Esportes

Ceará Sporting Club: Quais os principais prêmios e jogadores?

21/04/2024

O Ceará, ou Ceará Sporting Club, é um dos mais vitoriosos clubes da região Nordeste do Brasil.

Essa é uma instituição poliesportiva, fundada no dia 02 de junho de 1914 na capital, Fortaleza, mais especificamente no ambiente histórico e cultural do Centro da cidade.

Também conhecido como “Vovô” ou “Vozão”, por causa do hábito de um antigo presidente de referir-se aos jogadores da base como os seus “netinhos”, o clube rivaliza com o Fortaleza pela condição de melhor do estado.

E para confirmar essa condição, o alvinegro vem passando por um elogiado processo de modernização com vistas a colocar, de vez, a região nordeste no cenário futebolístico brasileiro.

Um exemplo desse esforço foi a construção da “Cidade Vozão”, o mais moderno centro de treinamento da região Nordeste, com cerca de 8 hectares com o que há de mais moderno em equipamentos para o condicionamento físico dos atletas, além de um estádio capaz de abrigar cerca de 4 mil pessoas, três campos com dimensões oficiais para trein...

Atualmente, os jogos do Ceará são disputados na Arena Castelão, erguido pelo governo do estado à época da Copa do Mundo de 2014.

No entanto, oficialmente, o Estádio Carlos de Alencar Pinto é a sua verdadeira casa, e onde a torcida do “Vozão” deu as maiores demonstrações de amor e fidelidade ao clube.

O Ceará gaba-se de ter a maior torcida do estado.

Estima-se que sejam pouco mais de 1 milhão e 120 mil fanáticos pelo clube.

E esse número a coloca como a 4 ª maior torcida do Nordeste, atrás apenas de Sport, Bahia e Vitória – justamente por isso o clube gaba-se, também, de possuir algumas das melhores médias de público do futebol brasileiro.

Aliás, sobre essa média de público do clube, chamaram bastante a atenção as marcas conquistadas nos últimos 3 anos em jogos de 1ª divisão, consideradas impressionantes, com destaque para os mais de 28.

Além disso, na história esportiva do clube, há um destaque todo especial para algumas das melhores campanhas entre equipes cearenses na Copa do Brasil (um vice em 94 e uma semifinal em 2005 e 2011), a melhor média de público nesse torneio (mais de 35.

000 em 2005), além de públicos tão ou mais expressivos na Copa do Nordeste, série B, Campeonato Estadual, entre outras competições.

Mas apesar da sua tradição local, o Ceará Sporting Club ainda sonha em estabelecer-se como um dos grandes do país; uma missão das mais difíceis, diga-se de passagem, já que o clube também é conhecido pela sua longa tradição em permanência na série B do Campeonato Brasileiro, por ser o clube que mais disputou esse torneio, num total de ...

No entanto, quando o assunto é a sua disputa regional com o Fortaleza (o seu maior rival), as coisas começam a ficar melhor para o clube, já que no estado ele é o que mais participou da série A e da Copa do Brasil, além de ser o que mais possui títulos estaduais (45), contra os 43 do Fortaleza, em uma das maiores rivalidades entre clubes do ...

A história do Ceará se confunde, como não poderia ser diferente, com a história do futebol nordestino.

Componente de um dos três maiores clássicos da região – o “Clássico-Rei”, entre Ceará e Fortaleza – , o clube possui origens ligadas ao cotidiano dos funcionários e marinheiros que, a partir de 1903, passaram a exibir os seus talentos de forma amadorística nos campos do estado.

Quando no ano de 1904, José Silveira, estudante cearense na Suíça, resolveu trazer a primeira bola de futebol oficial para o Ceará, aí então já não faltava mais nada para que, em pouco tempo, o esporte se tornasse o mais popular entre a população, criando as condições necessárias para que em 02 de junho de 1914 fosse criado, oficialmen...

Aliás, sobre essa criação do Rio Branco Football Club, consta que ela foi o resultado da iniciativa de dois amigos, Pedro Freire e Luís Esteves Júnior, ambos interessados em também colocar o estado do Ceará na rota do futebol brasileiro.

Com a ajuda de mais 22 amigos, e com os esforços abnegados de comerciantes do centro da cidade de Fortaleza, mais uma bola oficial fora adquirida naquele ano pela quantia de 22 mil réis (algo como R$123,00 em valores atuais), para dar início, de forma oficial, à trajetória futebolística do estado do Ceará.

Não demoraria muito para que o Ceará assumisse, não só o nome como também as cores e os símbolos utilizados atualmente.

O clube permaneceu apenas 1 ano como Rio Branco Football Club, pois logo os seus conselheiros se reuniram para escolher o novo nome e uma nova gestão.

E por unanimidade, o nome escolhido foi Ceará Sporting Club, que agora entrava em campo com a sua tradicional indumentária composta por camisas brancas com listras pretas na vertical e calções brancos.