e levar consigo um documento que comprove a residência e outro que comprove a identidade – necessário possuir foto.

Neste artigo, ensinamos um pouco mais os nossos leitores a como consultar FGTS pelo CPF de forma simples pelo portal da Caixa.

E, além disso, abordamos brevemente sobre como sacar o valor e quais são os requisitos para que o trabalhador possa se retirar antes de ser demitido.

O programa do FGTS é destinado a brasileiros que estão atuando com carteira assinada, na modalidade de CLT.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente.

Não esqueça de conhecer outros artigos que estão disponibilizados em nosso porta.

Leia também: Certidão CND FGTS: saiba como consultar a autenticidade certidão FGTS.