Esportes

Cartola FC: O que é e dicas para jogar

21/04/2024

O brasileiro é um povo apaixonado por futebol.

E cada um dos mais de 210 milhões de habitantes tem o seu lado de treinador, em que sabemos de todas as armas para nosso time vencer.

E aplicamos esses “conhecimentos” no Cartola FC.

É bem possível que já tenha ouvido falar sobre o Cartola e como a cada ano o número de times na plataforma cresce, ajudado pelos inúmeros prêmios concedidos aos participantes em diversas ligas emocionantes e acirradas.

Mesmo com todo esse sucesso, ainda tem muita gente que não faz a menor ideia de como tudo acontece.

Mais sério ainda, tem muita gente que não sabe nem o be-a-bá deste fantasy game.

Se você ainda não sabe como funciona esta plataforma, saiba o que é o Cartola FC e dicas para jogar, pontuar muito a cada rodada e concorrer aos melhores prêmios do fantasy game no país.

O Fantasy Game é um recurso utilizado desde o final da Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos, quando o dono do Oakland Raider, time de futebol americano da época, criou o Fantasy do Golf.

Primeiramente, o princípio era a escolha dos melhores jogadores profissionais e a competição na qual o golfista que menos precisasse de tacadas para completar o circuito de buracos venceria a disputa.

Nos demais esportes norte-americanos, o fantasy ganhou relevância ao longo das décadas.

O futebol americano e o beisebol também tiveram seus fantasys criados nos anos 60, baseado no critério da escolha dos melhores jogadores, mais ou menos no mesmo conceito dos All-Stars que vemos hoje nos EUA.

Na década de 80, houve uma mudança sensível e que mudou a forma como enxergamos este jogo.

A criação é do escritor Daniel Okrent, da cidade de Nova York.

Ele se reunia com os amigos em um restaurante escalando as equipes com os jogadores da Major League Baseball, a liga profissional norte-americana, e acompanhavam anualmente pelas estatísticas o desempenho e era atribuído um valor a cada um deles.

Era a quebra de um paradigma: acabou-se o tempo das simulações baseadas em tempo real dos jogadores com dados já conhecidos.

O que estava em voga era o dom de fazerem previsões de tempo de jogo, saúde e desempenho de cada um deles, atividade antes realizada somente pelos gerentes de times.

Como Daniel também escrevia no New York Times, ele publicou um artigo em 1981 onde as regras do jogo estavam inseridas.

Três anos depois, foi criado um guia de jogo e virou sucesso dentro do país estadunidense.

Ademais, as décadas seguintes só comprovariam o sucesso do Fantasy Game, virando guia anual do futebol americano e revista com alto faturamento anual.

A internet chegou e houve a migração do papel para o acompanhamento das estatísticas em tempo real, reduzindo as barreiras e facilitando a tomada de decisão dos participantes.

Os dois primeiros sites foram o Commissioner e o Roto News, em 1997.

O Commissioner oferecia uma série de novidades para a época:.

O tamanho da inovação se comprovou na venda do site para o SportsLine em 1999 por US$31 milhões.

Quatro anos depois, a receita anual do SportsLine chegava aos US$11 milhões.

Não era mais questão de passatempo, mas de um negócio lucrativo.