Educação

Colaborar EAD: confira dicas para participar das aulas

21/04/2024

Muitas pessoas optam em realizar faculdade a distância ou EAD, mas você sabe do que ele se trata? O EAD é apenas uma faculdade para quem não quer ir à faculdade mas, quem o faz sabe que não é bem assim.

E hoje nós vamos ver um pouco mais do ensino a distância e tudo que o cerca.

Acima comentamos do EAD como faculdade a distância mas, você sabia que o EAD significa Ensino a Distância, e isso não tem nada a ver com faculdade, apenas o fato de que ela pode está incluída no EAD.

Mas qualquer ensino que é realizado a distância pode sim ser EAD.

E nós estamos falando desde curso técnicos até mesmo o ensino básico, passando por cursos livres.

E ao contrário do que muitos pensam ele já existe há muito tempo, durante o século passado algo que era muito comum eram os cursos pelos correios, os cursos por VHS ou na televisão.

Isso foi os primórdios do EAD, mas vamos falar melhor disso mais adiante.

Pois o ensino a distância é bem mais antigo do que muitos podem imaginar, sendo inclusive uma forma alternativa de ensino.

Portanto, vamos entender como funciona o EAD, seus prós e contras, e sua importância ao longo dos anos.

E as muitas formas como ele pode ser aplicado e suas metodologia de ensino que com ele podem ter.

Para conseguir entender melhor a história do EAD nós temos que explicar como ele funciona e o que ele é.

Muitas pessoas têm o EAD como uma alternativa ou mesmo como uma opção mais viável, seja pelo preço ou pelo fato de que ele pode ser mais flexível em relação aos horários.

O ensino a distância ou EAD é uma alternativa de ensino bastante popular.

É reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que permite que estudantes consigam seu diploma por meio do ensino a distância, com horários e turnos de aulas flexíveis.

Esse modelo tornou as faculdades mais acessíveis, isso porque passou a ser possível um estudante realizar uma graduação em uma faculdade fora do seu Estado.

O EAD funciona com atividades administradas via internet, como atividades, Chats e provas Online, embora em alguns momentos também seja exigido atividades presenciais que são provas, reuniões ou atividades práticas.

Ou seja, eventualmente é preciso que o aluno tenha que comparecer na faculdade.

Em geral, esta é a forma de como funciona o ensino a distância atualmente, embora seja muito mais associado ao Ensino superior, ele também pode ser utilizado para cursos técnicos e até mesmo no ensino médio, como vamos ver isso mais adiante.

Mas será que o EAD sempre foi da forma como conhecemos hoje em dia?.

O Ensino a distância vem bem antes da Internet, há registros de que há três séculos atrás em 1724 já haviam cursos realizados pelo Jornal nos Estados Unidos, e no Brasil em 1904 um jornal ofereceu um curso de datilografia pelo jornal.

Essa prática se tornou muito comum entre os jornais, logo após o rádio e a televisão.

É preciso lembrar que neste tempo a Educação não era algo acessível a todos, e naquele tempo não haviam muitas escolas técnicas, e os cursos a distância eram a forma que a população encontrava para conseguir se especializar e entrar para o mercado de trabalho.

Desse modo, eles foram fundamentais para que a mão de obra especializada não só no Brasil como no Mundo.

Com o tempo os cursos foram acompanhando a evolução da tecnologia, embora por um longo tempo fosse comum que provas e matérias fossem enviados pelos Correios, até a chegada da Internet.

Com a chegada da Internet o ensino a distância passou a ser todo administrado de forma online.

No Brasil o ensino técnico passou a ganhar mais unidades e instituições, isso fez com que os mesmo fossem mais ofertados de forma mais ampla e organizada.

Portanto o EAD é uma prática mais antiga do que muitos pensam, e já pelas mais diversas modificações até ser como nós conhecemos hoje.

Hoje em dia ele é feito de uma forma muito mais barata e viável do que no passado.

Embora isso seja muito pouco lembrado, o EAD também serve como forma de suprir a educação em locais onde não se tem acesso aos professores.

Embora seja muito pouco comum, o ensino a distância serve como forma de levar o ensino básico a comunidades ribeirinhas e até mesmo a tribos indígenas.

Embora com o tempo isso seja cada vez menos comum e professores e escolas passem a ser mais acessíveis para praticamente todo o público do ensino básico.

Assim onde ele acontece de fato é nos Ensinos Superior e Técnico, onde eles são fundamentais como nós vimos anteriormente e vamos ver mais adiante.

O Ensino a distância passou a ser muito associado ao nível superior apenas de uns anos para cá.

Pois ele tem relação com qualquer forma de ensino que seja realizado de forma não presencial.

É claro que na maioria dos casos o ensino a distância deve ter reconhecimento pelo MEC, mas não necessariamente precisa desse reconhecimento para de fato acontecer.