Espiritualidade & Religião

Congregação Cristã no Brasil: saiba tudo sobre essa comunidade

14/04/2024

A Congregação Cristã no Brasil talvez seja o principal representante do movimento pentecostal brasileiro.

Na verdade o que se diz é que ela o inaugurou, lá por volta de 1910, quando, a partir do empenho de imigrantes italianos, instalou-se no país de forma definitiva.

Diferentemente de outras denominações religiosas, a Congregação Cristã gaba-se do fato de não ter sido um braço de outras correntes maiores que procuraram estender os seus domínios em terras Sul-americanas.

A constituição da igreja foi o resultado da iniciativa dos próprios imigrantes já instalados no Brasil, a partir, obviamente, dos esforços do fundador da corrente, o italiano Louis Francescon.

Tratando especificamente da sua história no Brasil, a Congregação Cristã instalou-se incialmente nos estados de São Paulo e Paraná, de onde estendeu-se para praticamente todos os territórios brasileiros, levando a todos eles a marca do pentecostalismo, para o qual o “dom de línguas” constitui a sua essência dogmática.

Ademais, ela também chama bastante a atenção pela sua impressionantes unidade doutrinária, com pouca ou quase nenhuma ruptura ao longo de décadas de existência, o que configura-se como uma das raras exceções dentro desse polêmico e controverso cenário das igrejas evangélicas do país.

Como dissemos, essa denominação religiosa instalou-se no Brasil por volta de 1910, como uma contribuição das colônias de imigrantes italianos no país.

Além disso, as suas bases teológicas foram sistematizadas pelo seu fundador, Louis Francescon, o iniciador do movimento pentecostal na Itália, bastante influenciado pelas correntes protestantes que surgiram nos EUA no início do séc.

XX, de onde colheu inspiração para, juntamente com personagens como Michele Nardi e os “irmãos valdensianos”, criar uma corrente religiosa com características totalmente únicas.

Outra característica marcante da Congregação Cristã no Brasil diz respeito ao empenho voluntário dos seus missionários, que sem quase nenhuma estrutura conseguem levar os ensinamentos da igreja para os quatro cantos do país.

Além disso, eles chamam a atenção também pela inexistência de uma linha de pensamento delineada por entidades estrangeiras, quase nenhuma influência de outras literaturas e pela constituição de um perfil com base no dia a dia da própria instituição no Brasil.

Também chama a atenção na CCB o fato de ela apresentar pouca ou quase nenhuma formalidade na hora de constituir o seu quadro de líderes; uma educação teológica formal e currículo acadêmico são praticamente dispensados para a formação do seu corpo sacerdotal; e o que parece é que a história pessoal e o empenho na divulgação da doutri...

As raízes do protestantismo brasileiro encontram-se lá na metade do séc.

XIX, quando começamos a observar uma acentuada queda do prestígio da Igreja Católica, em especial do Catolicismo Tridentino, o que resultou, entre outras coisas, no surgimento de inúmeras correntes protestantes, como a Congregação Cristã no Brasil, com as suas características de um missionarismo religioso, em união com outras denominaçõe...

Aos poucos, essas diversas identidades religiosas foram produzindo o “espírito pentecostal brasileiro”, em muito estimulado pela atuação decisiva de denominações como a Assembleia de Deus (1911), a própria Congregação Cristã (1910), a Igreja do Evangelho Quadrangular (anos 50), Deus é Amor (1962), entre diversas outras correntes.

Aliás, foi a partir da atuação dessas correntes que formou-se no país o chamado “pentecostalismo clássico brasileiro”, caracterizado pelo “dom de línguas”, rigidez dos princípios, quase nenhuma dissidência interna, estrutura hierárquica sólida, espírito missionário, puritanismo arraigado, aversão à modernidade, entre outras id...

A estrutura organizacional da CCB não é complexa.

Ela possui um corpo administrativo denominado “Ministério e Administrações”, cujos membros não recebem quaisquer tipos de remuneração, atuando apenas e tão somente por meio de uma dedicação totalmente voluntária.

Ademais, a igreja possui um quadro sacerdotal composto por um conselho de anciães, que fazem as vezes de um “corpo ministerial” responsável por colaborar com os compromissos da igreja, juntamente com os diáconos e os cooperadores do ofício ministerial, aos quais incumbe-se a missão de cuidar e divulgar as linhas teológicas (se é que se p...

Outra característica marcante da denominação é o fato de eles se declararem apolíticos, sem qualquer ligação com o Estado, partidos políticos, organizações populares…os membros da Congregação Cristã no Brasil preferem mesmo é atuar como cidadãos independentes, instados a participarem da vida política do país, mas sem qualquer tip...

Em síntese, a CCB caracteriza-se pelo seu curioso distanciamento de outras correntes evangélicas, sejam elas protestantes ou mesmo pentecostais.

Na verdade o que se diz é que o seu caráter é um tanto quanto separatista, muito bem evidenciado pela sua aversão às novidades tecnológicas (em especial as que tratam de mídias sociais para divulgação), além do fato de não ligar-se em associação a outras denominações evangélicas.